A América Central e do Caribe tem um importante evento quadrienal, que envolve os principais atletas dos países do continente nas mais diversas modalidades.A idéia dos jogos surgiu na oitava edição dos Jogos Olímpicos, feito em Paris em 1924. E através do apoio dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) à decisão dos delegados do México, Guatemala e Cuba de trazer para prática a realização desses Jogos Polidesportivos regional em 1924. Então foi feita a Carta Fundamental dos Jogos Centro-americanos (Carta Fundamental de los Juegos Centroamericanos, em espanhol) em 4 de julho do mesmo ano e, em 16 de outubro de 1926, Cuba, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Haiti, Guatemala, Honduras, México, Jamaica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana se reuniram na Cidade do México, onde decidiram que a capital mexicana sediaria a primeira edição, entre os dias 12 de outubro e 2 de novembro , dos jogos regionais mais antigos do mundo. Com a ampliação dos participantes, o evento foi renomeado de Jogos Centro-americanos para Jogos Centro-americanos e do Caribe.
Os cubanos, uma das dez forças do mundo esportivo das últimas décadas, lideram o quadro histórico da competição com mais de 3000 medalhas, 1625 delas de ouro, contra 986 do México, segundo colocado no quadro geral. Venezuela, Colômbia e Porto Rico são os que fecham os cinco primeiros colocados.
Na edição de 2006, disputada na Colômbia, Com 138 ouros, 86 pratas e 61 bronzes Cuba ficou na frente com 21 medalhas de ouro de vantagem para o México, segundo colocado. Colômbia, com 72 ouros, e Venezuela seguiram, com Porto Rico em quinto e República Dominicana em sexto.
Medalhistas olímpicos em 2008 e em 2004 estiveram no evento em 2006, como a cubana do arremesso de martelo Yipsi Moreno, boxeadores como Osmay Costa e Yusiel Napoles, a judoca Driulis Gonzalez dentre muitos outros. México, Venezuela e Colômbia também levam suas principais equipes.
A edição de 2010 acontecerá em Mayaguez, Porto Rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário