domingo, 14 de fevereiro de 2010

Judô

O Brasil teve mais um fim-de-semana vitorioso no judô. Mayra Aguiar conquistou o ouro na Copa do Mundo de Budapest, na Hungria, na categoria até 78kg e já se mostra bem adaptada a nova categoria. Entre os homens, Luciano Correia e Walter Santos ficaram com a prata na etapa de Viena da Copa do Mundo, mesma medalha conquistada por Sarah Menezes, em Budapest, até 48kg.

O calendário do judô é bem extenso e, por isso, muitas etapas da Copa do Mundo não contam com a participação dos principais judocas do mundo, por isso vamos ver de quem Mayra Aguiar venceu para chegar ao importante título, que lhe dá 100 pontos no ranking mundial.

Na final, ela venceu a nona colocada no ranking mundial, a japonesa Tomomi Okamura por ippon. Okamura é a melhor japonesa no ranking mundial da categoria, o que prova que foi uma bela vitória. Falando em japonesas, ela venceu nas quartas outra nipônica, Ruika Sato por um waza-ari e um yuko. Sato ganhou a Copa do mundo da Coreia ano passado. Na semi, ela venceu a húngara Abigel Joo.
Mayra venceu quatro de suas cinco lutas por ippon e a que não venceu por ippon, aplicou um waza-ari, o que mostra que está bem adaptada a sua nova categoria. Lembrando que ela competiu até ano passado até 70kg, mas, depois de uma contusão, não conseguiu voltar aos 70kg, mudando de categoria, ganhando massa muscular.

Luciano Correa e Walter Santos fizeram campanhas semelhantes. Cada um venceu quatro lutas até chegar em suas respectivas finais, vencendo japonses pelo caminho. Luciano estreou com Daisuke Kobayashi, medalha de prata no Universíade do ano passado e venceu por Yuko. Walter venceu Momose nas quartas e Takahashi na semi, por Ippon e Waza-ari. Takahashi é oitavo do ranking mundial e um dos melhores do mundo na categoria, campeão do Grand Slam do Japão do ano passado.

Os dois, porém, perderam para japoneses na final. Luciano liderava por um waza-ari até 50s do fim, quando sofreu uma imobilização de Takagi, que durou 25s. Já Walter, perdeu de waza-ari a yuko para Tachyama, medalhista no Grand Slam do Rio ano passado.

Sarah Menezes ficou com a prata até 48kg, mostrando estar numa excelente fase. Ela derrotou na semifinal a quinta colocada no ranking mundial, a japonesa Shoko Ibe e perdeu a final para Asami, japonesa terceira do ranking campeã do Masters da Coreia, em janeiro. Antes, havia vencido suas três lutas.

Dois homens bateram na trave no pódio. Alex Silva, na categoria até 66kg, e Tiago Camilo ficaram na quinta posição, depois de duas vitórias, uma derrota nas quartas-de-final, uma vitória na repescagem e uma derrota na luta pelo bronze. No feminino, Maria Suellen, categoria acima de 78kg, fez mais uma vez uma boa apresentação(Já tinha ido bem semana passada em Paris) e ficou na sétima posição.
Nacif Elias, na categoria até 81kg, venceu duas lutas mas caiu nas oitavas-de-final por waza-ari para o japonês Tomohiro. Outro que caiu diante de uma japonês foi Marcelo Contini, que perdeu para Nishiyama por um waza-ari e três yukos depois de vencer na primeira rodada.
Os ligeiros, da categoria até 60kg, também não foram longe. Ricardo Ayres venceu sua primeira luta mas caiu na segunda rodada diante do peruano Juan Postigo. Ricardo levou quatro punições e foi desclassificado. Breno Alves perdeu na primeira luta.
Continuo dizendo que a categoria mais complicada do Brasil conseguir uma classificação olímpica para 2012 é a ligeiro, até 60kg.
Dentre as mulheres, Mariana Silva perdeu na primeira luta, enquanto a medalhista olímpica Ketlyn Quadros perdeu na segunda luta, assim como Daniela Polzin na categoria até 48kg.
No feminino, acredito que a categoria até 70kg seja a mais carente, tanto que não mandamos atletas para a Copa do Mundo e nossa atleta no último mundial, Maria Portela, foi para categoria até 63kg.

Lembrando que nessa semana nem Erika Miranda nem o campeão do Grand Slam da semana passada, Leandro Guilheiro, competiram.

As competições passam a valer para o Ranking classificatório para as Olimpíada de 2012 a partir de 1º de maio. Os 22 primeiros homens de cada categoria e as 14 primeiras mulheres garantem vaga na Olimpíada diretamente.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário