segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Resumo da semana


Atletismo: Giomar Pereira da Silva e Marily dos Santos foram os melhores do Brasil na Meia Maratona do Rio, disputada neste domingo (6), pelas avenidas da orla carioca, com chegada no Aterro do Flamengo.Tanto Giomar como Marily ficaram com a 3ª posição na classificação geral, masculina e feminina, com 1:03:59 e 1:14:49, respectivamente.Os ganhadores foram os quenianos Elias Kemboi e Eunice Kirwa, com 1:02:51 e 1:14:07. Bicampeã da Maratona de Nova York, a também queniana Margareth Okayo, com 1:16:25, ficou apenas na 6ª posição.
Foi disputada nesta sexta-feira (4) a última etapa da Golden League, em Bruxelas, na Bélgica. No salto com vara feminino, a brasileira Fabiana Murer ficou em 4º lugar, com 4,70 m.
Com o resultado, Fabiana somou 61 pontos no IAAF World Tour e ganhou o direito de participar da Final Mundial do Atletismo - WAF 2009, que será realizada em Tessalônica, na Grécia, nos próximos dias 12 e 13.Mais três brasileiros estão qualificados para a WAF 2009: Jadel Gregório, 6º no triplo com 32 pontos, além de Keila Costa e Maurren Maggi, respectivamente 5ª e 8ª colocada no salto em distância feminino, com 38 e 33 pontos. Maurren está machucada e não disputará, mas acredito que Keila e Jadel disputem.
Um especial sobre a golden league será publicado ainda essa semana

Basquete: A seleção brasileira de basquete conseguiu a medalha de ouro na Copa América e a consequente classificação para o mundial. A vitória na final sobre Porto Rico veio no último lance.
A seleção foi campeã, está de parabéns, mas teve muitos defeitos. Um especial sobre o evento será publicado nesta terça-feira.

Boxe: A equipe brasileira está fazendo bonito no campeonato mundial da modalidade. Em 11 categorias, levamos apenas seis atletas, mas o que parece ter sido o melhor a se fazer pela Confederação Brasileira. Um brasileiro caiu na primeira luta, Robson Conceição, que enfrentou logo de cara um cubano. Pedro Lima, que na minha opinião estava injustamente no mundial, já que em sua categoria o novato Esquiva Falcão vem se destacando, caiu na segunda luta, perdendo para um húngaro. Nas oitavas-de-final, caiu o leve Paulo Carvalho, que enfrentou o medalhista de bronze em Pequim. Três brasileiros ainda estão vivos e estão muito bem. Everton Lopes está nas quartas-de-final, com três vitórias, inclusive uma contra um medalhista olímpico. Yamaguchi Falcão e Myke Carvalho estão nas oitavas e já venceram duas lutas cada um.
Resumindo, depois de apenas cinco vitórias de oito boxeadores no mundial de 2007, o Brasil já venceu nove lutas e ainda temos três atletas vivos na competição.
Um especial sobre o evento será postado essa semana.

Ciclismo: Foi disputado no último fim-de-semana, o campeonato mundial de ciclismo Mountain Bike. Rubens Donizete foi o melhor do Brasil na competição, em 31º lugar, enquanto Edivando de Souza foi 52º e Ricardo Pscheidt foi 62º. Lembrando que o Brasil não levou mulheres para a competição.
Murilo Fisher, que conquistou o título da Volta de Emilia Romana, na Itália, superando fortes adversários. Fisher, recuperado de seguidas lesões, acelerou no sprint final nos últimos 300 metros para vencer. O principal objetivo de Murillo agora é a Copa do Mundo na Colômbia. Antes, compete na Paris-Bruxelas, Fourmies GP e GP Indústria.

Natação: O Trofeu José Finkel de natação aconteceu em Santa Catarina e, ao contrário do que muitos pensavam, foi de um nível muito bom. O mais emocionante foi que o Pinheiros, sem Cielo e Gabriela Silva, quase perdeu para Minas tenis clube, o que fez com que nadadores se superassem nos últimos dias. Um especial sobre o evento será postado nessa semana

Maratonas Aquáticas: As águas abertas do Brasil brilharam mais uma vez, agora na disputa da travessia de New York City com a vitória de Poliana Okimoto, a sua quarta nesta temporada, mantendo a liderança absoluta da Copa do Mundo da FINA. Ana Marcela Cunha chegou em quarto lugar e manteve a segunda colocação no ranking mundial deste ano enquanto que Allan do Carmo foi quinto no masculino e também mantém a vide liderança da temporada.
New York sediou pela primeira vez uma prova válida pelo calendário internacional da FINA. Um tempo nublado com ventos e um mar agitado com ondas e um circuito diferente foram adversários para os 38 nadadores que participaram da prova (21 homens e 17 mulheres). O circuito ao redor da Governor Island e muito próximo as rochas assustaram um bocado os nadadores, alguns inclusive, tiveram que subir nas rochas. Também teve gente boa parando passando mal com a maresia, caso do britânico David Davies, vice campeão olímpico dos 10 quilômetros.
Na prova feminina, a mais equilibrada, Poliana Okimoto esteve sempre no bolo da frente mas só chegou a liderança na parte final. Fez um belo duelo contra a jovem americana Eva Fabian de apenas 15 anos de idade. Poliana só abriu no final vencendo com uma vantagem de cinco segundos. Foi sua quarta vitória em seis provas disputadas este ano.
Ana Marcela também esteve sempre no bolo e chegou até liderar a prova durante o seu percurso. No final chegou em quarto lugar, pouco atrás da alemã Angela Maurer que é a sua maior adversária no ranking da temporada mas batendo a croata Karla Sitic no toque de chegada. Marcelinha mantém a vice liderança do ranking com o resultado.
Nos homens, Thomas Lurz teve controle da prova e conquistou a sua quinta vitória em cinco provas disputadas neste ano. Uma liderança e um domínio incontestável.
Allan do Carmo esteve sempre no bolo, bolo que chegou junto. Apenas 25 segundos separaram o segundo do oitavo lugar. Allan conseguiu terminar em quinto lugar a frente do bulgaro Petar Stoychev que ficou em oitavo lugar e é o seu maior adversário na briga do ranking da Copa do Mundo.

Futebol feminino: Em sorteio realizado neste domingo, no Salão de Mármore da Vila Belmiro, foi definido que o Santos fará sua estreia na 1.ª edição da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino contra o White Star, do Peru, no dia 4 de outubro, às 11h30, na Vila Belmiro.
Além de Santos e White Star, fazem parte do Grupo 1, com sede em Santos, Caracas (Venezuela), Everton (Chile) e uma equipe boliviana ainda não definida. O Grupo 2, com sede no Guarujá e jogos marcados para o estádio Municipal Antônio Fernandes, é composto de San Lorenzo (Argentina), Universidad Autônoma de Assunção (Paraguai), Deportivo Quito (Equador), Formas Íntimas (Colômbia) e Rampla Juniors, do Uruguai.Os dois times de melhor campanha em cada grupo se classificam às semifinais, que serão disputadas na Vila Belmiro, no dia 16 de outubro. A decisão também acontece na cidade de Santos, no dia 18.A principal atração santista para a disputa da 1.ª Libertadores Feminina será Marta, eleita três vezes a melhor jogadora do mundo. A jogadora será apresentada no próximo quinta-feira, às 11 horas, na Vila Belmiro, com a presença de Pelé.

Ginástica artística: ,Janaina da Silva, com medalhas de ouro em três do quatro aparelhos, foi o grande destaque do campeonato brasileiro juvenil. O outro título ficou com Letícia costa, na trave. No masculino, Petrix Barbosa e Caio Souza ganharam dois ouros cada e foram os principais nomes da competição. Sinceramente, não vi a competição e não sei qual foi o nível, mas três atletas acima dos 14 pontos no solo realmente é um resultado importante, enquanto uma nota 10,400 deu bronze nas paralelas, o que mosta que realmente é o aparelho menos desenvolvido do Braisl.
Após um ano se recuperando de grave contusão no punho direito, Jade Barbosa foi reintegrada à seleção brasileira permanente de ginástica artística. A atleta de 18 anos foi a escolhida na seletiva realizada nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira da categoria (CBG) e pode fazer sua reestreia no final deste mês, em etapas de preparação para o Campeonato Mundial, em outubro.

Ginástica ritmica: O Brasil inicia nesta segunda-feira sua participação no mundial de ginástica ritmica, em Mie, no Japão. O conjunto, bastante renovado, com média de idade de 18 anos, terá Nathane Garcia, Ana Paula Ribeiro, Jéssica Oliveira, Natália Sanches, Ana Paula Alencar e Laís Pascoalino. No último mundial o Brasil ficou em 11° lugar no conjunto. Nas provas individuais compete a mais experiente de todas, Ana Paula Scheffer. Além dela, lutam para ficar pelo menos entre as 30 melhores Rafaela Costa e Eliane Sampaio. Apenas 3 das 9 atletas já estiveram em mundiais: Scheffer, Natália e Ana Paula.

Hipismo saltos: Brasil no pódio com Bernardo Alves com Nimu l´Enchante no Internacional 2* em Arezzo. Ele zerou o último percurso com o tempo de 41s60, pouco menos de 1s mais lento que o campeão dos EUA. Rafael Rodrigues ficou em 15º. Ao todo, 66 atletas participaram da competição na Itália.

Judô: A seleção brasileira que defenderá o país no Campeonato Mundial Júnior, em outubro, na França, está definida. Em seletiva realizada neste domingo em Cuiabá (MT), foram selecinados os atletas das 13 categorias que irão ao evento. Em 2008, o Brasil conquistou dois ouros e duas pratas na competição. Atuais campeãs mundiais entre os juniores, Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg) garantiram a vaga.O Mundial Júnior também servirá de retorno aos tatames internacionais para a judoca Mayra Aguiar. Representante do país nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Mayra sofreu uma cirurgia no joelho em dezembro do ano passado. Mayra subiu de categoria e agora luta no meio-pesado.
-48kg: Sarah Menezes-52kg: Eleudis Valentim-57kg: Rafaela Silva-63kg: Mariana Silva-70kg: Emory Spontoni-78kg: Mayra Aguiar
-60kg: Felipe Versolato-66kg: Marcos Seixas-73kg: Vinícius Panini-81kg: Marcelo Ferreira Filho-90kg: Vitor Braga-100kg: Jonas Inocencio+100kg: Roberto Silva

Tênis: Uma participação apenas regular de nossos tenistas no US OPen. Thomaz Belucci foi o melhor, vencendo três no qualy, passando da primeira fase e parando sem grande resistência em Simon. Thiago Alves e Marcos Daniel caíram para atletas de rankingmelhores já na primeira rodada. Nas duplas, os brasileiros também já se despidiram.

Remo: Ainda faltam duas Regatas para o término do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Hoje, o Vasco da Gama foi o vencedor da sexta Regata. A vitória foi decidida nas colocações já que o "gigante da colina" empatou em pontos com o clube da Gávea.
O Flamengo além de comemorar a linda vitória do "Oito júnior A", está festejando os 60 pontos que tem de vantagem em relação ao Vasco, segundo colocado.

Tenis de mesa: A ITTF divulgou o Ranking Mundial de setembro com uma novidade: o alemão Timo Boll desbancou o chinês Ma Lin e assumiu a terceira posição.
Na frente não houve mudanças. Wang Hao continua em primeiro, seguido pelo compatriota Ma Long.
O novo Ranking não foi muito bom para os brasileiros. Todos perderam algumas posições.
Thiago Monteiro foi ultrapassado por dois e agora é o número 93. Hugo Hoyama caiu de 136 para 144. Cazuo Matsumoto foi de 159 para 164, enquanto Gustavo Tsuboi foi 179 para 183.
Entre os mais jovens a história não foi diferente. Na categoria Sub 21 Eric Mancini antes era o 112º e agora aparece no 123º lugar.
No Sub 15, Eric Jouti ocupava a 66ª posição e agora está na 72ª, enquanto Hugo Calderano foi do número 126 para o 138.
No feminino, a China manteve as cinco primeiras posições, que não foram alteradas em relação ao mês massado: Zhang Yining, Guo Yue, Li Xiaoxia, Liu Shiwen e Guo Yan.
A melhor colocada entre as brasileiras é Lígia Silva (215), seguinda por Mariany Nonaka (295), Karin Sako (440) e Jessica Yamada (447). Na Sub 21 Maniany aparece na 104ª posição, seguida por Karin (190) e Jessica (195).

Tiro com arco: Aconteceu nesse fim-de-semana, o campeonato mundial de tiro com arco, na Coreia. O Brasil, no recurvo que é a prova olímpica, levou apenas atletas no masculino, já que as meninas não chegaram ao índice estipulado pela Confederação Brasileira. Na competição por equipes, o Brasil ficou na 29ª posição entre os 33 países. No individual, Klaus Van Bohn, principal promessa do Brasil na modalidade, ficou na 84ª posição na primeira fase e, no mata-mata, caiu logo na primeira rodada, diante do espanhol Daniel Morrilo por 107 a 97. Fabio Emilio, 90º na primeira fase, caiu também na primeira rodada por 109 a 103 para o alemão Sebastian Rohberg. O terceiro brasileiro, Daniel Xavier, perdeu por 113 a 105 para o chinÊs Yu Xing. Um especial sobre o evento será postado ainda essa semana.

Triatlo: Na última semana, dfivulguei que esse ano não teria mundial de triatlo e a principal prova do ano já teria ano. Pois bem, estava enganado. Existe sim um mundial esse ano e acotecerá na Austrália, no próximo fim de semana.

Vela: No campeonato mundial da classe RS:X, Bimba está na terceira posição após três dias de campeonato. No feminino, Patricia Borges não se classificou para a fotilha de ouro e está fora da disputa por medalhas.

Leia mais no blog

Tem twitter? siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário