Começa hoje a Liga Mundial de vôlei masculino. A Liga chega a sua 21ª edição com sucesso já concretizado. Um evento anual que tem como principal ponto positivo o encontro das seleções com suas torcidas.
A Liga nunca é o principal evento do ano. No ano olímpico, obviamente o principal evento do vôlei é a Olimpíada. No ano seguinte, tem a Liga dos Campeões, que envolve todos os campeões continentais em dezembro. No ano par entre os Jogos Olímpicas, como é o caso de 2010, tem o Campeonato Mundial. Por fim, no ano pré olímpico, existe a Copa do Mundo pré Olímpica.
Apesar de nunca ser o mais importante, a Liga Mundial leva o carinho dos torcedores. Hoje em dia o público em geral sabe quem é Giba, Rodrigão, Gustavo e companhia porque seis dias por ano os ginásios do Brasil lotam para ver a seleção.
Hoje, por exemplo, o Brasil estreia na competição enfrentando a Bulgária em Uberlândia. Depois, nas próximas semanas joga com Coreia do Sul e Holanda.
O regulamento da Liga Mundial é praticamente o mesmo desde o início da competição em 1990. As seleções são divididas em grupos de quatro equipes. São seis fim-de-semanas com dois jogos cada, contra o mesmo adversário. Ou seja, cada equipe joga 12 vezes na primeira fase. O país sede da fase final sempre joga a primeira fase já classificado para a fase final. Alguns anos são seis os que disputam a fase final e, em outros anos, oito.
A primeira fase da Liga Mundial, muitas vezes, serve mais como divulgação do vôlei no país do que necessariamente a busca por uma classificação. As vitórias são importantes, claro, mas na primeira fase o fato de termos transmissão ao vivo por TV Aberta, toda mídia do país vai ao local de jogo acompanhar partida talvez valha mais do que os 25 pontos de um set.
O Brasil só ficou de fora da fase final uma vez em toda história e muito provavelmente não será 2010 que isso se repetirá. Em 1991, eram dois grupos de 5 países e o apenas os dois melhores iam para semifinal. O Brasil ficou em terceiro.
Nesse ano, a final será na Argentina e o Brasil busca o nono título. Será o eneacampeonato. A itália, assim como o Brasil, tem oito títulos.
Você já ouviu falar que alguém ou um país é eneacampeão de um torneio mundial?
O Brasil pode ser esse ano no vôlei masculino
É esperar para ver
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário