sexta-feira, 6 de março de 2009

Histórias Olímpicas- Greg Barton

As nove horas da manhã do dia primeiro de outubro de 1988, milhares de espectatores viram na lagoa de Seul a vitória de Greg Barton no k-1 1000m da canoagem. Barton desafiou a fotografia eletrônica e chegou 5 milésimos de segundo a frente do australiano Grant Davies, o equivalente a meio centímetro. Meio centímetro em 1000 metros. Desde 1936, o começo da canoagem no programa dos Jogos, ele foi o primeiro americano a vencer essa prova na olimpíada.

Barton não era só atleta. É também engenheiro mecânico, formado na Universidade de Michagan. Na prova do 1000m, ele esteve sempre entre os primeiros colocados, mas deu a arrancada final nos últimos 200m. Muito perto da chegada, o australiano Grant Davies deu uma remada esticada para vencer a prova, mas nem assim conseguiu segurar a recuperação do americano, que ficou com o ouro de forma impressionante.

O placar eletrônico mostrou imediatamente a vitória do australiano por 30 milésimos de segundo, e o americano já tinha até engolido a derrota, satisfeito com a prata. Porém, o placar oficial havia cometido um erro. Depois de uma longa espera, a notícia nova divulgada era outra: Vitória de Barton. Barton bateu até mesmo a fotografia, que havia o colocado em segundo lugar.

Impressionantemente, ele venceu menos de 1h30 depois o k-2 1000m ao ladode Norman Bellinghan. Desta vez, a vitória foi um pouco mais folgada, mas mesmo assim emocionante. O tempo dos americanos foi de 3min32s42, contra 3min32s71 da dupla da Nova Zelândia. A sorte pendeu tanto para os americanos que os favoritos a prova, os franceses, foram eliminados nas semi finais por ultrapassar o peso máximo na pesagem oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário