terça-feira, 13 de julho de 2010

Coluna badminton

Mais uma estreia de colunista aqui no blog. Desta vez, é Hilton Fernando, que falará sobre badminton.

Agora que terminou a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul com os espanhóis obtendo sucesso e ficando com o título, as atenções do mundo esportivo passam a ser para outras modalidades. Como sempre acontece a Fórmula-1 chama muito a atenção, o mesmo acontecendo com a Seleção Brasileira de Vôlei na Liga Mundial e assim vai.

Porém, aquelas pessoas que gostam de esportes diferentes ou de pouca repercussão como é o caso do Badminton não podem deixar de acompanhar no próximo mês de Agosto o Campeonato Mundial de Badminton que acontecerá em Paris na França e que pela primeira vez na história terá um atleta do Brasil participando da competição como classificado.

Isso mesmo, um brasileiro está classificado em simples para disputar um Campeonato Mundial Adulto de Badminton e o dono deste feito é Daniel Paiola, atleta que treina em Campinas/SP e que tem um sonho: jogar os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres representando o Brasil.

O Brasil nunca conseguiu classificar um atleta para a disputa de uma Olimpíada na modalidade Badminton que sempre é dominada por atletas asiáticos. Por isso, só a classificação de um brasileiro já seria um grande feito para nosso esporte e para correr atrás de seu sonho Daniel Paiola mudou sua vida.

Em 2008 Daniel Paiola fez um contato com Marco Vasconcellos, atleta de Portugal que disputou três Olimpíadas. O português ainda não encerrou a carreira, mas está cansado do ritmo de competições e por isso começou a pensar na possibilidade de se tornar técnico.

Daniel Paiola fez o contato com Marco Vasconcellos que resultou apostar nessa nova empreitada e aceitou treiná-lo, sendo então o brasileiro sua primeira “cobaia”. Com isso, Daniel juntou suas coisas e pegou um vôo com destino a Ilha da Madeira em Portugal. A partir desse dia, Daniel não esperava que sua vida fosse mudar radicalmente.

Toda a mentalidade de atleta que Daniel tinha foi por água abaixo. Ele pôde observar que estava tudo errado e com a ajuda de seu novo amigo e técnico português, Daniel começou a mudar a sua história. Os treinos mudaram e a rotina que no Brasil era de cerca de duas horas por dia passou a ser de seis horas por dia. Os treinos ganharam mais intensidade e coisas que pareciam simples ganharam ares de grandeza. A parte física, o cuidado com a alimentação e até o conceito de que descanso para atleta de alto rendimento também é treino passou a fazer parte da rotina de Daniel Paiola.

Daniel estava treinando para valer em Portugal e alimentando seu sonho de ir para Londres em 2012. Em Abril de 2009 encontrei Daniel em um torneio internacional realizado em Lima no Peru. Eu estava lá como árbitro e ele como atleta, e ao conversar pessoalmente com Daniel pela primeira vez depois de um bom tempo pude observar que o Brasil tinha realmente ganho um verdadeiro atleta de Badminton.

A obtenção de sucesso ou não isso só o tempo iria dizer, mas a mentalidade de atleta de alto rendimento já fazia parte da vida de Daniel. Terminou o torneio de Lima, vieram outros, os primeiros títulos como nos torneios da África do Sul e da Colômbia e a vida sempre mostrando os caminhos ao nosso brasileiro. Caminhos que nem sempre são fáceis, pois foram muitos torneios que Daniel sequer passou da fase de classificação, nem mesmo entrando na chave principal, mas quem pensa que isso o desanimou ou o fez desistir de seu sonho se engana. Tudo serviu de incentivo para treinar mais e mais e com isso os bons resultados começaram a aparecer.

No início deste ano foram vários bons resultados como um terceiro lugar no Torneio Internacional do Peru e a conquista da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medelin na Colômbia. E esses bons resultados foram aumentando a colocação de Daniel Paiola no ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF) sendo sua melhor posição alcançada a de número 63, um feito inédito para a história do esporte no país.

Com isso, veio a maior recompensa até o momento: a confirmação por parte da BWF da classificação de Daniel Paiola para jogar o Mundial de Badminton na França. Um prêmio a um jovem que largou muita coisa em prol de um sonho.....o de jogar as Olimpíadas de 2012 representando seu país.

Se essa classificação virá é outra coisa que só o tempo vai nos dizer, mas que Daniel Paiola está no caminho certo disso ninguém tem dúvidas. Depois do Mundial, o brasileiro iniciará um novo ciclo em sua vida, sendo que desta vez irá treinar na Dinamarca, esperando quem sabe alcançar seu sonho maior.

Boa sorte Daniel.....o Badminton do Brasil vai torcer muito por você e com certeza sua dedicação irá servir de incentivo para muitos jovens que iniciarão na modalidade. É isso por hoje é só e espero em breve poder voltar a ocupar este espaço contando um pouco mais das coisas do Badminton brasileiro.

Hilton Fernando é assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Badminton e acompanha de perto os atletas brasileiros.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. Parabéns, Hilton, pela excelente coluna!!

    Parabéns, Guilherme, por este espaço democrático para todos os esportes!!

    Abraços,

    Nagato

    ResponderExcluir