terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Polo aquático brasileiro classificado

De quatro em quatro anos a Federação Internacional de Natação organiza a Copa do Mundo de pólo aquático, reunindo as cinco primeiras colocadas do Campeonato Mundial do ano anterior mais as seleções campeãs da América, da Ásia e da África, totalizando oito participantes.

E o time brasileiro deu uma sorte tremenda e irá disputar a competição esse ano, voltando às competições de pólo aquático internacional(exceto os mundiais) desde 2006, na última participação na Liga Mundial. Na ocasião, nossa seleção disputou no Canadá e não passou da primeira partida, vencendo duas vezes e perdendo sete jogos.

"Independente dos resultados, era muito importante o intercâmbio com as principais seleções do mundo. Ganhamos poucos jogos mas nunca nos preparamos tão bem para um mundial" disse o ex-técnico da seleção brasileira e hoje do Pinheiros Roberto Chiappini. Vale lembrar que no mundial de 2007, o Brasil conseguiu o melhor resultado da história, a nona posição.

O Brasil irá disputar a Copa do Mundo representando as Américas. Isso porque as duas melhores seleções do continente, Canadá e EUA, fizeram a final do último mundial, o que fez com que se classificassem pela posição no torneio. Com isso, o Brasil, terceira melhor seleçao do continente carimbou o passaporte para o torneio pela segunda vez, a primeira foi em 1991, nos EUA.

Estarão presentes na Nova ZelÂndia, em agosto, as seguintes seleções: EUA, Canadá, Grécia, Nova Zelândia, China e África do Sul além da equipe da casa e das brasileiras.
As oito equipes vão ser divididas em duas chaves de quatro, com os seguintes pares: Canadá e Estados Unidos, Rússia e Grécia, Brasil e Nova Zelândia, China e África do Sul. Os dois primeiros de cada grupo avançam direto as semifinais, e os segundos e terceiros realizam às quartas-de-final.

Ou seja, se cairmos no grupo da África do Sul, possivelmente conseguiremos chegar as quartas-de-final, se cairmos com a China teremos uma partida equilibrada contra um dos times mais emergentes da atulidade. Além disso, a Grécia também é um time que, apesar de complicado, pode ser batido. Uma semifinal nessa competição seria um sonho mas uma quartas-de-final é uma realiadade.

Lembrando que o time feminino de pólo tem em março os Jogos Sul-americanos e no fim do ano a Copa Uana, classificatória para o mundial de 2011. Em 2009, a seleção ficou na 13ª posição no mundial.
A classificação para Olimpíada ficará menos complicada caso o COI aceite a mudança de oito para 12 seleções femininas nos Jogos Olímpicos, o que foi pedido pela FINA. Na última reunião, o COB não aceitou nem negou. Por um lado, o COI quer a igualdade dos sexos, mas do outro não quer que o evento cresça em número de atletas.
Lembrando que a equipe campeã dos Jogos Pan-americanos de 2011 garante vaga em Londres-2012. Além disso, os três primeiros do mundial do ano que vem também estarão automaticamente na Olimpíada, além de outras duas vagas pelo pré olímpico mundial.
Difícil situação.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário