quarta-feira, 28 de abril de 2010

Novo técnico de basquete

Na última semana, a Confederação Brasileira de Basquete o espanhol Carlos Colinas como novo técnico da seleção feminina. Na temporada 2010, Carlos Colinas irá dirigir o Brasil no 32º Campeonato Sul-Americano do Chile (10 a 14 de agosto) e no 16º Campeonato Mundial da República Tcheca (23 de setembro a 3 de outubro).

Com a seleção espanhola, Colinas foi tricampeão europeu sub-16 (Itália – 2004, Polônia – 2005 e Eslováquia – 2006), vice-campeão europeu sub-18 (Sérvia – 2007) e campeão europeu sub-18 (Suécia – 2009). Ainda foi assistente técnico da equipe principal que ficou com a medalha de bronze no Europeu da Grécia em 2002

Paulo Bassul não teve culpa nenhuma de uma tragetória sem sucesso na seleção. Classificou nossa seleção na bacia das almas para Pequim-2008, com uma vitória na repescagem do pré olímpico que já era uma repescagem. Talvez fosse melhor não ter ido a Pequim para fazer o papelão de vencer apenas uma partida em cinco. Uma decepção. Ao menos venceu a Copa América do ano passado, sem os EUA, claro.

Os resultados foram péssimos, mas a culpa não é de Bassul.
Nossa seleção decaiu muito, ainda mais sem Iziane, que não teve caráter nenhum ao abandonar a seleção numa decisão de vaga olímpica.
Iziane é um capítulo a parte e muito provavelmente foi um dos motivos para a queda de Bassul. Nessa queda de braço estou ao lado de Paulinho. Mas Hortência não. Hortência convocou Iziane antes de qualquer um. Hortência despediu Paulinho via imprensa não oficialmente.
Acredito que o grande motivo do fim do laço de Paulo com o a seleção foi sua briga com Iziane, apesar de ele estar com 100% da razão.

Bassul está fora. Colinas dentro.

Colinas veio sem um grande histórico com times adulto. Porém, trabalhou muito bem com os times de base. E é isso que tem que fazer por aqui. Nossa base está acabada. Não conseguimos bons resultados com as seleções sub-15,sub-17 e sub-19.

O time adulto tem uma base forte, mas falta, e muito, o conjunto, não temos reservas a altura. Erika é uma das melhores pivôs do mundo. Adrianinha arma muito bem e tem uma experiência grande, além de dar show ns bolas de três. Iziane é uma ótima ala, uma das melhores do mundo, mas lhe falta muita cabeça.É uma criança.

Colinas sabe que tem uma das piores equipes do Brasil nos últimos anos. DIsse isso abertamente, faltam ídolos. Temos jogadoras boas aqui no país, mas não são conhecidas. Gilmara foi a MVP do último nacional. Infelizmente, mesmo os que acompanham o basquete, ainda que não de tão perto, a conhecem.

O nacional aqui é fraco, fraquíssimo. Apenas oito equipes. Apenas três "grandes". Pouca divulgação. Legal ver os ginásios de Ourinhos, Americana e Catanduva lotados. Mas só. Pouco interessante é o nacional, sem tv aberta. TV Fechada só semi final e final. Desprestigiado. Nossas principais jogadoras jogam fora, e pelo todo mundo.

O principal problema do Brasil não é técnico e nem o técnico. O problema do Brasil é ter um Campeonato sem graça,sem mídia,sem jogadoras de alto nível, de nível internacional.
Falta continuidade a nossas jogadoras. Por exemplo, seis das 12 atletas que foram vicecampeãs mundiais sub-21 em 2003 abandonaram o esporte, por diversos motivos.
Uma perda e tanto.

O basquete masculino percebeu isso e está fazendo uma NBB forte. O feminino tem que entrar nesta também, se não vai seguir em decadência, como o próprio Colinas disse.
Vamos torcer pelo bom trabalho do espanhol!

SEGUE A PROGRAMAÇÃO BRASILEIRA
Jogos Amistosos: Brasil x Eslováquia
28 e 29 de julho – Eslováquia
- Gran Prix (Brasil, Eslováquia, Hungria e Rússia)
31 de julho a 2 de agosto – Eslováquia
- 32º Campeonato Sul-Americano
10 a 14 de agosto – local a definir
- Super Four Eletrobras (Argentina, Brasil, Cuba e Polônia)
2 a 4 de setembro – Brasil
- Jogos Amistosos
10 e 13 de setembro – local a definir
- Torneio Internacional (Argentina, Brasil, França e Japão)
16 a 18 de setembro – Beauvais – Paris / França
- 16º Campeonato Mundial
23 de setembro a 3 de outubro - Brno, Ostrava e Karlovy Vary / República Tcheca
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário