Mais um livro de Oscar Valporto, ex-assessor de imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro. Esse livro, para mim, é muito importante pois conta a vida detalhadamente das principais atletas olímpicas do Brasil, algo que nunca vi na nossa literatura.
Lembrando que no próximo domingo será o dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.
O livro é dividido em quatro grandes partes: A primeira, chamada " Pioneiras", conta a história da nadadora Maria Lenk, da corredora Wanda dos Santos, da saltadora ornamental Mary Dalva e da saltadora em altura Aida dos Santos. São histórias que todo mundo precisa conhecer, do preconceito que nossas mulheres sofriam, tanto aqui dentro como lá fora. É emocionante ler a luta dessas mulheres para "apenas disputar" a olimpíada.
A segunda parte, " Novos degraus", mostrou Elisa, nossa fundista, Isabel, nossa jogadora de vôlei, Luisa Parente, nossa primeira grande ginasta e Soraia, nossa judoca em 1992. Oscar conta, com relatos das atletas, as dificuldades sofridas. A história de Soraia André é tocante.
A terceira parte "Rainhas das areias" conta com detalhes as medalhas conquistadas nas olimpíadas de 1996, 2000 e 2004 no vôlei de praia, modalidade que teve seu início olímpico em Atlanta. Lembrando que o livro foi escrito em 2005 e não comenta os Jogos de Pequim.
A última parte, " Conquistas Coletivas", fala de Pretinha e Marta, do futebol, Paula e Janeth no basquete e Virna e Leila no vôlei. São atletas de times que marcaram a história do esporte brasileiro. Pretinha a velha geração do futebol feminino- Quarto lugar nas olimpíadas de 1996 e 2000- e Marta- da nova geração, bi vice campeã olímpica.
No apêndice, o autor ainda mostra todos os resultados de todas as mulheres na história olímpica brasileira.
Excelente obra
Nenhum comentário:
Postar um comentário