domingo, 18 de julho de 2010

Se a Olimpíada fosse hoje-Maratonas Aquáticas


O último mundial de maratonas aquáticas da história foi disputado esse fim-de-semana, em Quebec, no Canadá. O último mundial pois, a partir de 2011, o Campeonato mais importante da modalidade vai ser apenas o Mundial de Esportes Aquático, disputado bienalmente, e que inclui natação, polo aquático, nado sincronizado e Saltos ornamentais.

O mundial segue até a metade desta semana, mas as provas de 10km, que são as disputadas nos Jogos Olímpicos já aconteceram, a feminina ontem, sábado, e a masculina hoje, domingo.

Entre as mulheres, dobradinha da Itália. Ouro com Martina Grimaldi e Giorgia Consiglio prata. A China pela primeira vez subiu ao pódium com Yanqiao Fang.
Ana Marcela Cunha foi a melhor brasileira na prova terminando em quinto lugar, sua melhor participação em Mundiais. Ela havia sido 11o em Nápoles em 2006 e 10o no Mundial de Sevilha em 2008. O quinto lugar repete o melhor resultado de Ana Marcela até hoje que foi obtido nos Jogos Olímpicos de Beijing.

A outra brasileira na prova, Poliana Okimoto levou o cartão vermelho da arbitragem quando faltavam menos de 200 metros para o final da prova. Poliana disputava entre as primeiras colocadas, no momento estava entre as três primeiras colocadas, e acabou passando pelo lado errado da bóia junto com a americana Eva Fabian. As duas foram penalizadas com o cartão vermelho e desclassificadas da prova.

Um total de 38 nadadoras participaram da prova, e além de Poliana e Eva Fabian, ainda tivemos mais duas desclassificações e a desistência da russa Larissa Ilchenko, campeã olímpica da modalidade, que passou mal entre a segunda e a terceira volta.

No masculino, frio atrapalhou muito o desempenho dos atletas, com apenas 28 dos 38 inscritos chegando ao fim. Outro ouro da Itália, com Valerio Cleri. Seu compatriota, Luca Ferretti, que liderou boa parte da maratona, acabou na 5ª posição. Os russos Evgeny Drattsev e Vladimir Dyatchin completaram o pódio, em 2h01min00s600 e 2h01min03s000, respectivamente.

Allan do Carmo ficou na 10ª posição: "Na reta final senti cansaço e perdi algumas posições, mas esta 10ª colocação, além de ter sido a minha melhor em Mundiais, me dá esperança de garantir vaga para as Olimpíadas de Londres/2012, já que os 10 mais bem colocados do Pré-Olímpico garantem vaga direta para a competição, não precisando da repescagem.E como todos os “feras” estão aqui, sei que evoluí no esporte".

Allan confirmou sua condição de terceiro melhor das Américas, atrás da dupla americana: Francis Crippen, 4º, em 2h01min05s000 e Charles Peterson, 7º, em 2h01min10s000. Os três fizeram o pódio dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, exatamente nesta ordem: Crippen, Peterson e Allan.

Felipe Ancântara, em seu primeiro mundial, ficou na 21ª posição.

O QUE JÁ ACONTECEU EM 2010TORNEIOS MAIS IMPORTANTES DAS MODALIDADES

Mundial: Classe star e classe 49er e ciclismo pista, Mundial de tenis de mesa por equipes e maratonas aquáticas
Liga Mundial: Polo Aquático feminino
Europeu: Handebol
Copa do Mundo: Hóquei na grama masculino e Marcha atlética


QUADRO DE MEDALHAS
GRÃ BRETANHA 4 4 1
AUSTRÁLIA 4 4 1
CHINA 2 4 1
FRANÇA 2 1 1
Itália 2 1 1

ESPANHA 2 - 1
ALEMANHA 1 2 2
LITUANIA 1 - 2
EUA 1 - 1
CANADÁ 1 - -
ESLOVÁQUIA 1 - -
CINGAPURA 1 --
RÚSSIA - 1 2
PORTUGAL - 1 1
SUÍÇA - 1 -
MÉXICO - 1 -
CROÁCIA - 1 -
MALÁSIA - 1 -
NOVA ZELÂNDIA - - 2
JAPÃO - - 2
BRASIL - - 1
ISLÃNDIA - - 1
HOLANDA - - 1
BELARUS - - 1
COREIA DO SUL - - 1
Grécia - - 1
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário