terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ciclismo Pista

O ciclismo pista é uma das modalidades mais carentes em termos de resultados no Brasil. No último Pan, 40 das 47 modalidades medalharam para o Brasil e o ciclismo pista, pela terceira vez seguida, ficou fora do pódio. Desde 1996 o Brasil não manda representantes para uma Olimpíada.

Conversei hoje com o técnico Claudio Diegues, que além de treinar a equipe Memorial é o treinador atual da equipe brasileira de ciclismo pista. A princípio liguei apenas para saber a delegação brasileira que vai disputar os Jogos Sul-americanos mas nos estendemos bastante no papo.

O principal objetivo da seleção de ciclismo pista para o ano de 2010 é o Campeonato Pan-americano, que cogitou-se que seria no Brasil, mas vai ser disputado em Santo Domingo. Isso porque o campeonato é um dos classificatórios para os Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, um dos objetivos de Diegues no novo ciclo olímpico.
Em 2010, no pan-americano, as principais chances de medalha, segundo Diegues, são as provas de velocidade por equipes masculina e feminina, além da atleta Sumaia Ribeiro e do atleta Robson Dias.

Sumaia, de 26 anos, disputou a etapa da Copa do Mundo no fim do ano passado e, apesar de não chegar às finais, ficou a frente de ciclistas da Rússia e da França. Segundo Diegues, se mostrou com uma postura muito boa.
Já Robson, é a principal esperança entre os homens, como um bom meio-fundista, o que pode lhe garantir uma boa prova de Onium, nova prova que está no programa Olímpico já de Londres 2012.

Por equipes, a prova de velocidade masculina está forte. Claudio disse que temos até nove atletas de nível forte, que podem fazer parte da equipe. Já as meninas estão um nível abaixo. Duas atletas- Sumaia e Mayra- estão um degrau acima das outras duas integrantes, que são Ana Rafaela e Michelle.

Para o restante do ciclo olímpico, Diegues quer disputar com seis atletas as quatro etapas da Copa do Mundo 2010/2011 para se preparar para no ano seguinte, temporada 2011/12, participar com experiência e podendo ganhar pontos suficientes para levar atletas para Londres 2012.
Para o Pan-americano de 2011, de Guadalajara, Diegues sonha em finalmente quebrar o jejum de medalhas. Para ele, o sonho maior ainda seria não só um pódio, como dois ou mesmo três.

Ao falar dos Jogos Sul-americanos, ele foi bem realista. Ele quer ao menos um ouro e no mínimo cinco medalhas, mas sabe que o nível da competição não é tão grande. Para ele, é melhor um tempo de 4min37 na perseguição que seja um quarto lugar, do que fazer 4min40s e levar o ouro.
Vale lembrar que outro nome forte do ciclismo pista é Tiago Nardin, que na Copa do Mundo de Londres, no fim do ano passado, bateu o recorde nacional da prova que era de Novello. Ele fez 4min39s e o tempo de Novello era 4min42s.

Vale lembrar que tivemos mudanças no programa olímpico para Londres 2012. Para a próxima Olimpíada, o número de provas da modalidade será o mesmo para os dois gêneros: cinco eventos masculinos e cinco eventos femininos. Nos Jogos de Pequim, em 2008, o ciclismo contava com sete provas para os homens e apenas três para as mulheres.
As mulheres passarão a disputar a prova de velocidade por equipes, o Keirin e a perseguição por equipes, já presentes entre os homens.
Outras mudanças da UCI geraram polêmica. Para garantir o mesmo número de competidores, a entidade teve de excluir a perseguição individual, uma das provas mais tradicionais da modalidade, a corrida por pontos e a madison.

A nova prova é a Omnium. A competição, que reune seis provas distintas do ciclismo, mudou suas regras também, para tentar não beneficiar tanto um velocista. As provas contidas na Omnium aumentaram suas distâncias e suas voltas, o que favorece nosso meio fundista Robson, que estava triste com o fim da prova por pontos na Olimpíada, que é sua especialidade. Vale lembrar que a prova por pontos é uma das competições contidas na Omnium.

Luciano Pagliarini, atleta brasileiro de longa experiência na Europa em provas de estrada e que no fim de 2009 voltou ao Brasil para competir nas provas de pista, também foi assunto na conversa." A experiencia dele vai contar muito, como já contou nas etapas da Copa do Mundo.Em termos competitivos, ele está melhorando aos poucos".

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário