Na última semana, o Brasil mostrou-se ser no tênis de mesa algo que conhecemos muito bem, principalmente nos últimos anos. Somos líderes dos países em desenvolvimento.
A prova disso foi que na Copa Intercontinental, que reune mesatenistas dos continentes que não tem tradição no esporte como África, Oceania e América, o Brasil ficou com o título tanto individual, com Cazuo Matsmuto, como por equipes, em que o Brasil conseguiu assim uma classificação para um playoff diante da República Tcheca. Nesse playoff, nosso time acabou derrotado e ficou de fora da Copa do Mundo por equipes, que aí sim reuniu todos os melhores jogadores dos continentes fortes, como é o caso da Ásia e da Europa.
Cazuo, campeão latinoamericano deste ano, representou a América Latina na competição individual e foi o grande campeão. Ele é nossa principal promessa há anos, mas ele nunca tem um lugar na equipe. Muitos acham que ele deveria ir no lugar de Hugo Hoyama, que já estaria velho demais e se mantém na seleção pela sua história e não pelo que joga. Eu não tenho embasamento para avaliar isso, mas acredito que já esteja na hora de dar um lugar a Cazuo na seleção adulta.
A equipe na Copa Intercontinental só tinha Cazuo pois nessa competição podemos ter quatro jogadores por time, um a mais do que acontece em Jogos Pan-americanos ou Olimpíadas. Além dele, estavam Hugo, Thiago Monteiro, nosso principa jogador, e Gustavo Tsuboi, que é muito raçudo como pôde ser visto na últim Olimpíada, quando salvou cinco matches points na única vitória brasileira no torneio individual.
Infelizmente, o tênis de mesa feminino não é tão forte. Depois da "Era Ligia Silva", agora quem parece dominar o esporte no Brasil é Mariany nonaka. Apesar de ainda bastante jovem, 21 anos, já participou de duas Olimpíadas e atualmente atua na Liga francesa. Importante citar também que ela já jogou a Liga Sueca e a liga croata.
Leia mais no blog
Resumo da Copa do Mundo de tênis de mesa
Especial Mundial individual de tênis de mesa
O momento do tênis de mesa no Brasil
Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário