Foi fundado ontem em São Paulo o CONFAO, Conselho Nacional de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos.
Seus fundadores são o Minas Tênis Clube, o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, a SOGIPA e o Clube Náutico União, de Porto Alegre, o Tijuca Tênis Clube, do Rio, além de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco e Fluminense.
O CONFAO nasce reivindicando, ao menos, 30% dos recursos que a Lei Piva distribui exclusivamente para o Comitê Olímpico Brasileiro e para o Comitê Para-Olimpico Brasileiro, 85% para o COB, 15% para o CPB, oriundos de 2% de todas loterias nacionais.
Não concordo com a revindicação dos clubes. Afinal, apesar de serem apenas oito os formadores, eles somam mais de 15000 em todo o Brasil. Se pegarmos 30% da lei piva do COB dá uma quantia de 90 milhões em quatro anos. Ou seja, cada clube teria "apenas" 6000 reais para quatro anos, uma quantia insignificante.
Aí os críticos vão dizer que o dinheiro não seria repartido em 15000 e sim em oito ou dez, que são realmente os que tem estrutura para levar um atleta ao Jogos Olímpicos. Mas aí entra um Clube Pinheiros, que diz que é formador de Cesar Cielo, que treina há mais de três anos nos EUA.
O Pinheiros tem uma grande estrutura para muitos esportes, muitos atletas com quem já entrevistei elogiam bastante o clube, que realmente é excelente. Mas quem dizer que Cielo é do Pinheiros está mentindo.
O Pinheiros tem diversas maneiras de conseguir verbas para manter suas equipes de esportes olímpicos. Além das milionárias mensalidades pagas pelos sócios, boa parte da elite paulistana aproveita diariamente o Clube, pode se aproveitar das leis do incentivo ao esporte e de patrocínio, algo que as confederações não podem.
E o Flamengo e o Corinthians, que devem milhões para União, iriam ganhar mais dinheiro ainda do governo para manter times olímpicos? O que acham que os clubes iriam fazer com a grana? Esses clubes tem 99% de suas atenções para o futebol, ao contrário das Confederações nacionais, que tem muitos erros, mas só tem olhos para o esporte em questão.
Não está em pauta o dinheiro que o COB guarda para ele, para gastos internos. Se esse dinheiro diretamente dada ao COB fosse para os clubes, menos mal, pois o dinheiro no COB em sí é bastante mal utilizado. Agora, tirar dinheiro das confederações de esportes como Pentatlo Moderno, badminton e levantamento de peso, para dar aos milionários clubes que tem outras formas de se arranjar dinheiro é complicado.
Dê suas opiniões nos comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário