sábado, 2 de maio de 2009

Prova à prova- Luta livre até 48kg feminino


A luta livre feminina começou a ser disputada em olimpíada em 2004, em Atenas, em um marco do feminismo, principalmente depois que em 2000, o levantamento de peso passou também a ser um esporte para mulheres. Agora, apenas o boxe, dos esportes olímpicos, não tem uma competição feminina.

Entretanto, a luta livre ainda tem apenas quatro categorias para as mulheres, até 48kg, até 63kg, até 72kg e acima de 72kg. Em campeonatos mundiais, as disputas femininas são divididas em sete categorias, algo que a Federação Internacional está pedindo junto ao COI para que ocorra também nas olimpíadas.

Cada combate consiste em dois rounds de 3min de duração cada um, com um intervalo de 30s entre os rounds. Quando um dos lutadores, tanto na luta greco-romana, quanto na luta livre, conseguir fixar os ombros do adversário no chão, é caracterizada uma queda, ou seja, o autor do golpe é, automaticamente, declarado vencedor. Além da queda, um combate pode ser decidido pela soma de pontos que cada atleta conquista. Um movimento bem-sucedido, como um golpe aplicado com propriedade, vale pontos.

Conforme o grau de dificuldade de cada golpe, o lutador soma pontos de 1 a 5. Se conseguir uma vantagem de dez ou mais pontos, vence a luta. O golpe de chão (girar o adversário sobre os ombros dele, sem encostar as costas no chão) vale 2 pontos; o de média amplitude (projetar o adversário a uma altura média do chão) vale 3; o golpe de grande amplitude (pegar o adversário pela frente ou por trás para projetá-lo para trás, por cima dos ombros), 5 pontos. Em caso de empate ou quando nenhum dos dois lutadores conseguir marcar pelo menos três pontos, o combate é prorrogado em mais um round de três minutos. Se mesmo assim nenhum dos dois lutadores desempatar a luta ou não atingir os três pontos mínimos, a definição do vencedor fica a cargo dos juízes.

Há três juízes, dos quais apenas um, o mediador, fica no tablado. A área de combate é um tapete quadrado de 8 metros de lado com no máximo 10 centímetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 por 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.

Hoje falaremos da categoria até 48kg feminina, a mais leve da competição. O Japão, grande força mundial entre as mulheres no esporte, não levou ouro em nenhuma das competições da categoria, saindo como vice campeã tanto em 2004 como em 2008.

A ucraniana Irini Merleni saiu com a medalha de ouro, vencendo na final a japonesa Chiharu Icho, irmã da campeã olímpica da categoria até 63kg Kaori Icho, que também acabou derrotada na final da olimpíada de 2008, perdendo para a canadense Carol Huynh por 2 rounds a zero. Esse resultado foi uma surpresa imensa, visto que a canadense tinha vind ode dois quintos lugares em campeonatos mundiais, enquanto a japonesa já tinha sido campeã mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário