quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Coluna pentatlo- Michael Cunningham

É com satisfação que venho falar um pouco sobre uma nova fase que esta se iniciando com o Pentatlo Moderno no Brasil. O último campeonato brasileiro, no final de 2009, e agora bem nitidamente nas primeiras competições do ano de 2010, quem acompanha mais de perto este esporte pode notar bem claramente que ele se renovou quase que totalmente em se falando dos atletas de base.

Na ocasião da última Copa Aman em maio 2010 eu estava no jantar antes da competição e olhei em minha volta dentro do restaurante e fiz a reflexão de como realmente mudou; até o ano de 2008, as competições eram bastante resumidas em se falando de números de atletas, eram sempre as mesmas e limitadas caras, onde todo mundo se conhecia bem e era bastante provável que se juntando duas meses grandes comportaria todos os atletas e ate alguns dirigentes num mesmo jantar...

Pois bem, me deparei num ambiente cheio de caras novas e o melhor; JOVENS caras novas, crianças de 7 a 18 anos aos tantos e os mais velhos em uma quantidade bem menor. Isto simboliza como realmente deve ser, não que seja bom que tenhamos poucos adultos competindo, mas nunca devemos ter poucos jovens pois eles são a base para o futuro, devemos manter um trabalho constante de renovação, formação e aperfeiçoamento de novos atletas para que em um futuro bem próximos possamos ver crianças, adolescentes , jovens, adultos e ate masters competindo, ai sim eu vou me sentir bem com a evolução do Pentatlo Moderno.

Desta base é que vai aparecer os nossos talentos , novas Yanes e formar enfim uma equipe competitiva no masculino. Já podemos ver alguns resultados com a classificação do William Muinhos que é um atleta com menos de 2 anos no Pentatlo Moderno e que já tem resultados expressivos para o seu pouco tempo no esporte. A confederação tem trabalhado também neste sentido, quando no inicio de 2009 criou e mantém o centro de treinamento no circulo militar em Deodoro no Rio de Janeiro, (que é onde foi descoberto o William), neste centro a CBPM mantém em iniciação e treinamentos mais de 45 jovens. Agora em 2010 inaugurou mais um centro de treinamento em Pernambuco dentro do Colegio Salesiano onde também a Yane Marques treina; neste centro de treinamento atualmente temos 16 atletas em em atividade e nesta semana iniciaremos com mais 16 que foram selecionados através de um Biatlo Moderno em junho passado. Destes 16 selecionados apenas 2 dois tem acima de 15 anos, então estamos visando um trabalho realmente a médio e longo prazo e que sem dúvidas não se limita ou tem um fim em 2016.

Minha alegria é em breve voltar com mais noticias sobre este período de renovação que não tem tempo para acabar e sim devemos trabalhar duro para que isso se torne uma constante e o nosso esporte não mais sofra com lacunas temporais com falta de atletas nas categorias de base.

Penta abraço a todos!!!

Michael Cunningham Técnico, coordenador, massagista, motorista, pintor, carregador, divulgador, assessor e agora colunista do blog. Mas, tudo, sempre em pró do crescimento do pentatlo no Brasil

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário