sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Grand Slam de Paris de Judô

Em mais uma postagem "Se a olimpíada fosse em 2009", vamos falar do Grand Slam de Paris de Judô, que aconteceu no final de semana passado. Foi a primeira grande competição do novo ciclo olímpico do judô que agora tem novas regras e novo ranking, muito parecido com o circuito mundial de tênis. Teremos o campeonato mundial e o masters valendo mais pontos, seguido de quatro grand slams e de etapas de Copa do Mundo. O Brasil sediará um dos Grand Slams, no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes em Paris 22 dos 56 medalhistas de Pequim, inclusive nossa Ketlyn Quadros. A França, uma das maiores forças do judô mundial, foi representado por quatro atletas por categoria, enquanto grandes países como Japão e Coréia levaram duas equipes completas, assim como Rússia e Grã Bretanha
Categoria até 48kg feminino: França e Japão dominaram a categoria, com duas atletas no pódio de cada país. A medalha de ouro ficou com a japonesa Emi Yamashachi que venceu na final por dois yukos a francesa Frederique Jossinett. Jossinett havia vencido na semi final sua compatriota Aurore Clemence, enquanto Emi passou pela também japonesa Tomoko Fukumi.
A única medalhista olímpica de 2008 que esteve na chave foi a vice campeã, a cubana Yanet Bermoy, que venceu a primeira luta mas caiu nas oitavas de finais diante de Clemence.
Duas brasileiras estiveram na categoria em busca de pontos para o ranking mundial. A nossa atleta olímpica Sarah Menezes venceu a primeira luta diante da chinesa Shugen Wu e caiu nas quartas de finais diante de Clement, na decisão dos juízes. Já Daniele também ficou nas quartas de finais, perdendo para Fukumi.
Categoria até 52kg feminino A russa Natalya Kuziutina ficou com a medalha de ouro ao bater a francesa Audrey La Riza na final. A japonesa Misato Nakamura, medalhista de bronze em Pequim, ficou com o bronze depois de perder para La Riza nas semi finais. O outro bronze ficou com Kyoung Ok Him. Nenhuma brasileira disputou a competição.
Categoria até 57kg feminino A grega Youlietta Boukevara ficou com a medalha de ouro ao bater na final a francesa Morgani Ribout. Barbara Harel, da França, que esteve em Pequim ficou em terceiro junto com a japonesa Matsumoto. A brasileira Ketlyn Quadros, única medalhista em Pequim na categoria que esteve em Paris, caiu na primeira fase diante da romena Corina Caprioriu.
Categoria até 63kg feminino Final japonesa. Yoshie Ueno ficou com a medalha de ouro vencendo na final Nozoni Hirai. A russa Vera Koval foi bronze, juntamente com a croata Marijiana Miskovic. A brasileira medalha de ouro no mundial junior Camila Minakawa perdeu para Ueno logo na primeira luta. A holandesa Elisabeth Willeboordse, bronze em Pequim, ficou na quinta posição depois de perder para Vera Koval nas quartas de finais.
Categoria até 70kg feminino Lucie Decosse ficou com a medalha de ouro ao vencer a final francesa diante de Marie Pasquet. A chinesa Shoumell Du e a alemã Kertin Thielle ficaram com a medalha de bronze na competição que não contou com a presença de brasileiras. Decosse foi medalha de prata nas olimpíada de Pequim enquanto Edith Bosh, holandesa bronze em Pequim, caiu nas oitavas de finais dianteda japonesa Yoriko Kohinara.
Categoria até 78kg feminino A categoria de Edinanci Silva foi a mais forte da competição, com três das quatro medalhistas olímpicas, mas sem a participação da nossa Edinanci. A francesa Celini Lebrum ficou com a medalha de prata vencendo na final a holandesa Marhinde Verkerk. Xiuli Yang, da China, campeã olímpica em Pequim, foi bronze depois de levar um ippon nas semi finais de Verjerk. O outro bronze ficou com a ucraniana Maryna Prynschepa. A coreana Gyeong Mi Jeong , medalha de prata em Pequim, caiu na segunda luta diante da portuguesa Yahima Ramirez. Stephanie Possamai, bronze em Pequim, caiu nas quartas de finais diante da vice campeã Verkerk.
Categoria acima de 78kg: A chinesa campeã olímpica Weng Tong ficou com a medalha de ouro ao vencer na final a cubana Idalis Ortiz, que ficou com o bronze em Pequim. Na França, os bronzes ficaram com Elena Ivashenko, da Rússia, e Magumi Tahimoto do Japão.

Categoria até 60kg masculino: O francês Dimitri Dragin ficou com a medalha de ouro ao vencer na final o georgiano Amiran Papinashvili. Ludwlg Paisher, da Áustria, vice campeão olímpico em 2008, foi bronze, ao lado de Gwang Shoi, da Coréia. O uzbeque Rishod Sobirov, bronze na olimpíada, foi eliminado nas quartas de finais.
Categoria até 66kg masculino Massato Ushishiba ficou com a medalha de ouro, confirmando ofavoritismo já que é o atual campeão olímpico. Na final, venceu o francês Benjamin Darbelet, reeditando a final olímpica. Os bronzes ficaram com Jeong An, da Coréia, e com Mikolos Ukvari, da Hungria.
Categoria até 73kg masculino Ki Chun Wang, vice campeão olímpico, confirmou ofavoritismo e levou o ouro, vencendo nafinal o cubano Yordanis Arenciba, medalha de bronze em Pequim 2008. Os bronzes ficaram com o alemão Mario Shendell e com o francês Gilles Bonhome.
Categoria até 81kg masculino: Final sul-coreana. Dae Nan Song venceu seu compatriota e medalhista debronze em Pequim Jae Bum Kim. Os bronzes ficaram com o russo Ivan Ninfotov e com o francÊs Axel Glerget.
Categoria até 90kg masculino:Na única categoria sem medalhistas olímpicos na disputa, o ouro ficou com o francês Ives Dafreville, que venceu na final o japonês Takashi Onu. Krill Denisov, da Rússia, e o alemão Michael Pinske foram os medalhistas de bronze. Hugo Pessanha perdeu para um judoca da Georgia na primeira luta.
Categoria até 100kg masculino O japonês Takamasa Anai ficou com a medalha de ouro ao vencer na final o bielorusso Yauhen Baudolin. Os bronzes ficaram com o alemão Dimitri Peters e com o romeno Daniel Brata. O campeão olímpico Irakli Tsirekidze estava inscrito no torneio mas não competiu, enquanto o campeão mundial de 2007, Luciano Correa, ficou na quinta posição.
Categoria acima de 100kg masculino O gigante francês Teddy Rinner ficou com a medalha de ouro, confirmando o favoritismo depois do bronze olímpico, quando era favorito. Alexsander Mikhalyn ficou em segundo lugar enquanto o uzvbeque Abduliu Tangriev e o francÊs Pierr Robin ficaram com o bronze. Tangriev foi medalha de bronze em Pequim. O cubano Oscar Brysson, campeão pan-americano e bronze na olimpíada, ficou nas quartas de finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário