Aconteceu na última semana, a Liga Mundial de Polo Aquático feminino, competição anual que reune as principais seleções do mundo depois de qualificações continentais. O Brasil acabou perdendo a vaga na seletiva continental para Canadá e EUA, que fizeram, aliás, a final do mundial de 2009.
As americanas mostraram sua força e foram pentacampeãs da competição, ao vencer a Austrália nos penaltis. A Grécia superou a Rússia por 8 a 7e ficou com a medalha de bronze. As semi finais tinham sido equilibradíssimas, o que se vê pelos resultados: A Austrália avançou a decisão ao superar por 8 a 7 a Rússia na semifinal. Já os Estados Unidos bateram por 9 a 7
Na final, as americanas terminaram a frente o primeiro tempo, 4 a 2, mas deixaram as australianas emparem em 7 gols no segundo tempo. Nos penaltis, 5 a 4 para as americanas e mais um título no currículo delas.
Muito legal foi poder acompanhar os Jogos ao vivo, com imagens, pela internet. Não acompanhei muitos jogos, mas as finais deu para ver bem como está equilibrado o polo aquático. Nenhum jogo definido com tranquilidade, sempre muito equilibrado.
As chinesas terminaram na quinta posição. E essa história é interessante. O time feminino da China, bem como o masculino, nunca tiveram muito sucesso no polo. Na última Olimpíada, entretanto, mostraram que um trabalho a longo prazo pode dar muito certo. Investindo bastante desde quando souberam que iam sediar uma Olimpíada, conseguiram grandes resultados: No feminino ficaram em quinto, perdendo dois jogos por apenas um gol de diferença e o masculino fez jogos de igual para igual contra os melhores do mundo.
Que o Brasil aprenda visando 2016...
A primeira medida da CBDA, no time masculino, foi radical: Tirar da seleção qualquer jogador acima dos 25 anos, inclusive grandes nomes não só das seleções como da Liga Nacional, como Daniel Mameri e Leandro "Flipper".
O resultado foi uma medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Medellin, perdendo para Colômbia e Argentina, rivais sempre batidos nos últimos anos.
Começou errado, vamos torcer para terminar certo.
O QUE JÁ ACONTECEU EM 2010TORNEIOS MAIS IMPORTANTES DAS MODALIDADES
Mundial: Classe star e classe 49er e ciclismo pista, Mundial de tenis de mesa por equipes
Liga Mundial: Polo Aquático feminino
Europeu: Handebol
Copa do Mundo: Hóquei na grama masculino e Marcha atlética
QUADRO DE MEDALHAS
GRÃ BRETANHA 4 4 1
AUSTRÁLIA 4 4 1
CHINA 2 4 -
FRANÇA 2 1 1
ESPANHA 2 - 1
ALEMANHA 1 2 2
LITUANIA 1 - 2
EUA 1 - 1
CANADÁ 1 - -
ESLOVÁQUIA 1 - -
CINGAPURA 1 --
PORTUGAL - 1 1
SUÍÇA - 1 -
MÉXICO - 1 -
CROÁCIA - 1 -
MALÁSIA - 1 -
NOVA ZELÂNDIA - - 2
JAPÃO - - 2
ITÁLIA - - 1
BRASIL - - 1
ISLÃNDIA - - 1
HOLANDA - - 1
BELARUS - - 1
RÚSSIA - - 1
COREIA DO SUL - - 1
Grécia - - 1
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Terça-feira...
ResponderExcluirNada pra fazer eu fui comparar os resultados de Pequim com os desse ano...
Atletismo:
- 800m masculino - Kleberson Davide 1:44:71(seria bronze em Pequim)
- Salto com vara feminino - Fabiana Murer 4,85m (seria prata em Pequim)
---
Quanto ao pólo aquático tem que ser trabalhado o mais rápido possível, senão vai ser que nem o hóquei na grama no Pan...
Lucas, esse é um dos problemas do esporte brasileiro, principalmente o atletismo.
ResponderExcluirNa Olimpíada, os atletas não repetem os resultados de antes. Seja por nervosismo, seja por clima, seja por coincidencia, poucos melhoram as marcas.
Grande Lucas, observador!