sábado, 6 de junho de 2009

prova à prova- plataforma saltos ornamentais

Continuando a série para explicar todas as provas das olimpíadas, vamos falar da plataforma, tanto masculino como feminino, nos saltos ornamentais.
A competição é disputada dos 10m desde 1904 entre os homens e as mulheres saltaram pela primeira vez em 1912.

Entre os homens, os EUA dominaram grande parte do primeiro século de competição, com oito das 10 primeiras medalha de ouro. O grande destaque foi Samuel Lee, que levou a medalha de ouro nas duas olimpíadas pós guerra, 1948 e 1952.

Na segunda metade do século, apesar da manutenção de um domínio norte-americano o grande nome da prova foi o italiano Klaus Dibiasi, que levou a medalha de ouro em 1968, 1972 e 1976. Ele ainda havia sido prata em 1964, quando viu o americano Bob Webstar conquistar seu bicampeonato.

Porém, apesar de tantos nomes importantes, o mais lendário dos saltadores é o americano Greg Louganis. Ele, campeão olímpico em 84, foi campeão olímpico também em 1988. Porém, seu mais emblemático caso foi na prova de trampolim nos Jogos de 1988, em que em um de seus saltos ele bateu a cabeça no trampolim durante a execução e teve um ferimento forte, quase desmaiando. Pouco depois, voltou para as piscinas e conquistou o ouro.

As provas de plataforma masculina são as únicas em que não se vê um domínio total da China. Na última olimpíada, o único ouro que os donos da casa não levaram foi na plataforma, em que o australiano Matthew Mitcham ficou à frente de Xhou Luxin.

Entre as mulheres, o domínio chinês chegou antes. O primeiro título do país veio com Zhou Jihong, em 1984, e desde então apenas Laura Wilkinson (EUA) e Chantelle Newbery(AUS) tiraram ouro das chinesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário