Muitos esportes olímpico são decididos no "mata-mata". Boxe, esgrima, tênis e tiro com arco são esportes em que os atletas que perderem na primeira aparição já estão eliminados. Judô, taewkondo e luta olímpica são um pouco mais generosos e ainda dão a oportunidade dos perdedores chegarem a medalha de bronze.
Com cada luta sendo decisiva, o sorteio das chaves define muita coisa. E é aí que acontece muitas das injustiças. Uma primeira luta contra um atleta de ponta e quatro anos de trabalho acabam em poucos minutos.
O tênis adota há muito tempo os cabeças-de-chave. Geralmente, um quarto dos jogadores são cabeças. Por exemplo, o Grand Slam, que tem 128 tenistas, 32 são cabeças de chave e só se enfrentam numa hipotética terceira rodada. Os cabeças são definidos de acordo com o ranking mundial, o parece o mais justo.
No judô, recentemente foi implantado o esquema de cabeças-de-chave. O grande problema é que o ranking mundial não retrata exatamente o mundo do esporte, porque nem todos os judocas disputam todas as etapas da Copa do Mundo e dos grand slam, o que faz com que o fato de termos quatro cabeças de chave em quadros de mais de 50 atletas não seja tão justo. Algo parecido acontece com o boxe que, nesse ano, pela primeira vez aparece um mundial com cabeças de chave.
Não é justo. Thiago Camilo, campeão mundial em 2007 e medalhista olímpico em 2008 enfrentou logo na primeira rodada o sul-coreano que se tornaria campeão mundial e o melhor atleta do mundial. O brasileiro Robenílson deu azar e pegou um cubano logo na primeira fase do mundial de boxe, deu adeus. Enquanto isso, outros brasileiros tiveram muita sorte no sorteio, como foi o caso de Rafaela Silva, no judô, e Myke Carvalho no boxe.
O mais justo de todos é o tiro com arco. Os atletas fazem uma série de tiros no primeiro dia de competição e são rankeados. Nesse ranking, o primeiro colocado enfrenta na primeira fase do "mata-mata", o último. O segundo duela com o penúltimo e assim por diante. Impossível ser mais justo.
Claro que não dá para fazer um ranking nas outras modalidades no dia da competição. Mas poderiam pegar o ranking importo e usar mais cabeças-de-chave, para que não haja encontros de candidatos ao título na primeira ou segunda rodada.
Leia mais no blog
Cabeças-de-chaves em todos os esportes
Tem twitter?siga o blog!
www.twitter.com/brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário