O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas a cidade, ou o estado, realmente vive o esporte? De uma certa maneira sim, até mais do que muitos pensam, mas claro que precisava ter muito mais competições. Desde o ano passado, acompanho diariamente o blog esporte rio- http://esporterio.blogspot.com/- e lá pode se encontrar diversas informações do esporte no estado.
Achei legal o que o blog fez, um quadro de medalhas dos clubes no último sul-americano de Medellin.O Flamengo ganhou 13 ouros,Fluminense 3, Botafogo 1, Tijuca 1. Vasco, Apoe e Guanabara levaram medalhas, mas não ouro. O Brasil, em Medellin, levou 132 medalhas de ouro.18 vindas de clubes do Rio, muito pouco. Foram mais de 350 medalhas e apenas 50 MEDALHISTAS de clubes do estado.
Acho que o esporte mais tradicional é o remo. O remo foi o começo de tudo de três dos principais clubes do estado, que tem em seus nomes o esporte pioneiro no estado.
Porém, ultimamente, remo no estado do Rio é sinônimo de confusão.Na primeira etapa do estadual,vitória do Flamengo, mas já com confusão. Em 28 de Março deste ano, os remadores argentinos do Flamengo (Santiago Fernández e Sebastián Fernández) competiram pelo Club San Fernando no Campeonato Argentino. Apesar disso não influenciar os resultados das regatas do Rio de Janeiro, é proibido pelo regulamento do Campeonato Estadual que um atleta de um clube do estado compita por qualquer outro clube. Ano passado, o TJD da FRERJ disse ao Vasco que o prazo dos cruzmaltinos de entrarem com seu recurso tinha sido tarde demais. Mas este ano, o Vasco da Gama recorreu dentro do prazo.
O Flamengo e o Vasco brigam bastante pelo título mas, esse ano, o Botafogo também está muito bem. Contratou a maior esperança para o futuro do Brasil, o campeão sul-americano adulto e vice campeão mundial junior, Ailson Santos. Trouxe também dois argentinos medalhistas no sul-americano.
O vôlei feminino é destaque no Rio também.A equipe da Unilever está na final da Superliga mais uma vez. No masculino, entretanto, o único time na superliga era o Volta Redonda, que ficou muito distante dos playoffs. Para o ano que vem, o Flamengo pensa em montar um time forte, tanto no masculino como no feminino.
No basquete feminino, as coisas estão difíceis.O único time carioca no nacional foi o Botafogo, que com um time inteiro juvenil, ficou distante das semifinais e sofreu derrotas enormes. Pior ainda é a situação interna, sem um estadual adulto desde 2007. O Basquete masculino está um pouco melhor, com oFlamengo, apesar de alguns salários atrasados, está sempre entre os melhores. Porém, longe do que se via no fim dos ano 90, em jogos inesquecíveis entre Flamengo e Vasco.
No polo aquático, Fluminense, Flamengo e Botafogo mantém um time adulto, assim como o Tijuca. O Guanabara mantinha até o fim do ano passado, quando sem dinheiro, desistiu do esporte. O estadual masculino está acontecendo. O América é a nova equipe na competição, mas só levou sova até agora: 37x1 para o Flamengo e 40x3 para o Fluminense.
No handebol, A boa notícia é a volta do Estadual Adulto Feminino, não disputado desde 2006. O Adulto Masculino também está de volta, pois em 2008 não foi disputado. Os atuais campeões destas cagtegorias são Mauá e Nilópolis HC respectivamente.
Nos esportes individuais, como atletismo e ciclismo, são poucos os nomes de atletas que treinam no Rio que se dão bem. No ciclismo, o único campeão brasileiro na pista que treina no Rio foi Anderson Rita, no scrath. No atletismo, as três melhores equipes do país são de São Paulo e o Rio, que tem a pista do Engenhão, tem poucos atletas de relevância.
Na natação, as coisas estão mudando. Depois de 12 títulos do Trofeu Brasil o Flamengo pode quebrar um jejum de maisi de 10 anos em competições nacionais. O Flamengo trouxe o Trio de Auburn, Cielo,Henrique e Nicholas, e está montando um grande time, que pode até brigar com o Pinheiros, quem sabe, pelos títulos.
Na ginástica, o Flamengo está com os principais atletas do país, como Diego Hipólito, Daniele Hopólito e Jade.Apesar das brigas com os salários, eles ficam no Rio.
O time grande que menos aparece pe o Fluminense. A principal equipe do Fluminense em esportes olímpicos é do saltos ornamentais, comandada por Juliana Veloso
O tiro com arco e o tiro tem seus principais atletas no Rio, devido aos Centros de Treinamento. O do tiro com arco, mais recente, em Maricá, enquanto o de tiro esportivo em Deodoro. Também em Deodoro temos o campo de hóquei na grama, único oficial no Brasil. Apesar disso, os times de Santa Catarina ainda são mais fortes.
Alguns esportes pouco tem espaço no Rio.Ao contrário do remo, a canoagem quase não tem treinamentos na Lagoa e os principais atletas estão no estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul. O mesmo acontece com a esgrima, que tem o Pinheiros e o GNU, no Rio Grande do Sul, como principais polos. No judô, apesar dos recentes investimentos do Flamengo e da ex-Gama Filho hoje Castelo Branco ter bons nomes, as principais equipes seguem sendo as de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.
O pentatlo moderno tem em Pernambuco seu principal, e talvez único, reduto. O triatlo tem muita força em Santos. O boxe reina na Bahia e no ABC. O levantamento de peso teve sua confederação levada para São Paulo com a nova presidência e segue com pouco investimento no Rio, apesar de termos alguns bons atletas. Seria ótimo que os grandes clubes do estado voltassem a ter escolinhas e equipes desta modalidade, que já teve entre seus praticantes Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. No feminino, os principais nomes são do Rio, da equipe Clube Natação & Regatas Santa Luzia.Na luta, o Sesi monta um grande time em São Paulo e no Rio, temos muito pouco.
UFA. São 26 os esportes olímpicos. No Rio serão 28, somando o golf e o rugby. O rugby já tem mais de 20 times federados, falta o Vasco, que terá seu estádio, São Januário, como sede da volta do esporte aos Jogos Olímpicos.
Alguns esportes mais badalados no Rio, outros menos e outros, infelizmente, não existem. Alguns trabalhos sendo feito, muitos deles na parte militar, visando os Jogos Militares de 2011 que serão na Cidade Maravilhosa.
Mas, claro, não é só isso. Essa postagem foi para falar da parte diretamente ligada ao esporte, das competições e dos atletas. Faltam locais para as competições, claro, mas isso fica para outra hora
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Me entusiasmei lendo isso:
ResponderExcluirEsporte na Record
A Record acaba de fechar a transmissão dos Jogos da Juventude de Cingapura, que irão se realizar entre os dias 14 e 26 de agosto, reunindo atletas de 14 a 18 anos, competindo nas mais diversas modalidades.
Um evento do COI – Comitê Olímpico Internacional.
Transmissão autorizada para as emissoras que detêm os direitos da próxima Olimpíada.
Não gosto muito da Record como emissora, mas tenho que concordar que ta dando um espaço bom para o esporte olímpico... Tomara que passem ao vivo!
Espero sinceramente que a RECORD que já detem Pan 2011 e 2015 alem das Olimpiadas 2012 passe a se interessar realmente pelos esportes brasileiros, para que dessa forma quebre este monopolio GLOBO/SPORTV que não prestigia esportes em crescimento e que ainda não são massificados. Uma sugestão para a RECORD, buscar as federações estaduais, haja vista que as confederações tem rabo preso com a GLOBO. abs. Paulo
ResponderExcluirPois é, a Record vai transmitir os Jogos da Juventude, evento inédito.
ResponderExcluirAssim como transmitiu os Jogos Sul-AMericanos, transmitidos apenas uma vez para o Brasil, em 2002.
Além de ter passado, claro, os jogos de inverno, também inéditos no Brasil.
Fico muito feliz também!
Mas ainda faltam os Mundiais.
ResponderExcluirPelo menos os mais importantes:
Atletismo, Basquete, Esportes
Aquáticos, Ginástica Artística e
Judô.
BR
Mundial de basquete vai passar no esporte interativo
ResponderExcluirBR,
ResponderExcluirVocÊ sabe muito bem que os mundiais principais são do plim plim.
Abraços
Lucas,a TVEI é uma TV aberta "meia
ResponderExcluirboca".
BR