sexta-feira, 6 de março de 2009

Prova à Prova- Perseguição por equipes- Ciclismo

Na perseguição por equipes, o ataque é melhor defesa. Normalmente,não há ultrapassagens. - Os competidores largam em posições opostas do velódromo. Ganha quem ultrapassar primeiro o adversário, ou quem completar o percurso (3 km para as mulheres, 4 km para os homens) em menos tempo. Na perseguição por equipes quatro ciclistas largam de lados opostos, completando 14 voltas. Vence o país que terminar primeiro o percurso com três atletas ou aquele cujo terceiro componente ultrapassar o terceiro da equipe adversária.

A competição é disputada desde 1908 para os homens e os italianos levam larga vantagem, apesar de um jejum de medalhas de ouro que já dura 48 anos. O país, um dos berços do ciclismo, dominou a prova nas primeiras edições, vencendo as quatro primeiras edições e, posteriormente, outras três, até seu último título, em 1960.
Desde então, os títulos vêm sendo alternados. Alemanha, Dinamarca, Alemanha Ocidental, União Soviética, Austrália, França e em 2008 Grã Bretanha subiram ao menos uma vez no lugar mais alto do pódio numa das provas mais tradicionais do ciclismo de pista dos Jogos Olímpicos.

Em Pequim, os ciclistas Ed Clancy, Paul Manning, Geraint Thomaz e Bradley Wiggins cravaram 3min53s314 para confirmar o domínio do Reino Unido na prova e derrubar o recorde que eles mesmos haviam estabelecido no dia anterior. A medalha de prata ficou com a Dinamarca, enquanto os neozelandeses terminaram com o bronze.

As mulheres não disputam essa prova nos Jogos Olímpicos, apenas no individual.

QUADRO DE MEDALHAS

Masculino
Itália 7 3 1
França 3 2 -
União Soviética 2 1 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário