O judô brasileiro tem mais um desafio neste fim-de-semana, na disputa do Pan-Americano, em El Salvador. A competição será a última do calendário da Confederação que não valerá pontos para o ranking classificatório para Londres 2012.
Lembrando que a partir de primeiro de maio, os pontos valem para a classificação para a próxima Olimpíada e, o primeiro desafio, será o Gran Prix de Tunis, na Tunísia. Depois, teremos o Grand Slam do Rio e a Copa do Mundo de São Paulo.
No primeiro dia de competição, nesta sexta-feira, lutam Daniel Hernandes (+100kg), Maria Suellen (+78kg), Leonardo Leite (-100kg), Mayra Aguiar (-78kg), Hugo Pessanha (-90kg), Helena Romanelli (-70kg), Flávio Canto (-81kg) e Mariana Silva (-63kg).
Acredito que os homens sejam os favoritos ao ouro, mas as meninas vão penar diante da cubanas. Maria Suellen fez boas lutas nas Copas do Mundo do início do ano mas terá pela frente fortes oponentes do Equador, México e Venezuela. Maria vem se tornando cada vez mais a sucessora da experiente Priscilla Marques.
Mayra Aguiar está voltando a velha forma depois de um 2009 quase que inteiro com contusão. Ela subiu de categoria, está desde o fim do ano passado na até 78kg,antes era até 70kg, mas vem lutando bem, com bons resultados na Copa do Mundo do início do ano. Helena e Mariana tentam bons resultados em categorias que estamos meio carentes.
No sábado, será a vez de Bruno Mendonça (-73kg), Josiane Falco (-57kg), Leandro Cunha (-66kg), Erika Miranda (-52kg), Felipe Kitadai (-60kg) e Sarah Menenzes (-48kg) entrarem em ação. No domingo haverá a disputa por equipes e absoluto.
No sábado, os homens deverão ter mais dificuldades. Bruno Mendonça e Felipe Kitadai não conseguem se firmar na equipe em categorias que "perderam" seus titulares, já que Denilson Lourenço subiu para até 66kg e Leandro Guilheiro subiu para até 81kg.
Leandro Cunha vem bem, com bons resultados no último ano. Ele é da categoria até 66kg, em que João Derly, hoje machucado, foi bicampeão mundial 2005e 2007 e agora "subiu" para até 73kg. Porém, contundido, não deve estar na equipe brasileira deste ano.
No feminino, a novidade é Josiane Falco na categoria até 57kg. Essa categoria é uma das mais equilibradas do Brasil, com a presença de Rafaela Silva, quinta no último mundial, e com a presença da medalhista olímpica Ketleyn Quadros.
Sarah Menezes, melhor atleta pelo prêmio do COB de 2009 em todos os esportes, é favorita até 48kg. Até 52kg, Erika Miranda vem lutando bem e já está entre as melhores do mundo, assim como esteve em 2007 quando foi quinta colocada no mundial..
O Campeonato Pan-Americano contará pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Judô. A medalha de ouro equivale à 180 pontos, a prata 108 e o bronze 72.Além do Brasil, estão inscritos no Pan de El Salvador: Antilhas Holandesas, Argentina, Bahamas, Barbados, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, EUA, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Guyana, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário