Passada uma semana de torneio, o Brasil conseguiu bons resultados, principalmente no feminino, mas não conseguiu o acesso para a primeira divisão da competição em 2011. O time feminino ficou em quarto na segunda divisão, só dois subiam, o que dá a posição de 28º no geral. O Masculino ficou em 30º no geral, 6º na segunda divisão.
A equipe feminina surpreendeu. Surpreendeu porque são meninas que tem um ranking muito baixo individual e que pouco participam do circuito mundial. Surprendeu porque além de Ligia Silva, não temos outras atletas experientes e com bagagem.
Na primeira fase, apesar do tropeço diante da Austrália, a seleção ficou em primeiro e se garantiu nas quartas-de-final, em que pegou a Turquia e caiu por 3x0. Aliás, as turcas competiram com duas atletas chinesas naturalizadas,o que dificultou ainda mais para nossas meninas.
Karin Sako, Mariany Nonaka, Jessica Yamada e Ligia Silva representaram o Brasil. Ligia continua sendo a melhor do Brasil, a mais experiente e que venceu partidas importantes. Karin Sako é o elemento surpresa, conseguiu boas vitórias. Jessica Yamada é a revelação, a mais nova, que não comprometeu e conseguiu vitórias importantes, inclusive sendo a única a vencer um set na disputa com a Turquia. Mariany Nonaka jogou mal todo o mundial, inclusive sendo trocada a partir da metade da primeira fase.
No masculino, o time repetiu exatamente a mesma posição do último mundial. Sem Thiago Monteiro, melhor atleta do país, que está machucado, o Brasil mesclou a juventude de Humberto Manhani, com o belo tenis de mesa apresentado por Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto e a experiÊncia de Hugo Hoyama, importantíssimo nos momentos decisivos.
Na primeira fase, cinco jogos e cinco vitórias e uma vaga direta para as quartas-de-final. Entretanto, caiu para a Eslovênia, que posteriormente conseguiu subir de divisão.
Eu sou totalmente contra o Brasil naturalizar chineses para jogar pelo Brasil. Mas, o que vimos no mundial é que vai ser difícil crescer em termos mundiais com tantas naturalizações, principalmente no feminino. Para citar apenas alguns: Holanda, Japao, Coreia do Sul, Polonia, TURQUIA, Franca, Italia, Austria,> Croacia, Alemanha, Cingapura, Espanha, Estado Unidos, China Taipei, Hong Kong.
Uma pena
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário