quinta-feira, 4 de março de 2010

Jogos Sul-americanos Ginástica

No próximo mÊs de março acontecem os Jogos Sul-americanos, que reunem quase 4000 atletas dos 15 países membros da Organização Desportiva Sul-americana em 30 esportes. A competição ocorre em Medelin, na Colombia, e terá sua nona edição.A cada dia aqui no blog vou falar de uma modalidade do evento, e hoje falaremos sobre Ginástica Artpistica e Ginástica ritmica

A ginástica artística viaja a Colombia com a obrigação de manter a hegemonia conquistada nos últimos anos. Vale lembrar que em 2006, Jade Barbosa, com apenas 16 anos, levou cinco medalhas de ouro sendo o principal trampolim para a evolução na sua carreira.

Para isso, a Confederação levará praticamente a força máxima para lutar pelo pódio, tanto entre os homens como entre as mulheres. No feminino, Ana Claudia e Etiene, que estiveram em Pequim 2008 são as mais experientes, mas o time também contará com Bruna Leal, melhor brasileira no último mundial adulto, e Priscila Cobello, que também representou o Brasil no mundial de 2009. Além delas, as jovens Juliana Santos, Harumi Freitas e Leticia Costa completam a delegação.

Com esse time, o Brasil é favoritíssimo ao ouro por equipes, no individual geral e em praticamente todos os aperelhos. Ana Claudia também esteve no último sul-americano,quando foi campeã por equipes, prata na barra assimétrica, Etiene também esteve no último sul-americano, com a prata no individual geral, ouro por equipes e outros três pódios.
Sem ser otimista demais, o Brasil tem tudo para levar os seis ouros em disputa, além de ganhar quase todas as pratas, tamanha a superioridade das meninas do Brasil.

Entre os homens, a dificuldade deverá ser maior, já que a Venezuela e a Colombia possuem equipes fortes e atletas que conseguem resultados melhores que os brasileiros em provas individuais. Vale lembrar que na última edição dos Jogos Sul-americanos, o Brasil levou ouro por equipes, mas ficou sem o lugar mais alto do pódio no individual geral, e em outros trÊs aparelhos.

A equipe do sul-americano é formado pelo maior nome da história do Brasil- Diego Hipólito- das duas promessas que já são realidade do Brasil- Arthur Zanetti e Sergio Sezaki- além do campeão pan-americano da barra Mosiah, e dos já participantes em Copas do Mundo e mundais Sergio Eras, Caio Costa e Francisco Junior.

As chances maiores de ouro são por equipes, no solo e no salto com Diego, nas argolas com Arthur, nas barras com Mosiah e no individual geral com Sergio. No cavalo com alça e nas barras paralelas, venezuelanos e colombianos parecem melhores

A ginástica ritmica também vai com a equipe completa. Ana Paula Alencar, Ana Paula Ribeiro, Ana Paula Scheffer, Angélica Kviecczynski, Drielly Daltoe, Eliane Sampaio, Jessica Maia, Larissa Barata, Leticia Dutra, Luisa Harumi e Rafaela Costa.

Nas provas por equipes, o Brasil é amplo favorito, até pelos títulos e participações em Olimpíadas que vem acumulando nos últimos anos. Na última edição do sul-americano, o Brasil levou medalha de ouro nas três provas por equipes.

Entretanto, nas seis medalhas de ouro entregues nas competições individuais, a Argentina levou todas, enquanto o Brasil ficou com cinco pratas e três bronzes.
Para 2010, o Brasil volta a apostar em Angelica Kviecczynski e Ana Paula Scheffer, além da novata Eliane Sampaio, que treina no Rio Grande do SUl. Porém, é muito provável que o Brasil repita a chuva de pratas e bronzes da última edição, perdendo para as atletas argentinas.
FALTAM 14 DIAS PARA ABERTURA DOS JOGOS SUL-AMERICANOS

TEM TWITTEr? siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário