A definição dos selecionados (primeiros colocados) será feita somando-se a pontuação dos Campeonatos Brasileiros de cada classe com o resultado da Pré-Olímpica, com exceção do Star, que levará em conta o desempenho dos atletas nacionais no Mundial da Classe, realizado em janeiro, no Rio de Janeiro e as classes 49er e Match Race que não tiveram brasileiro. Os primeiros colocados de cada classe terão apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
A questão é saber qual vai ser o real apoio que a Confederação vai dar. Isso porque, por exemplo, ano passado o Brasil não levou barcos para os mundiais de laser radial e de 49er. Conforme falei com o pessoal da Confederação, o principal objetivo desse ano é levar uma equipe completa para a Etapa de Londres da Copa do Mundo, que será disputada na mesma raia da Olimpíada de 2012.
Na classe laser, a vaga parece estar praticamente definida. Adriana Kostiw e Bruno Fontes venceram o brasileiro sem maiores dificuldades em janeiro e não tem adversários à altura no Brasil.
Na RS:x também parece que temos os nomes definidos. No masculino, por mais um ano, nosso integrante deve ser Ricardo Winick, o Bimba, que tem três Olimpíadas nas costas, é bi pan-americano e campeão mundial em 2007. Ele venceu o brasileiro desse ano sem muitas dificuldades.
No feminino, o nome a ser batido é Patricia Freitas, que foi campeã brasileira vencendo todas as regatas em janeiro.
Na 470 feminina, teremos uma boa disputa entre as duas medalhistas olímpicas de 2008, agora separadas. Fernanda Oliveira e Ana Luiza venceram o brasileiro e são favoritas contra Isabel Swan e Martine Grael.
Na competição masculina, o olímpico Fabio Pillar, agora ao lado de Gustavo Thiessen venceram o brasileiro e são os favoritos a ficar com a vaga.
Na finn, o Campeonato Brasileiro de 2010 não teve os resultados divulgados pela Confederação, mas estava previsto para ocorrer entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. 10 dias depois, nenhuma notícia. Acredito que o favorito a ficar com a vaga brasileira é Jorge Zarif, campeão mundial junior da categoria.
Na classe star está, talvez, a maior disputa. Segundo consta no regulamento da Equipe Olímpica, as tripulações medalhistas olímpicas são membros permanentes da equipe, ou seja Robert Scheidt e Bruno Prada, prata em Pequim, estão na equipe. A segunda vaga para classe terá uma disputa acirrada. Quem está na frente é Torben Grael e Marcelo Ferreira , bronze no mundial. Mas tem Alan Adler / Guilherme de Almeida e Lars Grael e Ronald Seifert na briga.
A classe 49er é uma das maiores incógnitas. Com o fim da parceria duas vezes entre os oito em Olimpíadas, André Fonseca, o Bochecha, e Rodrigo Link, a classe ficou orfã. Atualmente, os favoritos são Buchecha e Marco Grael, filho de Torbem, que não foram ao mundial por uma contusão de Marco. O mundial aconteceu no início do ano.
Para terminar, a classe novata na Olimpíada. A classe Match Race, que tem a tripulação de Juliana Senft como favorita.
Importante lembrar que a vela é o esporte que mais trouxe medalhas na história do Brasil na Olimpíada, com 16 pódios. Tem ainda nosso maior medalhista, Torbem Grael, que tem no currículo duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Dos nossos seis bi campeões olímpicos, metade é da vela. Além de Torbem, Robert Scheidt e Marcelo Ferreira tem dois ouros. Robert ainda tem duas pratas enquanto Marcelo tem um bronze.
2010 é ano de mundiais. Não de um mundial "geral", que reune todas as classes, como é em ano antecedente a Olimpíada, mas de mundiais de cada classe espalhados pelo mundo. Já aconteceu o da 49er e da star.
A classificação para a Olimpíada acontece da seguinte maneira: No mundial de 2011, serão definidos 75% dos países qualificados e, nos mundiais de 2012, as outras vagas.
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