Armênia
Area: 29.749 km²
População: 2.967.004
Média de idade: 31
Expectativa de vida: 72
PIB: 12,07 bilhões
População: 2.967.004
Média de idade: 31
Expectativa de vida: 72
PIB: 12,07 bilhões
A Armênia vem crescendo no mundo do esporte, principalmente em provas como lutas olímpicas, levantamento de peso e boxe. O país tinha apenas um ouro, uma prata e um bronze até os Jogos de Pequim, quando o país trouxe 6 medalhas, todas de bronze.
O país fez parte da União Soviética de 1952 até os Jogos de Seul, sempre revelando fortes atletas no levantamento de peso e nas lutas. Em 1992, competiu defendendo a CEI e apenas em 1996 disputou sua primeira olimpíada.
Em Atlanta 1996, a primeira medalha da história do país, com Arman Nazaryan levando o ouro na Luta greco romana na categoria mosca. No mesmo ano, o país mostrou que está bem na luta, com a prata no estilo livre na categoria mini mosca, com Armen Mkrchyan. Em 2000, Arsen Melikyan levou a única medalha do país, com o bronze no levantamento de peso para, depois, em 2004, o país passar em branco.
Em 2008, foram seis medalhas de bronze. Hrachik Javakhyan perdeu por 10x5 nas semifinais do boxe para o russo Aleksei Tishchenko e ficou com a medalha de bronze. Yuri Patrikeyev e Roman Amoyan foram os bronzes na luta greco romana enquanto o levantamento de peso trouxe três medalhas: Tigran G. Martirosyan, Tigran V. Martirosyan e Gevorg Davtyan.
Aruba
Area: 193KM²
População: 103.065
Média de idade: 37
Expectativa de vida: 75
PIB: 2,25 Bilhões
Aruba começou sua caminhada olímpica em 1988, quando oito atletas estiveram presentes representando o país caribenho. O nado sincronizado é um esporte que poucos países conseguem ter uma tradição, mas Aruba consegue classificações para olimpíadas e pan-americanos, algo pouco provável entre os países menores das Américas.
Aruba esteve competindo ao lado das Antilhas Holandesas até os Jogos de 1984, quando resolveu formar seu próprio comitê, no ano seguinte.
Em 1988, o nado sincronizado levou duas atletas para a disputa do dueto, em que ficou na 15ª posição. Na Coreia, judô, atletismo, boxe e esgrima também estiveram presentes. Já em 1992, ciclismo, vela e atletismo foram representados, mas sem nenhum resultado expressivo.
Em Atlanta, ciclismo, levantamento de peso e atletismo foram representados enquanto que nas olimpíadas seguintes, o país teve atletas na natação, judô e atletismo. Atletismo e natação repetiram a dose em Atenas 2004, ao lado do levantamento de peso.
Já em 2008, em Pequim, Jan Roodzant, na natação, e Fiderd Vis, no judô, foram os dois representantes do país. Jan fez 51s69 e foi 53º nos 100m livre enquanto Vis sofreu um ippon na primeira luta.
Samoa Americana
Samoa Americana é mais um dos muitos países que vão aos Jogos Olímpicos apenas para participar. A primeira participação do país foi em 1988, quando levou cinco atletas em quatro esportes, mas sem nenhum resultado muito forte. Lopesi Faagu e Tauama Timoti estiveram no levantamento de peso, Alesana Sione no judô, Mikaele Masoe , no boxe, e o maratonista Gary Fanelli .
Em 1992, apenas boxe e levantamento de peso estiveram presentes, enquanto que, em 1996, a vela foi o único esporte novo a entrar na lista de esportes, com Fua Logo Tavui e Robert Lowrance competindo. Em 2000, tiro com arco, levantamento de peso e atletismo estiveram presentes, novamente sem grandes resultados. Em Atenas, apenas dois presentes.
Em Pequim, a delegação da Samoa levou quatro atletas. No atletismo, Shanahan Sanitoa fez 12s60 nos 100m rasos, longe de uma vaga na segunda rodada. No judô, a convidada Silulu A`etonu perdeu na primeira luta, por ippon, na categoria até 63kg enquanto Virginia Farmer foi 62ª nos 50m livre feminino e Stewart Glenister foi 71º na prova masculina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário