Tenho visto muita gente, muita gente mesmo criticando a participação brasileira no mundial de natação. Vi Ricardo Prado(conversei com ele hoje, aliás), vi o fantástico jornalista de futebol Trajano criticando, o pessoal da Espn inteiro, aliás criticando. Descordo.
Até o momento o Brasil chegou a 15 finais. É o quarto país com mais finais até o momento, perdendo apenas para Eua, Grã Bretanha e Austrália, as três potências do mundo da natação. Digo desde já que sei que não somos uma potência na natação, estamos longe disso, mas dizer que nossa participação no mundial foi ruim eu descordo totalmente.
Que cesar cielo é um gênio, um Guga da natação eu concordo. Um talento que só ele tem. Provavelmente vai levar dois ouros neste mundial, quase deu uma medalha no 4x100m livre para o Brasil e pode levar o Brasil ao pódio no revezamento medley.
Mas temos muitos, muitos outros nomes que treinam no Brasil que foram muito bem nesse mundial que acaba domingo. Chegamos a 15 finais e eu não duvido que esse número pule para 20 até domingo. Na época de Gustavo Borges e Xuxa era só eles e pronto. Agora não, além de cielo, temos Kaio, Thiago, Nicholas, Gabriel, Gabriela, Henrique e muitos outros.
Esses citados estão quase lá. Quase na medalha, ficaram em quarto, quinto , sexto no mundial...Mas brigaram pela medalha, algo que o Brasil não fazia em tantas quantidades até outro dia. Vale lembrar que em 2007 foram quatro finais, em 2005 duas e 2003 apenas uma. Agora são 15. Mas para o brasileiro, o que importa é a medalha de ouro. Se chegar em quarto é decepção. Isso é um absurdo. O Thiago perdeu a medalha para dois americanos e um húngaro fenomenal. Os americanos com certeza tiveram muito, muito muito muiito mais investimento que o Thiago. E falam que ele amarelou e ficou em quarto...Acho que se no Brasil investisse o quanto reclamam, o Brasil seria campeão mundial de todas as modalidades.
Repito, não somos uma potência da natação. Mas crescemos, crescemos muito. Temos um longo caminho pela frente, mas marcamos presença em finais em todos os estilos.
Concordo, em gênero, número e grau, Guilherme. Ponderação não é ser pessimista em tudo nem ser ufanista como o Galvão, é enxergar a realidade. O Thiago foi muito bem, e 15 finais é um resultado excelente.
ResponderExcluirConcordo com a sua discordância Guilherme, com o perdão do trocadilho.
ResponderExcluirE o pessoal da ESPN é tristeza: nada presta, apenas o antigo é bom e todos os resultados são insignificantes.
Tb discordo do Trajano, sem dúvida alguma esta foi a melhor participação brasileira na história dos mundiais, tanto em n° de medalhas como em n° de finais e semi-finais.
ResponderExcluirPorém se fossemos transferir o desempenho em Roma p/ o programa olímpico cabe ressaltar alguns aspectos:
- A prova em águas abertas em que Poliana conquistou o bronze não é olímpica.
- Os 50 peito, prova que Felipe França conquistou a prata, tb não é olímpica.
- Cesão é um espetacular nadador, um fenômeno isolado do nosso esporte, mas se não treinasse e não tivesse a infra-estrutura que têm em Auburn ganharia as duas medalhas de ouro que ganhou ???
P.S. Em 2006 como não via mais evolução em sua carreira e progressão nos seus resultados, Cesão em conjunto c/ sua família, decidiu transferir-se p/ os EUA.