sábado, 17 de abril de 2010

CUIDADO COM OS ARGENTINOS

A Argentina por muitos anos foi o principal rival do Brasil nos esportes. Sempre na nossa frente, estiveram pela primeira numa Olimpíada em 1900, enquanto o Brasil teve sua primeira participação em 1920. Nossa primeira olímpica veio antes, em 1920, mas até conquistarmos novamente um lugar no pódio, em 1948, nosso hermanos já tinham 23 medalhas.
Na primeira edição dos Jogos Pan-americanos, em 1951, na Argentina, os donos da casa ficaram em primeiro lugar, algo que o Brasil nunca conseguiu.

No decorrer dos ano, o Brasil foi virando o quadro. Os argentinos enfrentaram um jejum de 52 anos sem ouro até 2004,quando os times de basquetee futebol levaram a medalha de ouro. O Brasil só foi passar a Argentina no quadro histórico de medalhas olímpicas em 2004, quando chegamos a 17 ouros, contra 14 de nossos hermanos. No quadro histórico do Pan, ainda não passamos eles em números de ouro, apenas em número absoluto de medalhas.

A rivalidade não vem sendo muito grande ultimamente. Vencemos eles com fAcilidade em sul-americanos de quase todas as modalidades, nos Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. Não são mais páreo para nós. Mas isso tem tudo para voltar a mudar...

Os vizinhos estão com categorias de base muito boas, principalmente nos três esportes coletivos olímpicos mais famosos, sem contar o futebol, claro: Basquete, vôlei e handebol.

No basquete, tivemos os mundiais sub-19 masculino e feminino ano passado. No masculino, o Brasil sequer conseguiu a classificação e os argentinos ficaram na quinta posição. No feminino, em que nossas meninas sempre deram um banho nas vizinhas, agora quem leva o banho somos nós. Ela ficaram com a medalha de bronze no mundial sub-19.

No handebol masculino, ano passadoaconteceu o mundial juvenil. O Brasil fez uma campanha boa, ficou em nono, mas os argentinos nos venceram e ficaram na sexta posição. Essa geração argentina é muito forte e vem vencendo o Brasil desde as categorias cadetes, passando pela júnior e chegando na juvenil.

NESTE SÁBADO TEREMOS UM TIRA-TEIMA. A final do pan-americano juvenil contra Argentina vale vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude.

No feminino, estamos na final com a República Dominicana, e já vencemos a Argentina. Entretanto, no pan-americano junior, semana passada, fomos vice-campeões após derrota para as hermanas. No adulto, já tivemos algumas derrotas. Perdemos o pan-americano do ano passado e o sul-americano desse ano.

No vôlei masculino, por incrível que pareça somos fregueses deles na base. Depois de perdermos os dois títulos sul-americanos, infantil e junior em 2008, já perdemos o sul-americano infantil esse ano para eles. Em termos de mundial, ambos ano passado, no infantil, levamos o título e eles ficaram com o bronze mas no juvenil, fomos apenas nono colocado, enquanto os rivais ficaram em terceiro.

CUIDADO COM OS HERMANOS

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. Mostrar um comparativo q eu acho:

    Atletismo - Brasil melhor nas provas de corridas e saltos e Argentina melhor nos arremessos.

    Badminton - Brasil melhor

    Esportes coletivos - Em alguns esportes a Argentina até ganha do Brasil, mas em jogos continentais(Sul-Americanos e Pans), mas acaba pecando na falta de jogos a nivel mundial. Por exemplo no mundial de handebol feminino: Argentina ganha do Brasil na América do Sul, mas empata com Costa do Marfim, Tunísia e perde feio contra outros times, mas o Brasil consegue ganhar ou jogar de igual contra potências européias.

    Lutas - Brasil é melhor em quase todas, quando não fica no msm nível

    Natação - Brasil bem melhor. No júnior e juvenil em algumas classes até tem bons atletas na Argentina, mas q acabam se perdendo pela falta de apoio que aparenta ser pior q no Brasil.

    Resumindo: Brasil com mínimo de apoio consegue superar a Argentina... imagina com um apoio que se preze.

    De olho na Colômbia tbm...

    Quanto ao Rio 2016 ainda nao entendo como as tvs estão mostrando uma ideia errada, tipo mostram PROMESSAS PARA 2016 e mostram crianças de 8 ou 10 anos. Ué e desde quando adolescentes de 14 ou 16 anos vao estar no auge para uma Olimpíada. Tem que se incentivar é o pessoal com 16 e 18 anos que vao estar em seu auge.

    Pronto foi só um desabafo uhahuauauhauh...

    Ah bem que podiam colocar automobilismo como esporte olímpico ou a ginástica aeróbica ja que tem a Marcela Lopez, acho q é isso, q foi campea mundial...

    Saco... anos pares não-olímpicos são os piores pra quem gosta de esporte... Pan-Pacífico chega logo!!!!

    ResponderExcluir