No próximo mÊs de março acontecem os Jogos Sul-americanos, que reunem quase 4000 atletas dos 15 países membros da Organização Desportiva Sul-americana em 30 esportes. A competição ocorre em Medelin, na Colombia, e terá sua nona edição.A cada dia aqui no blog vou falar de uma modalidade do evento, e hoje falaremos sobre levantamento de peso.
O Brasil mandará para os Jogos Sul-americanos uma equipe renovada de levantamento de peso, na primeira competição oficial sob a tutela do novo presidente, Horácio Reis.
13 atletas brigarão pelas 45 medalhas de ouro destribuidas. O esporte é o que mais dá ouro nos Jogos Sul-americanos, mais que o atletismo(44) e natação(44, se contarmos as maratonas aquáticas). Lembrando que as medalhas são dadas ao melhor do arranco, melhor do arremesso e melhor do total, enquanto que em Pan-americanos eOlimpíadas apenas o vencedor do total é laureado.
O principal nome da seleção é Fernando Saraiva. Com apenas 20 anos, ele é tricampeão pan-americano das categorias de base e esse ano tem a chance real de se tornar o primeiro brasileiro medalhista em um mundial, o sub-20. Tem tudo para brigar pelo pódio na competição.
Na última edição, os colombianos levaram 26 das 45 medalhas douradas em disputa e foram o grande carro chefe da delegação colombiana. Para esse ano, o objetivo é o mesmo, principalmente pelo fato dos colombianos atuarem em casa. O bRASIL FICOU ATRÁS DA venezuela (9 ouros), Equador(7), Chile (2), Argentina(1), com duas pratas e cinco bronzes. Para esse ano, o objetivo é conquistar mais medalhas e ao menos um ouro.
O atleta que esteve na última olimpíada, Welisson Silva, também está na competição, em buscada medalha que não conseguiu em 2006,quando foi sexto. Quem também está bem é Lauri Blair, na categoria acima de 105kg.
Completam a equipe Bruno Brandão, Douglas Costa e Rafael Andrade.
No feminino, Aline Campeiro é o principal destaque. Ela, que levou três bronzes no último sul-americano, tem tudo para repetir e até melhorar o pódio. São seis meninas na delegação, uma equipe completa. Além de Aline, teremos Eliane Silva, Liliane Lacerda, Mayara Gomez, Rosane Santos e Jaqueline Ferreira.
Devido as dificuldades frente aos adversários, principalmente da Colombia, as medalhas não deverão vir em grande quantidade se pensarmos no número delas que são entregues, 135. Porém, o número deve ser maior que em 2006.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário