terça-feira, 10 de março de 2009

Esporte à esporte- Pentatlo Moderno

O pentatlo moderno é um dos esportes que mais mudanças sofreram para esse novo ciclo olímpico. Para tentar buscar mais fãs e atenção da mídia para não correr risco de ficar de fora do programa olímpico, a Federação Internacional mudou as regras do esporte. Ao invés de começar com o tiro e terminar com a corrida de 3000m, a competição terá fechamento com três tiros de 1000m e, entre eles, a prova do tiro, trazendo mais emoção para as provas. Clique para ver as Regras novas.

A mudança, entretanto, não agradou aos atletas: " As diferenças são muitos, pode ser considerada até outra modalidade" comentou a campeã pan-americana e 18ª colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim Yane Marques, com quem conversei ontem por telefone.
Com a mudança, o foco da prova de atletismo mudou. Ao invés de ser mais voltada a resistência, será de sprint, já que serão três tiros de 1000m, além de ser mais complicado atirar cansado, como comenta a campeã pan-americana " A questão do tiro ser com o coração quase na boca depois de 1000m é complicada, assim como a prova de corrida, que claro que continua com base na resistência, mas os tempos vão baixar muito por ser dividida".

"Não apenas eu, mas a maioria dos atletas não achou nada interessante! A federação fez isto com uma boa intenção, espero que realmente fique mais atrativo para os espectadores, realmente a prova de tiro no formato antigo não era das mais atrativas, mas da forma como foi modificada descaracterizou totalmente e temos que aprender a atirar de outra forma" acredita Michael Cunningham, um dos principais pentatletas brasileiros da atualiadade.

A primeira chance de os brasileiros verem como estão com as novas regras será no final de março com a primeira etapa da Copa do Mundo, a ser disputada no México. O Brasil enviará quatro atletas, dois de cada sexo. No fim de abril, a primeira competição importante em solo nacional com as novas regras, no fim de abril, em Resende, interior do Rio de Janeiro.

O pentatlo moderno no Brasil vem crescendo bastante, não só em questão de resultados. O número de competidores na edição passada do campeonato brasileiro, 47,é um recorde na história do campeonato. Quanto aos resultados, a evolução é inegável, principalmente com a pernambucana Yane Marques.

Ela foi campeã pan-americana no Rio, em 2007, título que a garantiu na olimpíada de Pequim, em que conseguiu um resultado muito bom, o 18º lugar. Ela chegou a liderar as provas de tiro e esgrima, ficou entre as primeiras na natação, mas acabou pegando um cavalo ruim no hipismo(os animais são sorteados) e abandonou as chances de um lugar entre as 10 melhores. Além disso, garantiu vaga na final do mundial de pentatlo moderno, sendo a primeira brasileira a conseguir o feito, o que a coloca como uma das melhores do mundo na atualidade.

Além disso, o Brasil garantiu a sede da final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2009, que acontecerá no Complexo Deodoro, no Rio de Janeiro, com a presença garantida de dois atletas brasileiros de cada sexo. A final será em setembro. No ano passado, na final da copa do mundo, brasileira Yane Marques ficou na 17ª posição, depois de ter feito um dos melhores resultados na natação, com 2min13s86 e ter tido a segunda melhor atuação na esgrima.
" Será muito bom para o Brasil sediar essa competição, em casa. Agora, principalmente por que o tiro não será mais aquele silêncio que era antes, poderemos vibrar com a torcida. É bom pelo lado da competição e também para a Confederação Brasileira organizar um evento importante já com novas regras" garante a principal atleta brasileira da atualidade.

Entretanto, os homens já não estão no mesmo nível das meninas ainda. Depois de uma classificação para olimpíada de 2004 (foi 29º) obtida por Daniel Santos, que ficou em quarto no Pan 2003 e se classificou pelo fato de ter sido o melhor sul-americano, os homens ficaram longe do pódio no Pan e sem a vaga olímpica em Pequim. Wagner Romão ficou a uma posição no ranking mundial da vaga, chegou a viajar para Pequim como reserva, mas não teve a oportunidade de disputar a prova.

Para Michael, apesar dos excelentes resultados no feminino, os homens também estão muito bem, mas a competição no mundo entre os homens é muito maior: "Sim... Yane realmente é um grande talento e tem conquistado grandes resultados. O que acontece e que o público em geral nao vê é que o masculino no mundo e também na América tem um nivel tecnico e número de praticantes dezenas de vezes maior que no feminino, nossos atletas homens nao estão atrás em nada do nível técnico feminino, muito pelo contrário".

A pernambucana Yane Marques é atual campeã do Campeonato Brasileiro de pentatlo moderno. A competição foi realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, no fim do ano passado . O segundo e terceiro lugares também ficaram com Pernambuco: as medalhas foram para Larissa Lellys.A atleta, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado, comemorou ao lado de Wagner Romão, campeão entre os homens. Os três atletas citados são de Pernambuco, estado que concentra os principais atletas do Brasil.

"O diferencial de Pernambuco foi que a nossa federação foi muito bem estruturada e organizada na sua criação" acredita o pernambucano Michael Cunningham, atual terceiro colocado no ranking brasileiro. "Os atletas treinam juntos na maioria das sessões de treino, existem biatlos( nataçao e corrida , para seleçao de novos atletas). Atualmente dos 6 atletas que fazem parte da equipe permanente, 4 são de Pernambuco.Com uma federação que funciona, atletas e técnicos engajados, não tem dar errado" completou.
Yane comenta sobre o clube em que os atletas treinam no estado, elogiando " A gente dispõe de um clube com tudo que precisa. Tem o stand de tiros, a piscina, o lugar para correr, a hípica e o local de esgrima. A gente concentra todo o treinamento aqui".

A base do pentatlo moderno brasileiro, entretanto, precisa de reparos. em 2008, a seleção feminina ficou sem o título sul-americano junior que costuma vencer e o masculino sequer foi para a competição. Além disso, o título sul-americano adulto do ano passado foi muito mais complicado do que o dos outros anos, apesar de que, em 2008, não contamos com Yane Marques. "Se olharmos imparcialmente, veremos que para conquistar o titulo por equipes do ano passado 2008, foi o ano que mais deu trabalho, quando antes ganhavamos com uma certa folga, desta vez tivemos uma grande pressao do Equador e Argentina, Inclusive tendo uma atleta Argentina chegando a apenas 4 segundos da nossa campeao Larissa Lellys e tendo um Argentino ficando com o vice- campeonato, coisa totalmente fora do normal e resultado do grande investimento da Argentina nos ultimos anos" conta Michael, um dos atletas que competiram o torneio. "Para 2009 devemos recuperar estes status com o desvio de foco das Olimpiados e investimento maior no desenvolvimento dos atletas na base, como é uma proposta do presidente da CBPM".

O pentatlo moderno está crescendo no Brasil e ganhando visibilidade, mas não é por isso que os atletas da base tem que ser esquecidos. Temos que lembrar que a base é o futuro do nosso esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário