quinta-feira, 25 de junho de 2009

Especial Campeonato Europeu Feminino de Basquete

O Campeonato Europeu de basquete feminino foi disputado entre o início de junho e o último domingo, data da final do campeonato. O resultado foi o título para França, com vitória sobre a Rússia na final. Pelo que eu vi no pouco que consegui assisti do torneio, foi uma competição fraca, com poucos lances bonitos e muitos, mas muitos erros de arremessos.A equipe francesa ficou com o título ao vencer a Rússia na final.

Embora a Rússia tenha tido a terceira melhor defesa e o ataque mais bem distribuído da competição (4 jogadoras com média igual ou superior a 10 pontos por jogo), a equipe não mostrou a mesma força apresentada em competições passadas. Alguns fatores podem ter contribuído para essa queda no nível do basquete russo: a troca de técnico, a falta de outra armadora mais experiente (lembrando que Oxana Rakmatulina, titular em 2007 e cestinha russa na vitória histórica sobre a seleção dos Estados Unidos no Campeonato Mundial de 2006, não foi convocada e Becky Hammon só chegou nas quartas de final), a contusão de uma de suas principais titulares, Tatiana Schegoleva, ou mesmo, o baixo nível técnico da competição.Mesmo a França, campeã invicta, não mostrou muita superioridade em relação aos seus adversários. Ganhou por placar apertado 7 de seus 9 jogos. ((http://www.pbf.blogspot.com/))

Espanha, de Valdemoro, venceu por 63 a 56 a Bielorrússia e ficou com a medalha de bronze. A quinta e última vaga do continente para o mundial de 2010 ficou com a Grécia, que venceu por 60a56 a Itália na lute pelo quinto lugar. As antriãs, da Letônia, ficaram sem a vaga para o mundial, mostrando que o Brasil não poderia ter perdido para Letônia na olimpíada. A grande decepção, porém, foi a República Tcheca, que chegou a ser cotada para medalha em Pequim e perdeu, em jogos apertados, para Eslováquia e Espanha, e posteriormente para Letônia e Grécia.
A Espanha vinha como favorita. Passou pela primeira fase de forma invicta, com cinco vitórias, passou com tranquilidade pela Itália nas quartas-de-final, mas ficou na semifinal diante da Rússia, num jogo que teria tudo para ser equilibrado, mas terminou em 77 a 61.

Já a França, que foi campeã em 2001 vencendo exatamente a Rússia, não vinha em boa fase. Disputou o europeu de 2007, fez uma primeira fase regular, mas caiu nas quartas-de-final diante da Letônia e depois não conseguiu sequer a vaga para o Pré Olímpico mundial, terminando em oitavo. Com essa campanha, o time teve de disputar até o pré-europeu, em que conseguiu a vag com sete vitórias e uma derrota, sem grandes dificuldades.

Seleção do campeonato: Céline Dumérc (França), Sandrine Gruda (França), Svetlana Abrosimova (Rússia), Evanhtia Maltsi (Grécia) e Anette Jakabsone-Zogotta (Letônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário