sábado, 9 de janeiro de 2010

Judô

O judô é um dos primeiros esportes a entrar na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2012. A partir do próximo mês de abril, os pontos conquistados nos principais torneios espalhados pelo mundo, já valem para o ranking classificatório para as Olimpíadas.

No início de 2009, a Federação Internacional anunciou que o ranking classificatório seria quadrienal, começando em janeiro daquele ano. Porém, dias depois mandou um comunicado garantindo que os pontos só valem a partir de 1º de maio de 2010. A pontuação obtida entre maio de 2010 e 30 de abril de 2011 valerá 50% de seu total e os pontos conquistados entre maio 2011 e 30 de abril de 2012 valerão em sua totalidade.

Para se classificar, o atleta deve ficar entre os 14 melhores do ranking em sua categoria, para mulheres, e entre os 22 primeiros colocados entre os homens. Além disso, os 21 melhores das Américas no ranking mundial somando todas as categoras, que não conquistaram a classificação, garantem lugar na Olimpíada, com limite de dois por país.

Esse novo critério é totalmente diferente dos últimos anos. Até 2008, a classificação era feita por um ranking continental em que os seis melhores países em cada categoria, no masculino, e três melhores, no feminino, garantiam lugar além dos cinco primeiros colocados do mundial pré olímpico.

Antes, o país conseguia a vaga. Agora, é o atleta. Se dois atletas do mesmo país estiverem entre os classificados, a Federação local escolhe o representante e "abre" uma vaga a mais pelo ranking mundial.

Claro que em 2009 não tivemos o investimento necessário para uma classificação olímpica, mas se o ranking final da temporada determinasse os classificados: Leando Cunha(até 66kg), Leandro Guilheiro(até 73kg, lembrando que ele compete em 2010 até 81kg), Nacif Elias(Até 81kg), Hugo Pessanha e Thiago Camilo disputariam a vaga até 90kg, Luciano Correia até 100kg e Daniel Hernandez acima de 100kg. Ou seja, estaríamos classificados em seis categorias masculinas pelo ranking mundial e muito provavelmente teríamos uma vaga da até 60kg pelo ranking pan-americanos.

Entre as mulheres, Sarah Menezes(até 48kg), Erika Miranda(até 52kg), Rafaela Silva(até 57kg), Maria Portela estaria a uma posição da vaga até 70kg(lutará até 63kg em 2010) e os nos três pesos mais pesados não teríamos vagas para as mulheres.

A partir de primeiro de maio os pontos contam para os Jogos Olímpicos de 2012. É importante principalmente para os ligeiros masculinos, até 60kg, e para as mais pesadas das mulheres ganhar o máximo de lutas possível para que o Brasil consiga levar uma equipe completa para 2012.
Cada Copa do Mundo, cada pan-americano e principalmente os Grand Slams e Mundiais são muito importantes. Nos dias 22 e 23 de maio teremos o Grand Slam do Rio de Janeiro, a primeira grande competição valendo classificação olímpica. Antes, apenas um Gran Prix da Tunisia, dia 7.
Por isso, o Brasil levará apenas três atleta para o Masters da Coreia, que reune os 16 melhores de cada categoria de 2009 semana que vem. Todos atletas aproveitam esse fim de ano para se preparar para a temporada, para se recuperar de pequenas lesões visando o inicio da classificação olímpica.
Desta forma, ao invés de 15 atletas, que foram os classificados para o Masters pelo ranking mundial, o Brasil terá apenas Rafaela Silva, Leo Leite e Daniel Hernandez.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário