Os primeiros Jogos Pan-Africanos ocorreram em 1965 em Brazzaville, Congo. Os Jogos Pan-Africanos tem o reconhecimento oficial do Comité Olímpico Internacional como um evento multi-desportivo continental em conjunto com os Jogos Pan-americanos e os Jogos Asiáticos.
O Egito é o país líder do quadro geral de medalhas de todos os anos, somando 431 medalhas de ouro e um total de 1079 medalhas. A Nigéria vem em segundo, somando 303 ouros e 836 medalhas. Porém, esse resultado está próximo de mudar. Africa do Sul, que começou a disputar apenas em 1995 a competição pois a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos não aceitava o país no evento pois o país vivia um regime segregacionista. 47 países já ganharam medalhas na história dos Jogos, e o quarto quinto e sexto colocados são Argélia, Tunísia e Quênia.
Entretanto, na edição de 2007, na Argélia, Egito saiu vencedor com 74 ouros, três a mais que os donos da casa. Os sul-africanos ficaram em terceiro com 61 medalhas douradas. A foto ao lado representa a cerimônia de encerramento.
24 esportes são disputados na competição. Atletismo, badminton, basquete, boxe, xadrez, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, judô, karatê, kick boxing, remo, vela, tiro, natação, tênis de mesa, tawekondo, tênis, volei, luta e levantamento de peso.
O atletismo é o esporte mais forte do evento. Abubaker Kaki Khamis, campeão mundial junior em 2008 e foi semi finalista em Pequim levou o ouro para o Sudão nos 800m. O sexto colocado nos 5000m em Pequim Tariku Bekele foi bronze nos Jogos Africanos. O medalha de bronze nos 10000m de Atenas 2004 Zersenay Tadese foi campeão africano, assim como o campeão dos 3000m com obstáculos Ezekiel Kemboi. Nem todos os africanos, principalmente os grandes corredores de meia e média distância, participam do evento, mas tem um nível altíssimo.
Algo parecido com que acontece com os Jogos Pan-americanos.
A competição de 2011 acontecerá em Lusaka, na Zâmbia, do dia 15 ao 27 de julho. Vamos ver que será o campeão dos países africanos. Egito e Africa do Sul são os favoritos, seguidos pela Tunísia que precisará provar que não precisa jogar em casa para ir bem no evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário