segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jogos da Lusofonia

O Brasil venceu mais uma vez os Jogos da Lusofonia, disputados esse ano em Lisboa, 2009. Tudo bem que, adversários como Portugal, Angola, Moçambique ou Macau são fraquíssimos, mas o Brasil fez sua obrigação e ficou na frente com um total de 75 medalhas, 33 de ouro, contra 71 de Portugal, 25 de ouro.

A competição mais interessante foi a do atletismo, em que Portugal marcou presença com seus medalhistas olímpicos como Nelson Evora, Francis Obikwelu, Rui Silva. Enquanto isso, o Brasil levou sua melhor equipe, mas sem seus três principais atletas, como Maurrem Maggi, Fabiana Murer e Jadel Gregório. Neste contexto, o Brasil terminou a frente com 46 medalhas (15 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze) e os donos da casa, 37 (15 ouros). Elisângela Adriano conseguiu sua melhor marca na temporada, com 17m06, e foi o destaque brasileiro. Luciamar Moura, com 11s30 nos 100m também foi destaque.

No basquete, o time masculino ficou na quarta posição. A derrota para Angola na semifinal até dá para entender, já que eles tem um time arrumadinho, presente sempre em olimpíadas enquanto o Brasil estava com uma espécie de time B. Mas perder para Portugal na luta pelo bronze foi demais, uma vergonha. Já o time feminino, representado pela seleção sub-19, perdeu para o time adulto de Portugal, o que não deixa de ser um péssimo resultados pois Portugal nunca teve tradição no esporte.

No futsal, o Brasil com uma equipe B não teve dificuldades para levar o título.A equipe do Brasil foi bicampeã com folgas. Venceu a final contra Portugal por 2 a 0. O título invicto do time treinado por Marcos Sorato teve números impressionantes: foram marcados 33 gols em quatro partidas, contra Guiné Bissau (15 a 0), São Tomé e Príncipe (9 a 2), Angola (7 a 0) e Portugal (2 a 0) e apenas dois gols sofridos. Fernandinho foi o artilheiro do torneio.

No judô, sem a presença de Telma Monteiro, principal nome da história do judô português, o Brasil fez a festa com 11 ouros nas 14 categorias. Destaque para Carlos Honorato, ouro até 100kg, Priscilla Marques, ouro no acima de 78kg, Raquel Silva até 52kg e Daniele Polzin até 48kg. Interessante falar também que o português que eliminou João Derly em Pequim também não esteve presente no evento.

No tawekondo, com uma equipe B, o Brasil conquistou três medalhas de ouro. O Brasil encerrou sua participação na disputa com seis medalhas (três de ouro, duas de prata e uma de bronze). José Eduardo Kuntgen (+80kg), Raphaella Silva (-67kg) e Fernanda Silva (-49kg) conquistaram ouro; as pratas foram conquistadas por Henrique Moura (-80Kg) e Natália Pires (-57kg); e Hellorayne Paiva (+67kg), foi bronze.

No tênis de mesa,o Brasil acabou perdendo para Portugal no masculino, tanto individual como por equipes, o que foi uma certa decepção, mesmo que não estivéssemos com a melhor equipe. No feminino, dominamos tudo, por equipes e individual. Porém, estávamos com nosso time principal.

No vôlei de praia, mesmo com nenhuma dupla famosa, o Brasil tinha uma obrigação de levar o ouro nas duas competições. No masculino, Jan e Thiago perderam a final para José Pedrosa e Hugo Gaspar, que estão em 106º do ranking mundial. No feminino, Lili e Luana ficou com ouro.
Tem twitter? Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

3 comentários:

  1. Bacana existir uma competição ligada a nossa língua.

    Quero ver é como os brasileiros vão se sair nos mundiais que estão começando a pipocar por aí...

    ResponderExcluir
  2. Opa. Aceito parceria sim. Já adicionei seu link.

    Parabéns pelo seu blog, muito bacana ver novos espaços valorizando o esporte olímpico nacional.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Basquete... pudera, uma equipe ridícula q foi convocada. Meu pai, Duda como armador... ele arma o jogo pra ele msm chutar (pior q erra td). É até bom o Brasil ter tomado "pau" pq aí Moncho faz um corte legal pra Copa América (corta Duda logo).
    p.s. só faltava o Brasil perder no futsal tb hauhauha

    Abração
    http://passequicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir