sábado, 12 de junho de 2010

Até 60kg judô

A categoria ligeiro do Brasil sempre foi a "mais fraca" em termos de resultados. Já tivemos campeões mundiais nas categorias leve, meio leve, meio pesado e pesado, medalhistas olímpicos nos pesados, mas os mais levinhos nunca tiveram muitas glórias.

Denilson Lourenço participou das Olimpíadas de 2000 e 2008 e Alexandre Lee em 2004. Nenhum teve muito sucesso, Denílson indo à segunda rodada em Pequim foi o melhor resultado. Atualmente, os dois estão na categoria até 66kg, o que abriu espaço para outros judocas ligeiros e que vem conquistando bons resultados, para apagar essa estígma de ""pior"" categoria do judô brasileiro.

Ano passado, a Confederação começou a criar um projeto para elevar o nível da categoria no Brasil. Coincidentemente ou não, esse ano, o Brasil já começou a ter resultados melhores. Com a nova regra de classificação olímpica, achei que essa categoria seria a mais complicada do Brasil conseguir a vaga, mas pelo jeito não vai ser.

Breno Alves e Felipe Kitadai vem alternando bons resultados nesse primeiro semestre de 2010. Hoje, em Lisboa, Bruno foi medalha de bronze e Felipe ficou na quinta posição. Ricardo Ayres e Phelipe Pelim também vão brigar pela vaga, podem ter certeza.

Na semana passada, Felipe Kitadai já havia ficado na quinta posição e, em São Paulo, na Copa do Mundo, ficou com o bronze. Na mesma Copa do mundo, Phelipe também conquistou a medalha de bronze.

Entretanto, ainda não é uma categoria vitoriosa como as outras, em que temos os melhores do mundo. Porém, está caminhando, está melhorando e com uma diversidade de atletas. Não é apenas um nome, são quatro aptos para brigar por bons resultados no caminho para Londres 2012

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário