Lucimara Silvestre é o grande nome do heptatlo brasileiro. Conseguiu quebrar em Pequim, o recorde sul-americano da prova e finalizou a olimpíada numa excelente 17ª posição. Um anos antes, ela havia sido bronze no Pan do Rio. No masculino, Carlos Chinin é o grande nome atualmente, tendo ficado com o bronze no Pan do Rio. Entretanto, tem sérios problemas de contusão, como o que o assolou no mundial de Osaka 2007 quando estava entre os 10 primeiros e nos Jogos Olímpicos, quando tentava quebrar seu recorde pessoal.
Apesar de o país estar muito distante de ser uma potência nas provas combinadas, a melhora que se vê é notável. No Troféu Brasil de 2002, por exemplo, apenas o vencedor da prova havia feito uma marca superior aos 7000 pontos no decatlo, que foi o caso de Edson Luques Bindilatti que terminou com 7140 pontos. No Trofeu Brasil de 2009, oito participantes superaram os 7000 pontos e os três primeiros acima dos 7600 pontos.
No heptatlo, a melhora é ainda maior. Em 2002, apenas uma das atletas havia ficado acima dos 5000 pontos, com 5067 enquanto em 2009 o Trofeu Brasil terminou com 5 atletas com marcas melhores que 5100 pontos, com destaque para, além da vencedora Lucimara, a vice-campeã Vanessa Spínola, que tem tudo para ser um grande nome da prova no futuro, como mostra a matéria de ontem do blog.
Claro que ainda estamos distantes de brigar por uma medalha em campeonatos mundiais e olimpíadas. Nossos atletas conseguem correr e saltar de igual para igual com as atletas estrangeiras, mas pecam demais nas provas de lançamentos e arremessos. Um exemplo disso pode ser o de Lucimara, que dificilmente passa dos 11m no arremesso de peso, enquanto suas adversárias fazem na média 13m ou 14m. No masculino, a prova de disco é a pedra no sapato dos brasileiros, como mostra as marcas obtidas, na média 40m, enquanto os estrangeiros passam dos 50m com frequencia.
As provas do heptatlo e decatlo são as que definem as atletas mais completas de um evento. E nesse aspecto o Brasil está cada vez mais forte para chegar em 2012 brigando de igual para igual com os europeus,em busca se não de uma medalha, de um lugar entre os oito primeiros.
EXCELENTE blog!
ResponderExcluirNão sei de onde vocês conseguem tirar tanta informação.
Parabéns! Espero que continue assim até 2012