quinta-feira, 9 de julho de 2009

Especial Grand Slam de Judô

O judô está em seu primeiro ano com novo calendário, com quatro etapas de Grand Slam, parecido com o que ocorre com o tênis. Finalmente, os atletas estão ganhado prêmios pelas medalhas na competição. É o primeiro ano, mas o sucesso parece ser questão de tempo, principalmente a partir do ano que vem, quando os pontos já valerão para o ranking classificatório para os Jogos Olímpicos de 2012.
No Rio de Janeiro, no último fim-de-semana, foi disputado a terceira etapa do Grand Slam, envolvendo 10 medalhistas olímpicos estrangeiros, além de quatro brasileiros. Além disso, países como França, Rússia e Japão vieram com diversos atletas de ponta, aumentando ainda mais o nível da competição. Por isso, ficou complicado para os brasileiros que, mesmo contando com quatro atletas em cada categoria, saíram apenas com um ouro, o de Daniel Hernandez.

O ranking mundial já foi divulgado e o Japão mostra sua força tendo nada menos que 23 judocas entre os melhores do mundo (15 mulheres, 8 homens), apensar de ser apenas número um na categoria -63kg. Na Europa, França (15), Alemanha (12) e Rússia (12) estão na liderança, enquanto nos países Pan-americanos é o Brasil (8) que aparece no topo. Tunísia, com quatro, é o país africano com o maior número de atletas entre os melhores 10 do mundo.

Luciano Correia é líder do ranking mundial. Outros brasileiros também aparecem entre os dez primeiros do ranking mundial: Leandro Guilheiro (-73kg) e Sarah Menezes (-48kg) estão em quarto; Eduardo Santos (-90kg) é o sétimo com 288 pontos, seguido de perto por Tiago Camilo (240 pontos, em décimo) e Hugo Pessanha (228 pontos, em 12); João Derly (-66kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafaela Silva (-57kg) aparecem em oitavo.

Categoria até 48kg feminino: A decisão do torneio foi entra dois dos grandes nomes da categoria na atualidade. A francesa Frederique Jossinet, prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, dona de três medalhas em mundiais venceu a japonesa Emi Yamagishi , um dos principais nomes da categoria no Japão, maior escola de judô do mundo. Sarah Menezes confirmou a boa fase e ficou com uma das medalha de bronze na competição, perdendo por ippon a semi para Emi. O outro bronze ficou com a argentina Paula Pareto, medalhista em Pequim.
Categoria até 52kg feminino: A japonesa Yuka Nishida , bronze no mundial de 2007, ficou com a medalha de ouro a ovencer na final a francesa Audrey La Rizza , que este em Pequim. Erika Miranda perdeu na semifinal, de virada, para Rizza e ficou com o bronze, o mesmo acontecendo com Ilse Heylen , da Bélgica, quinta colocada em Pequim.
Categoria até 57kg feminino: O maior ícone do judô português, Telma Monteiro, ficou com a medalha de ouro sem maiores dificuldades, vencendo na final a japonesa Nae Udaka, medalha de bronze no campeonato japonês. A brasileira Rafaela Silva, ouro no mundial juvenil de 2008, ficou com um dos bronzes, ao lado da austríaca Sabrina Filzmoser, cinco vezes medalhista em campeonatos europeus.
Categoria até 63kg feminino: Medalha de ouro para a alemã Claudia Malzahn, que esteve em Pequim. Ela venceu no Rio a holandesa Anicka Van Endem, que ficou com a prata. Outra alemã, Claudia Ahrens , ficou com o bronze, ao lado da francesa Gervise Emane . Essa categoria segue como uma das piores do Brasil, com nenhuma das atletas chegando até as quartas-de-final. Daniele Yuri e o principal destaque.
Categoria até 70kg feminino: Ouro para a francesa Lucie Decosse, emdalha de prata olímpica, quatro vezes campeã europeia e campeã mundial, que venceu na final a alemã Kerstin Thiele, campeã mundial sub-20 em 2006. Os bronzes ficaram com a holandesa Edith Bosh, dona de duas medalhas olímpicas e trÊs mundiais, e com a colombiana Yuri Alvear . A melhor brasileira foi Maria Portela,que ficou em quinto, depois de vencer uma mexicana na primeira rodada. Mayra Aguiar, titular do Brasil, infelizmente segue lesionada.
Categoria até 78kg feminino: Dobradinha francesa, com ouro para Céline Lebrun, campeã mundial e vice-campeã olímpica, vencendo na final Stéphanie Possamai, dona também de uma medalha olímpica e uma mundial. Heide Wollert e Tomomi Okamura ficaram com o bronze, numa categoria em que as brasileiras não foram nem as quartas-de-final. Enquanto Edinanci não voltar aos tatames, essa categoria vai seguir mal no Brasil.
Categoria acima de 78kg: Ouro para a japonesa Tomomi Okamura, que tem uma medalha de bronze em Campeonatos Mundiais, que venceu na final a holandesa Carola Uilenhoed, que tem no currículo duas medalhas em mundiais. A alemã Franziska Konitz ficou com um dos bronzes e Melissa Mojica, de Porto Rico, com o outro. Com poucas mulheres inscritas nesse peso, o Brasil teve trÊs nas quartas-de-final, mas todas eliminadas: Priscila Marques, Samantha Soares e Rochele Nunes.

Categoria até 60kg masculino: O austríaco Ludwig Paischer, prata em Pequim, confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro, batendo na final o japonês Hiroaki Hiraoka . No pódio, ainda, tivemos Kisei Akimoto, do Japão, e Arsen Galstyan , da Rússia. Felipe Kitadai ficou na quinta posição.
Categoria até 66kg masculino: O bi campeão mundial, João Derly, caiu nas quartas-de-final, voltou a sentir uma lesão e está fora da Copa do Mundo desta semana, em Belohorizonte. Numa das mais fortes finais da competição carioca, o russo Alim Gadanov, quinto colocado em Pequim, venceu o mongol Khashbaatar Tsagaanbaatar, bronze em Pequim. O francÊs David Larose ficou com o bronze, ao lado do russo Musa Mogushkov .
Categoria até 73kg masculino: O belga Dirk Van Tichelt ficou com a medalha de ouro, ao vencer na final o duas vezes medalhistas olímpico, o brasileiro Leandro Guilheiro. O russo Mansur Isaev ficou com um bronze, enquanto o outro ficou com o atleta de Israel, Yoel Razvozov. Marcelo Contini ficou na quinta posição.
Categoria até 81kg masculino: Ouro para o russo Ivan Nifontov , que venceu na final o surpreendente brasileiro Elias Nacif. Um dos bronzes ficou com o japonês Masahiko Tomouchi enquanto o outro com o americano, campeão do Pan de 2007, Trevis Stevens. Flavio Canto, medalhista olímpico em 2004, ficou na quinta posição.
Categoria até 90kg masculino: O russo Kirill Denisov estragou a festa do Brasil. Com apenas nove atletas inscritos, o Brasil colocou três lutadores na semifinal, mas acabou com uma prata e dois bronzes. Hugo Pessanha, que na semifinal venceu o atleta olímpico Eduardo Santos, ficou com a prata, enquanto os bronzes foram para Eduarto e para o campeão mundial da categoria até 81kg, Thiago Camilo.
Categoria até 100kg masculino: Elco van der Geest, da Holanda, venceu na final o campeão mundial, Luciano Correia. O francÊs Thierry Fabre e o russo Askhab Kostoev ficaram com o bronze. Leonardo Leite ficou na quinta posição.
Categoria acima de 100kg masculino: Daniel Hernandez já foi quatro vezes quinto lugar em campeonatos mundiais. Em duas olimpíadas, ficou na sétima posição. Aos 30 anos, não é mais titular da equipe brasileira, mas conseguiu a medalha de ouro mais surpreendente do campeonato, vencendo judocas de primeiro escalão. A final, vencida por punião, foi emcima do japonês Hiroki Tachiyama, terceiro melhor judoca do Japão na categoria. Na semifinal, ele venceu o bicampeão mundial, o japonês Yasuyuki Muneta. Na primeira luta, venceu o russo Tamerlan Tmenov, sete vezes campeão europeu, duas vezes medalhista olímpico e quatro vezes medalhista em mundiais.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário