segunda-feira, 6 de abril de 2009

Resumo da semana

Atletismo João Ferreira de Lima, o João da Bota, e Maria Zeferina Baldaia foram os campeões da prova de abertura do Circuito Caixa de Corridas 2009, disputada neste domingo (5), em Ribeirão Preto (SP). A competição distribuiu um total de R$ 13.800,00, aos cinco primeiros no masculino e no feminino. A prova teve recorde de participantes, com 1.850 corredores.
Mais um bom resultado alcançou o meio-fundista Kleberson Davide, neste final de semana. Ele, que era o 3º do Ranking da IAAF nos 800 m, com 1:45.66, agora é o líder mundial da distância. Isto porque, ele venceu sua prova com 1:44.67, no 2º torneio da FPA.Assim, Kleberson melhorou seu recorde pessoal, que era 1:45.47, e fora estabelecido ao ganhar a medalha de prata no PAN 2007, no Rio de Janeiro. Mais que isso, agora ele superou o sul-africano Mbulaeni Mulaudzi, que até então era o número 1 do mundo, com 1:44.81.Kleberson, que já tinha o Índice CBAt para o Mundial de Berlim (em agosto), agora superou o Índice A da IAAF, o mais exigente, que é 1:45.40.
"Já esperava uma marca abaixo de 1:45.00 em 2008", disse o treinador do atleta, Clodoaldo do Carmo. "Desta vez, pedi para o Fernando Lina (também da REDE Atletismo), passar os 400 m em 49 segundos, pouco mais. Deu certo. O Kleberson fechou bem a prova e, praticamente, garantiu um lugar no Campeonato Mundial", disse Clodoaldo.

Bons resultados dos brasileiros na etapa de Rio Maior, em Portugal, do Circuito de Marcha da IAAF, disputada no ultimo sábado. Nos 20 km feminino, Tânia Spindler e Cisiane Lopes ficaram respectivamente com os 9º e 10º lugares, ambas com 1:35:43.Assim, ambas superaram a marca de 1:35:45, que é o Índice CBAt para o Mundial de Berlim, na Alemanha, em agosto. Tânia, com 1:33:23, já havia obtido índice A (1:33:30) em 2008.Entre os homens, José Alessandro Baggio foi o 8º colocado, com 1:23:24, e também fez o Índice CBAt (1:23:25). Bagio tinha já marca melhor que o Índice A (1:22:30), ao conseguir o 13º lugar, com 1:21:43, nos Jogos de Pequim.Outros brasileiros na prova: Alessandra Picagevicz ficou no 16º lugar com 1:38:12 e Érica Sena em 17º, com 1:44:39.

Mesmo aposentado do atletismo, Vanderlei Cordeiro aceitou correr a maratona da França e conseguiu terminar no 30º lugar, com um tempo de 2h20min31. Antes de correr a etapa francesa, Vanderlei confirmou que agora só compete por prazer e não está comprometido com os resultados

Canoagem O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2009, que aconteceu no Náutico Escobar Country Club, em Buenos Aires, na Argentina, foi decidido na última prova do dia. Se os brasileiros tivessem vencido a prova do K4 Sênior Masculino o Brasil empataria com a Argentina na soma das medalhas de ouro e ganharia a competição por ter mais medalhas de prata. Um especial sobre o evento com resultados e análises sairá no blog na quinta-feira.

Ciclismo Araxá recebeu de forma espetacular a primeira etapa da Copa Internacional neste último final de semana. A competição reuniu a nata do Mountain Bike nacional, com a presença dos melhores atletas do Brasil, tanto na categoria masculina como feminina. E quem se deu melhor foi Ricardo Psheidt, que a partir da segunda metade da prova disparou na frente de Edivando Cruz e de Rubens Donizete, e Erika Gramiscelli, que superou a pressão de Roberta Stopa e, mesmo parando para encher pneu, saiu com o caneco de Minas Gerais. Eu cubri a prova pelo site http://www.amigosdabike.com.br/- vale a pena ler a reportagem sobre o evento. Um megaevento!!

Futebol feminino O novo técnico da seleção brasileira de futebol feminino, Kleiton Lima, convocou segunda-feira (30) o time que disputará dois amistosos na Europa no próximo mês. A convocação foi a primeira do treinador à frente da equipe e marcará também a volta aos trabalhos do Brasil desde a Olimpíada de Pequim. A seleção terá dois jogos muito fortes, um contra Alemanha, dia 22 de abril, e outro contra Suécia, a quem o Brasil venceu nas semifinais de Atenas 2004, no dia 26.
Confira a lista de convocadas do técnico Kleiton Lima:Goleiras: Bárbara Micheline (Sunnana SK-SUE), Renata Santana (Santos-SP)e Viviane (Corinthians-SP);
Defensoras: Aline Pellegrino (Santos-SP), Andréia Rosa (Ferroviária-SP), Calan (Santos-SP), Dani (Santos-SP), Elaine (Umea IK-SUE), Érika (Los Angeles Sol-EUA), Leah (Chicago-EUA), Monica (Botucatu-SP), Daiane Rodrigues (Franca-SP);
Meio-campistas: Maycon (SAAD-SP), Bárbara Chagas (SAAD-SP), Bebel (Corinthians-SP), Daiane Moretti (São José-PR), Ester (Corinthians-SP), Francielle (St. Louis Athletica-EUA), Karen (Santos-SP), Kell (Cepe de Caxias-RJ), Formiga (Los Angeles Sol-EUA), Pamela (Santos-SP)e Renata Costa (LdB-SUE);
Atacantes: Cristiane (Chicago Red Stars-EUA), Daniela Alves (St. Louis Athletica-EUA), Daniele Santos (Cepe de Caxias-RJ), Grazielle (Botucatu-SP), Kelly (Cepe de Caxias-RJ)e Marta (Los Angeles Sol-EUA), Maurine (Santos-SP)e Suzana (Santos-SP).

Ginástica Artística: A capital sergipana vai sediar o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística. A competição acontece entre os dias 22 e 29 de novembro e é classificatória para a Olimpíada da Juventude, que será realizada em 2010.

Judô A Gama Filho, entidade que abrigava grandes nomes do judô nacional como o medalha de bronze no mundial de 2007 e quadrifinalista olímpico em 2008 João Gabriel e a medalha de prata no Pan de 2007 Daniela Polzin, resolveu fechar as portas e não terá mais atividades com o judô. Uma pena. Os atletas novamente são as maiores vitmas.

Vôlei de Praia: Surpresa na etapa de São José dos Campos do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A dupla formada por Billy e Bruno Schmidt, sobrinho de Oscar Schmidt, conquistou o título batendo na final os medalhistas olímpicos Márcio e Fábio Luiz por 2 sets a 0. No feminino o segundo título de etapa para Renata e Val. Na final, bateram Juliana e Larissa por 2 sets a 1. Agora Renata e Val tem dois títulos e Talita/ Maria Elisa também.

Handebol O dinamarquês Morten Soubak fez a primeira convocação como treinador da Seleção Brasileira Feminina para o novo ciclo olímpico. Ele convocou 21 jogadoras, com média de idade de 22 anos e que atuam no Brasil, para a fase de treinamentos que será realizada entre 4 e 9 de abril, na Praia Grande, São Paulo.
Hipismo Neste sábado, o cavaleiro Pedro Costa conquistou o primeiro lugar na prova com obstáculos de 1,45m do torneio CSI2*, realizado em Arezzo, na Itália, montando o cavalo AD Kirfa. O tempo total do campeão foi de 37s16, além de não cometer nenhuma falha.
Os cavaleiros Bernardo Alves e Doda Miranda subiram no pódio do Grande Prêmio Itália, 1,60m, na 1ª Etapa do Global Champions Tour 2009, disputado nesse sábado, 4/3, em Arezzo na Itália. Ao todo 18 dos 49 conjuntos zeraram a 1ª volta. Na 2ª volta, 10 voltaram a fazer pista limpa habilitando-se ao desempate que teve participação brasileira de Bernardo com Chupa Chup e Doda Miranda montando AD Picolien Zeldenhurst. Bernardo Alves e Chupa Chup, conjunto medalha de ouro por equipes no Pan RIO 2007, asseguraram a 3ª posição com pista limpa em 35s60. Doda também fez bonito e com mais uma pista perfeita da égua AD Picolien, ficou em 5º lugar com 35s95.

Maratonas Aquáticas: hegemonia carioca foi quebrada na sétima edição da Travessia dos Fortes, realizada nesta manhã, entre as praias de Copacabana e Leme. Isso porque o pentacampeão Luiz Lima não conseguiu superar a boa fase do baiano Allan do Carmo, que sagoru-se campeão com um tempo de 35min42s, e apenas com cinco segundos de vantagem sobre o segundo colocado. O pódio se completou com Filipe Alcântara, de São Caetano do Sul (SP).

Na prova feminina, a disputa foi ainda mais acirrada. Poliana Okimoto conseguiu conquistar o bicampeonato, mas com apenas um segundo de diferença para Ana Marcela Cunha, que terminou na segunda colocação. A vencedora completou a prova de 3,8km em 38min03s. Já o terceiro lugar foi com o santista Isabelle Longo, que terminou em 38min42s.

Natação: Bons tempos e resultados no Regional em disputa no final de semana em São Caetano. Gabriel Mangabeira foi o maior destaque do Troféu Marcelo Biazzoto nadando duas vezes para 52 nos 100 borboleta além da melhor marca pessoal nos 100 costas com 55:40. No feminino, Tatiane Sakemi também muito próxima das suas melhores marcas com 32:54 nos 50, 1:11:43 nos 100 e 2:35:44 nos 200. Falando em peito, Ana Carla Carvalho também esteve muito bem, e João Luiz Júnior continua impressionando. Venceu os 50 com 27:69, a apenas um centésimo a frente de Felipe França e voltou a nadar na casa do 1:01. Monique Ferreira teve destaque nos 200 borboleta com 2:14:59 e Ana Araújo Santos, ex-Corinthians, agora no Pinheiros, mostrando boa forma com 2:05:77 nos 200 e 4:34:39 nos 400 livre.
O Torneio Multinations de Limassol, no Chipre, terminou na tarde deste domingo, 05/04, com excelentes resultados para a equipe brasileira, segunda colocada no feminino, no masculino e na classificação geral.
Giuliano Rocco foi nome da competição entre os rapazes. Ele ganhou três provas (200m medley, 400m medley e 4x200m livre) e ficou em segundo em mais outra(400m livre). Entre as moças, Bianca Freitas se destacou, com duas medalhas de ouro (100m e 200m peito) e uma de prata (4x100m medley).

Tênis As quartas-de-final em Miami tiveram grande valor para Bruno Soares. Com os 180 pontos somados, o mineiro de 27 anos ganhou mais quatro posições no ranking da ATP, foi à 16ª e, de quebra, marcou seu nome na história do tênis brasileiro ao se tornar o terceiro melhor duplista do país em todos os tempos. Ele caiu somente nas quartas-de-final de um dos torneios mais fote da temporada, em dois sets diante dos irmãos Bryan, líderes do ranking mundial.
Mesmo sem ter conseguido vitórias na chave principal do Masters 1000 de Miami, Thomaz Bellucci subiu duas posições no ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira, passou ao número 63 e garantiu a melhor posição da carreira.

Triatlo Os atletas olímpicos Reinaldo Colucci e Mariana Ohata (Foto) venceram a categoria de elite da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico disputada neste domingo, na Lagoa dos Ingleses, Condomínio Alphaville em Nova Lima (MG). A prova seletiva para o Campeonato Mundial, que será realizado em Gold Coast, na Austrália, de 9 a 13 de setembro, reuniu a fina flor do triathlon nacional.
Reinaldo concluiu os 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 de corrida em 1.49:43 e Mariana em 2.04:53. Em segundo lugar na categoria elite masculina ficou Marcos Vinícius Fernades, em quarto o atual campeão brasileiro Diogo Sclebin e em quinto Bruno Matheus.
No feminino quem ficou em segundo lugar foi a atual campeã brasileira Vanessa Gianinni, em terceiro lugar chegou Fernanda Garcia, em quarto lugar Pámela Oliveira e em quinto Gisele Bertucci.

O triatlo brasileiro perdeu outro atleta neste domingo. O triatleta Edmundo Alves da Costa, de 60 anos, passou mal enquanto disputava uma prova de corrida do Campeonato Brasileiro, disputado na cidade mineira de Nova Lima, e acabou falecendo

Vôlei O Sada/Cruzeiro surpreendeu o Vivo/Minas e saiu na frente na disputa da série melhor de três das semifinais da Superliga Masculina de Vôlei. Com mando de quadra neste domingo, a equipe do técnico Talmo Oliveira aplicou 3 a 0 com parciais de 34/32, 25/17 e 25/17.
Apesar de ser a atual campeã da Superliga e vencedora de três dos quatro turnos da competição, a Cimed/Brasil Telecom encontrou dificuldades para vencer, em Florianópolis, o Santander/São Bernardo no jogo de abertura das semifinais da Liga Nacional. Ao final da partida, contudo, os catarinenses confirmaram a sua condição de favoritos batendo o adversário por 3 sets a 0 (27-25, 36-34 e 25-23).

Mulheres- O clássico paulista reuniu seis campeãs olímpicas, neste sábado. Mari, Sheilla e Fofão, pelo São Caetano/Blausiegel, e Carol Albuquerque, Thaísa e Sassá, pelo Finasa/Osasco - Paula Pequeno ficou de fora da partida por dores no joelho. Mas foram as coadjuvantes do Finasa que fizeram a diferença na vitória sobre o time do ABC por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 25-14, 25-21 e 29-27. Com o triunfo de virada, a equipe de Luizomar de Moura abriu 1 a 0 na série melhor-de-três da semifinal da Superliga feminina de vôlei.

Única equipe entre as semifinalistas a não contar com campeãs olímpicas em seu elenco, o Brasil Telecom superou o favorito Rexona-Ades na primeira partida da série melhor-de-três da Superliga feminina de vôlei. Na noite desta sexta-feira, a equipe catarinense contou com sua principal jogadora, a veterana Elisângela, para vencer por 3 sets a 2 (28-26, 25-21, 10-25, 23-25 e 15-7) e abrir 1 a 0 no playoff.
Vela: Nossa Equipe Brasileira de Match Race Feminino conquistou a 9ª colocação da Harken Women's International Match Racing Championship 2009 realizado no Cruising Yacht Club of Australia entre os dias 04 e 08 de Abril do corrente ano.A equipe formada pelas atletas Juliana Senfft, Gabriela Nicolino de Sá e Marina Jardim que compõe a Equipe Permanete de Vela Olímpica 2009 tiveram a atleta Adhara Ginaid como reforço importante para compor a tripulação necessária para enfrentear o desafio de estrear em competições com o barco olímpico que será utilizado em Londres 2012.Segue o relato da equipe após os primeiros dias de regata:"O Elliott é iradíssimo. E muito diferente de qualquer outro barco no Brasil, ou seja, até faziamos pré-largadas boas, mas durante o contra-vento elas iam abrindo, abrindo... Afinal, as equipes daqui e da Nova Zelandia velejam nesses barcos a, nada menos que, cinco anos.Há mais uma equipe de fora da oceania, uma norte americana, mas delas nós ganhamos e também de mais uma equipe australiana que a regata foi bem disputada. Largamos na frente, elas nos passaram no fim do segundo contra-vento, mas nossa subida de balão foi melhor e conseguimos entrar em compromisso o suficiente para elas nao gybarem para a chegada.Pela parte das manobras, o barco parece um 420 para quatro mulheres. O balao quem sobe é a Juju lá de trás e o gybe do pau é por trás do mastro. A buja é bem pequenininha, mas o grande é enoooorme (sem as modificações olímpicas ainda!) com a valuma redondona no top. O balão é meio estranho, é bem pequeno mas é fino demais, podia ser mais redondo...De qualquer forma, o velejo do barco é bem legal, mas as três tripulantes ficam completamente esmagadas uma nas outras e isso está sendo um sério problema na cambada. Rola cotolevo para todos os lados, uma empurrando a outra no chão... de dentro do barco é um show de horrores, de fora nem tanto!Ah! E escorar. Quando você sente que já está escorando muito, é porque tem que continuar escorando muito mais! Como aderna esse barco! (...)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário