segunda-feira, 1 de junho de 2009

Resumo da semana

Atletismo: Foram disputadas quatro provas na primeira etapa do Troféu Brasil de atletismo, em Bragança Paulista: O Lançamento de martelo, masculino e feminino, além do decatlo e heptatlo. A competição segue neta quinta feira com as demais provas, no Rio de Janeiro.

O primeiro título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2009 teve como dona Katiuscia de Jesus. A atleta da BM&FBovespa venceu o lançamento do martelo conseguindo 59,34 m no 5º lançamento e 59,83 m, no sexto. E Josiane Soares (REDE Atletismo), que começou com 59,29 m e liderou por quatro séries, ficou com a medalha de prata.

No lançamento do martelo masculino, a esperada vitória de Wagner Domingos (BM&F), com 67,85 m, seguido de Allan Wolski (PINHEIROS), com 62,77 m, e Marcos dos Santos, também da BM&F, bronze com 60,56 m.

Com novo recorde pessoal, Anderson Venâncio venceu o decatlo, com 7.712 pontos. O atleta da BM&F declarou que "esperava um bom resultado, mas fui melhor". Anderson comemorou a classificação para o Campeonato Sul-Americano, junto com o vice-campeão Carlos Chinin, seu colega de equipe, que somou 7.690 pontos. "Ele (Chinin) ainda sente dores, de uma lesão de que está se recuperando", explicou seu técnico, Neilton Moura. "Vamos ver se no Sul-Americano ela faz o Índice para o Mundial", disse Neilton. Ivan Scolfaro (REDE) foi o terceiro, com 7.650 pontos.
No heptatlo, Lucimara Silvestre venceu com recorde do torneio, ao somar 5.884 pontos. O anterior era 5.802 pontos e pertencia a Euzinete Reis, desde 1998.
Vanessa Spínola, colega de Lucimara na REDE, que marcou 5.763 pontos, novo recorde sul-americano juvenil (o anterior, dela, mesma, era 5.467 pontos, estabelecidos em 2008, no Rio de Janeiro). Agora ela, que fez seis de suas sete melhores marcas na carreira, é líder do ranking mundial juvenil do ano.
A campeã olímpica teve uma performance bem abaixo do normal, terminando o evento com um salto de 6,61 m. Ela queimou duas tentativas e não superou a marca dos 6,50 m nos outros três saltos validados na prova.Se a campeã olímpica frustrou, outra brasileira roubou a cena e Keila Costa conquistou a medalha de prata, com 6,65 m. Ela só foi superada pela norte-americana Funmi Jimoh, com 6,74 m. A eslovaca Jana Veldakova completou o pódio.

Terça-feira que vem, dia 9, publicarei um especial sobre o atual momento das provas combinadas no Brasil.

Paralelo ao Trofeu Brasil, foi disputada a Copa Pan-americana de provas combinadas, em Havana. Sem seus principais atletas, que estavam na disputa no trofeu Brasil, Francisco Irlândio da Silva, sétimo do Ranking Nacional em 2008, e Karine Rambo Farias, sexta entre as mulheres no ano passado, com 5.373 pontos disputaram a prova, mas ficaram distantes da medalha. Chico terminou em 14º depois de não terminar a provas dos 400m, o que o fez perder no mínimo 700 pontos, e Karine foi 12ª.

Foi disputado também neste final de semana o Gp sul-americano de Cochabamba. FABIANA DOS SANTOS MORAES os 100m com barreiras, melhorando sua marca pessoal para 13s16, e ficando a apenas 5 centésimos de segundo do índice B para o Campeonato Mundial. Ainda na Bolívia, Lucimar Moura venceu com 11s37 os 100m rasos no segundo gp e 11s35 no primeiro, cada vez mais próximo de seu recorde sul-americano que é de 11s17 desde 1999. Wanda venceu os 200m com 23s31, enquanto Codó venceu os 100m com 10s25 no segundo gp e Vicente Lenílson venceu com 10s29 o segundo gp.
Nos 400m, Emily Ribeiro marcou 52s81 e Josiane Tito 52s89 para fazerem dobradinha brasileira no segundo gp.
O Brasil conseguiu uma vitória e duas segunda colocações na Maratona de São Paulo, a principal prova desta distância disputada no país. O melhor resultado foi na prova feminina, com vitória da baiana Marizete Moreira dos Santos. Entre os homens, Franck Caldeira conseguiu a segunda colocação, com mais um triunfo africano, Elias Kemboi Chelimo.


Basquete: O Brasil teve um final de semana triste no basquete. A pior notícia, para mim, foi a terceira posição no sul-americano masculino sub-17, perdendo na semifinal para o Uruguai, na prorrogação. Depois, na disputa do bronze, o time levou a melhor sobre a Venezuela e garantiu presença na Copa América sub-18. Que a nova geração brasileira perca para Argentina, que no fim se saiu campeã, ""tudo bem""" mas nossa nova geração está inclusive atrás do Uruguai.
Amanhã, teremos um especial sobre o atual momento do basquete masculino

Ainda no basquete, quem previa uma final brasileira na NBA se decepcionou com as derrotas de Denver Nuggets, de Nenê, e de Cleveland Cavaliers, de Anderson Varejão. Nenê ainda fraturou o braço e pode ser dúvida para a Copa América de agosto. Apesar das derrotas, os brasileiros encerram uma temporada brilhante, em que foram fundamentais nas campanhas de seus times.

Na NBB, O Flamengo é o primeiro finalista AO VENCER Ciser/Araldite/Univille/Joinville por 109 a 94 (61 a 44 no primeiro tempo) e fechAR a série em três a zero, diante de mais de três mil torcedores que lotaram o ginásio do Tijuca Tênis Clube. Na outra semifinal, 2x1 para Universo frente ao Minas.
Boxe: O boxeador Esquiva Florentino foi eleito pela comissão técnica da Seleção Brasileira de Boxe o melhor lutador da primeira etapa do Torneio das Estrelas 2009, evento realizado em Santo André no último fim-de-semana, que contou com a presença dos principais atletas brasileiros.
Esquiva, que defende o Clube São Caetano, lutou na categoria até 69kg e precisou de três vitórias para ganhar a medalha de ouro na categoria, inclusive diante do campeão dos Jogos Pan-americanos do Rio em 2007, Pedro Lima, numa luta equilibrada que terminou com o placar de 20x19.
Quadrifinalista da Olimpíada de Pequim-2008, Paulo Carvalho também saiu com a medalha de ouro, ao vencer suas três lutas na categoria até 51kg. Outro destaque foi Yamaguchi Florentino, irmão de Esquiva, que saiu vencedor da categoria até 75kg.
O torneio, disputado no Clube Santo André, é um dos critérios da Comissão técnica para a convocação da Seleção Brasileira que vai ao Mundial de Boxe Amador, em Milão (ITA), entre agosto e setembro.
Canoagem slalom: Gustavo Selbach conquistou o título da categoria K-1 do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado no último domingo, na cidade de Cerquilho, no interior de São Paulo. Com a vitória, o representante brasileiro nas Olimpíadas de Barcelona-1992 e Atlanta-1996, chegou ao número de 20 conquistas nacionais na modalidade.O gaúcho, único atleta da história da canoagem slalom brasileira a medalhar em um Mundial, foi bronze no Campeonato Júnior de 1992, completou sua descida em 1m30s459, menos de três décimos à frente do vice-campeão, o também gaúcho Mauri Tavares. Na categoria C-1, o campeão foi Cassio Petry, participante da Olimpíada de Sydney-2000, que terminou sua descida com a marca de 1m40s138. Já entre as mulheres, o título ficou com Poliana de Paula, 14ª colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, que terminou com o tempo de 1m46s699 e venceu a prova do K-1.
A competição, que contou com a presença de 110 atletas, valeu como seletiva para o Campeonato Pan-Americano da modalidade marcado para os dias 2 e 3 de agosto na cidade de Kananaskis, no Canadá. O Mundial da categoria acontece em setembro, na Espanha, e a equipe será definida após o Itaipu Internacional, torneio que envolverá atletas estrangeiros, nos dias 25 e 26 de julho, em Foz do Iguaçu.
Ginástica: seleção brasileira de ginástica artística, que disputou sete finais, conquistou neste sábado (30), três medalhas na Copa do Mundo, na cidade de Moscou, na Rússia.A primeira medalha foi de Diego Hypólito no solo, ao somar 15,650 pontos.O ginasta disputou também a final de salto não realizou uma boa prova, caiu em um dos saltos e terminou em oitavo lugar.No masculino Sergio esteve presente na final de argolas, e ficou na oitava colocação.
Já no feminino, a ginasta Ethiene Franco confirmou sua boa fase em etapas da copa do mundo e conquistou mais duas medalhas para o Brasil. A atleta que disputou finais em todos os aparelhos conquistou o bronze na trave, com a nota 13,950, e também no solo com 13,750. os outros dois aparelhos Ethiene ficou em quinto na paralela e sexto no salto. Bruna Leal, com uma lesão no cotuvelo, viajou mas não competiu.

Hipismo: O brasileiro Rodrigo Pessoa venceu o Grande Prêmio de Roma, na Itália. Na disputa, ele ficou com o melhor tempo do dia e subiu ao lugar mais alto do pódio. No dia anterior, Na Itália, o tricampeão da Copa do Mundo, levantou a taça do Mini GP do CSI 5* de Roma com o cavalo Cazino, de nove anos. Com uma pista bem rápida no desempate, o conjunto brasileiro ganhou com o ótimo tempo de 34s 95, sem penalidades.
Saltando no CSI 4* de Wiesbaden, na Alemanha, o brasileiro Doda Miranda subiu no lugar mais alto do pódio da prova com obstáculos a 1,50m. Na Copa das Nações do torneio, envolvendo quatro atletas de cada país, o Brasil ficou em terceiro.

Judô O Brasil conquistou duas medalhas no Grand Slam de Moscou, um dos principais eventos do ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Luciano Corrêa conquistou a prata entre os meio-pesados, enquanto Tiago Camilo, estreando no peso médio, foi bronze. Neste domingo (31), Eduardo Santos, também no médio, ficou em quinto lugar, repetindo a colocação de Leandro Guilheiro (leve) na véspera. Luciano marcou mais 180 pontos no ranking mundial, Tiago somou seus primeiros 120 pontos enquanto Eduardo e Leandro fizeram 60 pontos cada.

“Me surpreendi por ter competido tão bem na nova categoria logo na primeira competição. Fico feliz com o bronze, embora saiba que poderia ter ido mais longe até. De qualquer forma, talvez uma medalha de ouro escondesse as coisas que ainda preciso trabalhar para estar mais bem adaptado ao médio (-90kg)”, afirmou Camilo, que está com 88,5kg.

Um especial sobre a competição será feito durante a semana pelo blog.

Polo aquático: O Pinheiros se sagrou campeão da Copa Brasil de polo aquático, ao derrotar por 8 a 4 (0-0, 1-2, 4-1 e 3-1) o Paulistano, na piscina do CAP. Com o resultado, o ECP completou 48 jogos invictos. O Pinheiros aproveitou o seu melhor preparo físico e opções no banco para liquidar o jogo no terceiro quarto. Amanda, Luiza e Melina foram perfeitas nas conclusões.. Excelente a vinda de Toesja (holandesa de alto nível), e Noeki(campeãoolímpica pela Holanda em 2008)que ao lado de Mayla, Camila e Cris, reanimaram o Paulistano e a competição. Na disputa do bronze, o renovado Paineiras, com grande atuação da goleira Mirella e da capitã Vivi Costa, ganhou de 7 a 6.

Tênis Em Roland Garros,os brasileiros André Sá e Marcelo Melo caíram na primeira rodada do torneio de duplas, mostrando que estão realmente em má fase, o que é uma pena pelo potencial que tem. Já Bruno Soares e Kevin Ullyett fizeram boas partidas mas acabaram caindo nestaz segunda-feira, nas quartas-de-final, diante dos cabeça de chave 3, Leander Paes e Lukas Dlouhy.

Os três duplistas brasileiros seguem em Roland Garros nas duplas mistas. Ai Sugiyama (JPN)/André Sá (BRA) enfrentam o cabeça 1, Liezel Huber/Bob Bryan. Vania King (EUA)/Marcelo Melo (BRA) pegam Sybille Bammer (AUT)/Lukasz Kubot enquanto bruno deve jogar somente nesta terça-feira.
Na categoria juvenil,o Brasil começou com vitórias no torneio de Rolad Garros. O pernambucano José Pereira Júnior, o alagoano Tiago Fernandes e Guilherme Clezar venceram na primeira rodada.
O principal favorito na "Jornal da Cidade Tênis Cup", torneio future de US$ 10 mil, Júlio Silva foi surpreendido na decisão pelo cabeça-de-chave número 8 Fernando Romboli, que ficou com o título do evento jogado em quadras de saibro em Ribeirão Preto por 6/4, 3/6 e 6/4.
Natação: Como o blog havia dito que seria muito provável que acontecesse, a seleção brasileira de natação que disputará o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, de 26 de julho a 2 de agosto, cresceu. Leonardo Guedes, da Unisul/SC, passou a integrar o time devido a desistência do nadador Gabriel Mangabeira, do Pinheiros/SP, em nadar uma de suas provas, os 100m costas.

Võlei de praia: Os brasileiros Harley e Alison conquistaram a medalha de ouro da etapa de Myslowice (Polônia) do Circuito Mundial de vôlei de praia. A dupla encerrou sua campanha invicta com uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 25-23 e 21-17, sobre os norte-americanos Fuerbringer e Jennings.
Com o pódio deste domingo, a parceria, que foi formada no início deste ano, completou um início de temporada quase perfeito, com quatro medalhas em quatro etapas disputadas: ouros em Myslowice e Xangai, prata em Brasília e bronze em Roma.

Foi uma campanha perfeita, coroada com a medalha de ouro. Neste domingo, Maria Elisa e Talita fizeram mais um grande jogo, venceram as norte-americanas Ross e Kessy por 2 sets a 0 (22-20 e 21-16) e venceram a etapa de Seul do Circuito Mundial de vôlei de praia.
Das quatro etapas de Circuito Mundial disputadas em 2009, o novo time subiu ao pódio em três ocasiões (ouros em Xangai e Seul e prata em Osaka), tendo como único resultado ruim o 13º lugar na rodada inaugural, em Brasília. Das quatro etapas de Circuito Mundial disputadas em 2009, o novo time subiu ao pódio em três ocasiões (ouros em Xangai e Seul e prata em Osaka), tendo como único resultado ruim o 13º lugar na rodada inaugural, em Brasília.
Renata e Val tiveram trabalho, mas bateram as tchecas Klapalova e Petrova por 2 sets a 1 (21-17, 20-22 e 15-11), em 49 minutos, e asseguraram a medalha de bronze em Seul.

Volei:A seleção brasileira masculina de vôlei garantiu neste domingo o título do Torneio da França, campeonato amistoso disputado neste final de semana. Na última partida, os comandados de Bernardinho venceram a seleção B local por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-17, 22-25 e 25-22.Com a vitória, o Brasil chegou a seis pontos na competição, assegurando a medalha de ouro. Dos vice-campeões olímpicos em Pequim, apenas três disputaram os amistosos na Europa: Escadinha, Bruninho e Murilo. Giba e Rodrigão, inscritos para a Liga, se apresentam nesta segunda-feira no Centro de Treinamento de Saquarema.A seleção brasileira masculina de vôlei garantiu neste domingo o título do Torneio da França, campeonato amistoso disputado neste final de semana. Na última partida, os comandados de Bernardinho venceram a seleção B local por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-17, 22-25 e 25-22.Com a vitória, o Brasil chegou a seis pontos na competição, assegurando a medalha de ouro. Dos vice-campeões olímpicos em Pequim, apenas três disputaram os amistosos na Europa: Escadinha, Bruninho e Murilo. Giba e Rodrigão, inscritos para a Liga, se apresentam nesta segunda-feira no Centro de Treinamento de Saquarema.

Vela: Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram neste domingo uma experiência inédita. Com um terceiro lugar na Medal Race, eles conquistaram pela primeira vez o título do torneio de Star da tradicional Delta Lloyd Regatta, um Grand Slam da vela, na cidade de Medemblik, na Holanda. A dupla brasileira fez uma regata tranqüila, apenas administrando a vantagem que obteve desde a largada para os alemães Alexander Schlonski e Frithjof Kleen, que eram os segundos colocados e única ameaça para os líderes brasileiros. O torneio reuniu 28 veleiros na fase classificatória, entre eles o dos brasileiros Lars Grael e Renato Tinha Moura, que terminaram em 11º lugar, com 66 pontos perdidos.
Ja Bruno Fontes, na classe laser, quebrou o mastro ainda na primeira regata a 100 metros da chegada quando estava na 6 posição entre os 120 velejadores do campeonato. Com isso o catarinense não completou nenhuma das duas primeiras regatas, o que complicou sua vida para o resto da competição. Apesar de três vitórias e dois segundos lugares nas regatas seguintes, ele acabou apenas na 22ª colocação, graças também a uma desclassificação em uma prova que terminou em 3º.
Na rs:X, Bimba terminou na quarta posição, com dois segundos lugares e três terceiros lugares nas 10 regatas, regularidade que o levou a uma importante colocação final. Henri Boering o vigésimo quinto na Finn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário