quarta-feira, 3 de março de 2010

Canoagem slalom

Poucos dias depois do término da primeira etapa da Copa Brasil de canoagem slalom, a Confederação Brasileira de Canoagem publicou um boletim de 7 páginas sobre o atual momento do esporte no Brasil e com os objetivos para 2012 e até mesmo 2016. Um seminário vai decidir o futuro do esporte no Brasil.

O texto começa falando que a modalidade está num baixo nível de crescimento, diz que o C1 feminino, não olímpico, inexiste no Brasil, critica o tempo em que a seletiva separa da competição internacional e comenta que os equipamentos aqui são precários.
Isso é um grande avanço, uma confederação admitir seus próprios erros e assumir que não está em expansão.

O principal objetivo da Confederação é ter uma equipe competitiva e completa para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso, precisa ter 6 anos de muito trabalho, intercâmbio e resultados.

O ano de 2010 tem já no dia 10 de março a primeira seletiva visando os Jogos Pan-americanos de 2011, primeira vez a canoagem slalom está no programa do Pan. Já estão programadas as seletivas para o Pan-americano e para o pré olímpico de 2012, que ocorrem em 2010, no mÊs de janeiro.

O documento revela que o Brasil mandará representantes para o mundial junior da modalidade, entre 8 e 11 de julho e, principalmente, o mundial adulto entre os dias 9 e 12 de setembro, na Eslovênia.
Segundo o mesmo documento, os campeões das seletivas nacionais terão direito de disputar duas das três etapas da Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho. Porém, só disputam caso paguem suas despezas.

Para terminar, uma boa notícia. Há anos os brasileiros tem imensas dificuldades de competir fora pela dificuldade de transporte dos barcos. Pensando nisso, a Confederação está próximo de fechar contrato com a empresa portuguesa de caiaques Nelo, que darão gratuitamente barcos para os brasileiros em todo território europeu.

Lembrando que na última Olimpíada, o Brasil teve uma participante, Poliana de Paula, que ficou na 14ª posição entre as 21 participantes.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

4 comentários:

  1. Caro Guilherme,

    e o Nivalter tem chances de medalha em Londres ?

    ResponderExcluir
  2. Tassio,
    claro que é muito cedo para falarmios, mas acredito que sim.
    Principalmente pelo fato da prova de 200m, sua especialidade, ter se tornado olímpica.

    Ele foi quinto na prova do mundial do ano passado.

    Abraços amigo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por responder, sou um leitor assíduo do teu blog rs

    go brasil go, abraços!!

    ResponderExcluir