Foi disputado no último final de semana o campeonato europeu de judô, na Georgia. O equilíbrio foi tamanho que 27 países saíram medalhistas, com destaque para a Rússia, que levou cinco dos 14 ouros em disputa.
A competição foi importante também por ter tido implantada nela novas regras de competição, como o koka sendo eliminado e o golden score com tempo menor. A repescagem também mudou, com apenas os perdedores dos finalistas podendo voltar a lutar pelo bronze.
Categoria até 48kg feminino A francesa Frederique Jossinet, três vezes medalhista em campeonatos mundiais e prata na olimpíada de Atenas, ficou com a medalha de ouro ao vencer por ippon na final a húngara Eva Csernoviczki, a mesma que eliminou a brasileira Sarah Menezes da olimpíada de Pequim. Os bronzes ficaram com a alemã Michaela Baschin e com a atual campeã olímpica Alina Alexandra Dumitru, que era atual pentacampeã continental. A russa Bogdanova, quinta em Pequim, caiu na segunda fase diante da espanhola Oiana Blanco, por ippon. Blanco terminou a competição em quinto.
Categoria até 52kg feminino A russa Natalia Kuzyutina terminou com a medalha de ouro ao vencer na final por ippon a espanhola Ana Carrascosa.A holandesa Kitty Bravik foi bronze, ao lado da belga Ilse Heylen. Essa é uma categoria em que a Europa realmente não vem conseguindo grandes resultados, visto que em Pequim, as melhores colocadas foram Heylen e Carrascosa, que ficaram na sétima posição.
Categoria até 57kg feminino A portuguesa Tania Monteiro conquistou mais um título para sua vitoriosa carreira, vencendo na final, por yuko, a britânica Clark. Telma conquistou seu tri campeonato continental, tendo ainda no currículo duas medalhas em mundiais mas a decepção de ter caído na primeira rodada em Pequim. Já Clark, tinha eliminado na segunda luta a campeã olímpica de Pequim, a italiana Giulia Quintavalle . Os bronzes ficaram com a húngara Hedvig Karakas e com a francesa Morgane Ribout. A vice campeã olímpica, Deborah Gravenstijn , ficou na quinta posição.
Categoria até 63kg feminino A medalha de ouro ficou com a eslovena Urska Zolnir, medalha de bronze na olimpíada de Atenas e sétima colocada em Pequim. No europeu deste ano, ela venceu na final a russa Vera Koval por ippon faltando 50s para o fim da luta. A croata Marijana Miskovic e a israelense Alice Schlesinger foram bronze. A holandesa Elisabeth Willeboordse , medalhista de bronze em Pequim, ficou na quinta posição.
Categoria até 70kg feminino A francesa Lucie Décosse muidou de categoria e se mostrou muito bem preparada. Depois de uma prata em Pequim e um título mundial além de quatro europeus na categoria até 63kg, ela mudou para a categoria até 70kg e levou o ouro no europeu. Ela venceu na final a alemã Kerstin Thiele, que lutou no lugar da supercampeã Annett Boehm. A final foi decidida com um ippon a 1min49s do final. A holandesa Edith Bosch, bronze em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008 ficou com o bronze no europeu, depois de perder nas semi finais para Decosse. Catherine Jacqes, da Belgica, ficou com o outro bronze.
Categoria até 78kg feminino O ouro ficou com a espanhola Esther San Miguel, que conquistou pela segunda vez o título, ao vencer na final no golden score a ucraniana Maryna Pryshchepa. A bielorussa Sviatlana Tsimashenka e a alemã Heide Wollert ficaram com os bronzes. Céline Lebrun, que já foi medalhista olímpica na categoria até 70kg, foi quinta colocada
Categoria acima de 78kg feminino A russa Elena Ivashchenko, que já foi duas vezes medalhista em mundiais mas não disputou a última olimpíada, ficou com a medalha de ouro ao vencer por waza-ari a polonesas Urszula Sadkowska. A turca Gülşah Kocatürk e a alema Franziska Konitz ficaram com os bronzes. A categoria não é das mais fortes na Europa, sendo dominada amplamente pelas asiáticas, visto que é a mais tradicional do judô.
Categoria até 60kg masculino O russo Arsen Galstyan, de 20 anos e campeão mundial júnior, terminou com a medalha de ouro ao vencer na final com dois waza-aris, o ucraniano Georgiy Zantaraya. Arsen teve uma atuação fenomenal, vencendo três de suas quatro lutas por ippon, numa categoria com tantos nomes importantes. Os bronzes ficaram com Nestor Khergiani, medalha de bronze na categoria na olimpíada de Atenas e dono de 10 medalhas em campeonatos europeus, sem nenhum título, e com o atual medalhista de prata olímpico, o austríaco Ludwig Paischer, que era o atual campeão europeu. Khergiani venceu Paischer nas quartas-de-final com um belo ippon faltando 2 minutos para o fim da luta. O holandês Ruben Houkes, bronze em Pequim e campeão mundial em 2007 , foi quinto colocado
Categoria até 66kg masculino Miklós Ungvári, da Hungria, duas vezes medalhista em campeonatos mundiais ficou com o ouro ao vencer o polonês Tomasz Kowalski na final. As medalhas de bronze ficaram com o russo Alim Gadanov, quinta colocado em Pequim, e com o lituano Deniss Kozlovs.
Categoria até 66kg masculino Miklós Ungvári, da Hungria, duas vezes medalhista em campeonatos mundiais ficou com o ouro ao vencer o polonês Tomasz Kowalski na final. As medalhas de bronze ficaram com o russo Alim Gadanov, quinta colocado em Pequim, e com o lituano Deniss Kozlovs.
Categoria até 73kg masculino Medalha de ouro para o ucraniano Volodymyr Soroka que conquistou seu primeiro título importante na carreira, ao vencer na final o holandês Dex Elmont por ippon. O francês Gilles Bonhomme foi bronze, ao lado de Marcel Trudov, da Moldovia. Elnur Mammadli , do Azerbaijão é o atual campeão olímpico, mas nao disputou a competição, dando lugar a seu compatriota Elchin Gasimov, que ficou em nono.
Categoria até 81kg masculino Ouro para o russo Ivan Nifontov, um dos atletas novos da Rússia, que nunca passou de um terceiro lugar nos campeonatos internos. Ele venceu na final por ippon o italiano Antonio Ciano. Aljaz Sedej e Levan Tsiklauri, da Eslovênia e Georgia, levaram bronze. A grande zebra foi a quinta colocação do campeão olímpico Ole Bischof que levou um ippon Axel Clerguet, que também terminou em quinto, e depois não foi bem na repescagem. O holandês Guillaume Elmont, que perdeu o bronze em Pequim para Tiago Camilo e ficou em quinto, perdeu na segunda luta do europeu, para Antonio Ciano.
Categoria até 90kg masculinoAndrei Kazusenok, medalhista de bronze no mundial de 2005 e sétimo colocado na olimpíada de Pequim, levou ouro para a bielorussia, vencendo na final o atleta da casa Varlam Liparteliani no golden score. Elkhan Mammadov, do Azerbaijão, e Karolis Bauza da Lituânia, foram bronze. A grande surpresa foi a sétima posição do russo Ivan Pershin, que foi quinto na olimpíada de Pequim e tem uma medalha em mundial no currículo. Ele caiu diante de Kazusenok nas quartas-de-final, com um ippon faltando 2 minutos, quando já perdia a luta e era dominado. Irakli Tsirekidze, campeão mundial em 2007 e olímpico em 2008, não disputou o europeu realizado em seu país.
Categoria até 100kg masculino Ouro para o russo Tagir Khaibulaev, que venceu na final o holandês medalhista de bronze em Pequim, Henk Grol, que era o campeão europeu, de 2008. Jevgeņijs Borodavko, da Latuania, e o romeno Daniel Brata foram bronze. Quem decepcionou foi o quinto colocado em Pequim, Levan Zhorzholiani , que lutando em casa acabou caindo na primeira rodada.
Categoria até 100kg masculino Ouro para o russo Tagir Khaibulaev, que venceu na final o holandês medalhista de bronze em Pequim, Henk Grol, que era o campeão europeu, de 2008. Jevgeņijs Borodavko, da Latuania, e o romeno Daniel Brata foram bronze. Quem decepcionou foi o quinto colocado em Pequim, Levan Zhorzholiani , que lutando em casa acabou caindo na primeira rodada.
Categoria acima de 100kg masculino Ouro para Martin Padar, da Estonia, que venceu na final o holandês Grim Vuijsters no golden score. O campeão olímpico de 2004, Ihar Makarau, ficou com o bronze, ao lado do russo Aleksandr Mikhailine. Aleksandr já foi quatro vezes campeão mundial, mas nunca medalhista em olimpíada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário