quarta-feira, 25 de março de 2009

Prova À prova- revezamento 4x100m medley

O revezamento 4x100m medley é uma prova que realmente mostra o nível da natação no país em questão. É uma prova que pega um nadador de cada estilo para nadar 100m, mostrando o quando a nação está desenvolvida no esporte, precisando ter quatro atletas de alto nível. Não basta um recordista mundial ou dois bons nadadores, precisa ser quatro homogêneos para chegar ao pódio.

Talvez por isso, os norte-americanos tenham vencido todas as provas que disputaram no masculino desde a inclusão da prova no programa olímpico, em 1960. Ele levaram 12 das 13 edições ocorridas desde então, só não sendo campeões quando boicotaram o evento em 1980, na cidade de Moscou. Mais que isso, todas as finais tiveram quebra de recorde mundial para os norte-americanos e, em Pequim não foi diferente, com o time vencendo sem grandes dificuldades.

Muitas equipes dividem o estigma de segunda potência na prova e, consequentemente, da natação mundial. A Austrália é a única seleção além dos EUA com o título no masculino, vencendo em 1980. Além disso, conquistaram duas pratas e três bronzes. A Aleamanha, com quatro pratas, a União Soviética e o Canadá, com dois segundos lugares estão logo atrás.

A prova começa com os 100m costas, com os nadadores saindo da piscina. Em seguida, pulam os atletas do peito para mais 100m, passando o "bastão" para o nado peito em borboleta e fechando com o livre.

Entre as mulheres, o equilibrio é maior, apesar da enorme supremacia americana também. As yankees venceram as quatro primeiras olimpíadas que tiveram a prova, que para o sexo feminino também se iniciou em 1960, perdendo em 76 para a Alemanha Oriental, com muitas suspeitas de dopping naquela época no rígido regime socialista. Em 1980, sem as americanas, as alemãs conquistaram o bicampeonato, mas não viajaram para Los Angeles em 84 para tentar o tri, que veio em 1988, em Seul. Depois de três títulos seguidos das americanas, as australianas tem o bicampeonato atual, inclusive vencendo a prova em Pequim.

Quadro de medalhas
Masculino
Eua 12 - -
Austrália 1 2 3
União Soviética - 2 2

Feminino
EUA 8 2 -
Alemanha Oriental 3 1 1
Austrália 2 3 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário