segunda-feira, 19 de abril de 2010

Superliga de Vôlei

Depois de cerca de cinco meses, saiu o campeão da Superliga feminina de volei: A equipe do Solllys/Osasco venceu no tie breake o Unilever/Rio de Janeiro e conquistou o título.
A Superliga feminina foi muito boa, mas tem muito o que melhorar...

O primeiro erro, para mim, são as 13 equipes participantes. Não que 13 seja um número alto, mas quando a quantidade não se torna qualidade, não vale a pena um número grande de times. Acho que 10 seria o ideal. Nessa temporada, por exemplo, Mackenzie, Macaé e São José venceram apenas quatro partidas. Fizeram uma ou outra boa partida, principalmente no primeiro turno, mas depois caíram bastante.

A final em jogo único é mais emocionante, claro. O que vimos ontem no Ginásio do Ibirapuera foi lindo, lotado, Tv aberta mostrando, cinco sets e uma rivalidade de quase uma década. Porém, decisão em jogo único é injusto. Primeiro porque a Unilever fez uma melhor campanha na primeira fase e mesmo assim jogou fora de casa. Depois porque as quartas-de-final e a semifinal são disputadas em melhor de três, então a final deveria ser neste sistema também. E, todos sabem que é exigência da TV.

Apenas três equipes iniciaram o ano com chances de ser campeão. Muito pouco num torneio de 13 times. Durante 2010, o Pinheiros mostou sua força com o título paulista e chegou credenciado a tirar a hegemonia de Osasco,Rio de Janeiro e São Caetano, mas nao conseguiu. Caiu na semi em dois jogos contra Osasco. O São Caetano lutou muito com Fofão,Mari e Scheila no time mas caiu no terceiro jogo da semi.

A Superliga de 2009/10 foi a grande prova que Natália é realmente o grande nome do volei nacional. Ela jogou muito a temporada inteira. Fez 28 pontos só na final. Espetacular. Não menos espetacular foi Jaqueline, que voltou da Itália para ser campeã. E foi.
Legal também a atuação de Dani Lins pelo Rio de Janeiro. Ela parece ser mesmo a substituta de Fofão na nossa seleção. Fofão, aliás, esteve mais uma vez muito bem, mas não sabe se o São Caetano continua com um time tão bom para o ano que vem.
Scheilla e Mari estão sendo sondadas pelo Rio de Janeiro.

O título para o Sollys/Osasco saiu depois de quatro derrotas seguidas na final para o Rio de Janeiro. E depois de no início do ano passado a equipe ter quase acabado, com o fim do patrocínio do Finaza. A situação teve uma repercussão enorme,saiu em todos os jornais e, muito em função disso, um outro patrocinador, a Nestle, assumiu o time. E se deu bem!

Vamos esperar que 2010/2011 seja uma Superiga melhor, mais equilibrada. Como apaixonado pelo vôlei, queria também uma decisão diferente. Nada contra Osasco e Rio de Janeiro, mas é que a mesmice cansa.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário