Atletismo: Muitos campeonatos envolvendo brasileiros pela Europa
O recorde brasileiro do salto em distância indoor agora pertence a Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva (BM&FBOVESPA). Ele marcou 8,04 m no Meeting de Lynz, na áustria, na última sexta-feira (6). Assim, melhorou em um centímetro o recorde de Rogério Bispo (REDE ATLETISMO), que era 8,03 m e fora estabelecido em Samara, na Rússia, em 2 de fevereiro de 2008.
Gisele Lima de Oliveira (REDE ATLETISMO), marcou 14,03 m no salto triplo índice B para o Mundial de Berlim. Como a Gisele fez o índice A (14,20 m) em 2008, com 14,28 m ( em São Paulo , em 16 de abril), precisa fazer mais uma vez, pelo menos, o índice B (14,00 m), para confirmar a qualificação, explica o treinador Nélio Moura.
Por sua vez, Fabiana Murer (BM&FBOVESPA), que em Malmo, na Suécia, já havia vencido e igualado seu recorde sul-americano indoor do salto com vara com 4,70 m, voltou a ganhar: no sábado, foi a 1ª colocada no Meeting de Stuttgart, na Alemanha, com 4,60 m. Marca iguala às obtidas pela 2ª colocada. Finalmente, em Eaubone, na França, Joana Ribeiro Costa (REDE ATLETISMO) foi a 4ª no salto com vara, com 4,10 m.
Terminou na tarde deste domingo (8), em Timbó (SC), a Copa Brasil Caixa de Cross Country 2009. A competição, que foi seletiva para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, reuniu duas centenas de atletas de todo o País. Nos 12 km masculino adulto, Gladson Barbosa conquistou o bicampeonato, já que havia vencido a competição também em 2007, no Rio de Janeiro. Zenaíde completou os 8km da categoria adulto, em 28.55min. Em segundo lugar ficou Rosangela Raimunda Pereira Faria (Pinheiros), com o tempo de 29.20min e em terceiro, a atleta Sueli Pereira Silva (Esc. Jataiense), com 29.33min.
Dois nomes da equipe de 4x100 m do Brasil, 4ª colocada no torneio olímpico de Pequim 2008 e no Mundial de Osaka 2007, se enfrentaram no Meeting indoor de Gent, na Bélgica, no domingo (8). Em um dos principais torneios da temporada européia de pista coberta, José Carlos Moreira, o Codó, foi o campeão dos 60 m, com 6.59. Vicente Lenilson - colega de Codó na Rede Atletismo - também competiu em Gent e ganhou bronze, com 6.62.
Ainda tivemos: Rogério Bispo – Salto em Distância – 1º Lugar – 7,66m Eliane Martins – Salto em Distância – 1º lugar – 6,20m Fernanda Delfino – Salto em Altura – 1º lugar – 1,67m Fabiana Moraes – 60m com barreiras – 1º lugar – 8.66 Leonardo Elisiário – Salto Triplo – 1º lugar – 15,33m Laurice Félix – Salto em Distância – 2º lugar – 5,98m.
Judô Começou a disputa pelas vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A delegação brasileira encerrou, a participação no Grand Slam de Paris sem conquistar medalhas. Luciano Correa ficou na quinta colocação.
No sábado, as brasileiras mais bem classificadas foram da categoria ligeiro. A piauiense Sarah Menezes e a carioca Daniela Polzin ficaram em quinto lugar, o que rendeu 60 pontos para cada.
A pontuação dos brasileiros é importante no novo modelo de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A vaga agora será para o judoca e não mais por país.
No primeiro Grand Slam do ano, Ketleyn Quadros, bronze em Pequim, Camila Minakawa e Hugo Pessanha não passaram da primeira luta e não marcaram pontos.
Um especial com os resultados de todas as categorias será publicado ainda essa semana
Saltos Ornamentais: Terminou nesta quarta-feira, 04/2, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro, a primeira tomada de índices dos saltos ornamentais para o Campeonato Sul-Americano Juvenil que acontecerá de 27 a 30 de março, em Mar Del Plata, na Argentina. A segunda tomada acontecerá nesta quinta e sexta-feira, 05 e 06/02, também no Parque Aquático do Maracanã. Até o momento, os seguintes atletas alcançaram os índices:
Grupo B - Feminino- Monica Amaral (APOE) - Tramp 1m- Gabriela Jade (APOE) - Tramp 1m- Ingrid Oliveira (FFC) - Tramp 1m
Grupo B - Masculino- Pedro Abreu (APOE) - Tramp 1m e 3m- Arthr Moreira (FFC) - Tramp 1m
Grupo A - Feminino- Tammy Galera (FFC) - Tramp 1m e 3m- Natali Cruz (APOE) - Plataforma- Nicoli Cruz (APOE) - Plataforma
Grupo A - Masculino- Luiz Felipe Outerelo (FFC) - Tramp 1m e 3m- Rafael Zambaldi (Semanal Campinas) - Tramp 1m
A modalidade está distante de ser a mesma que foi no início da década eprecisa de novos nomes para ao menos, recuperar a hegemônia jvenil dentro da América do Sul.
Polo Aquatico : A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou a convocação oficial da Seleção Júnior para a disputa do Sul-Americano Juvenil de Mar del Plata, no início de abril. Ótima notícia porque a competição não se realizada de 2001.Esporte Clube PinheirosCarolina Rezende PinhoPatrícia MarcondesCamila GomesBotafogo de Futebol e RegatasAdarha LavatoriTalitha LavatoriMariana SantosRafaela IgnácioClube Paineiras do MorumbyGabriela LemeMirela CoutinhoNatalye ToquetiThaina Brás SantosHanna SilveiraGabriela MantellatoClube de Regatas do FlamengoSofia BettencourMarcela BragaDiana MonteiroLaura CansaçãoBruna LeopercioTijuca Tênis ClubeAna Carla FontouraMarcela DrumondCaroline TorresClube Athlético PaulistanoOlívia BrantIngrid da Paz.
Hóquei na grama: Foi divulgada na tarde de hoje, a lista dos atletas conovocados para representar a Seleção Brasileira de Hóquei sobre a Grama, na disputa da Copa Pan-Americana, que será realizada entre os dias 6 e 15 de março no Chile. A competição é a primeira classificatoria para o Pan-Americano de 2011, em Guadalajara. A seleção Brasileira esta no grupo B, junto com Canadá, Chile e México. A estréia acontece no dia 7 de março contra os canadenses.
A preparação da equipe para a competição teve início em dezembro, quando os atletas que disputavam as 18 vagas se reuniram em Deodoro para 1 semana de treinamentos intensivos. No mês de janeiro, a equipe voltou a se reunir em Deodoro, ficando, nesta etapa, 20 dias em concentração.
A terceira etapa da preparação será em Buenos Aires, já com os 18 atletas que disputarão a competição. A equipe embarca para a Argentina dia 15 de março, onde permanece até o dia 02 de março quando viaja para o Chile.
A equipe tem como base a que obteve a quarta colocação no campeonato sul-americano 2008, com alguns jovens talentos que se destacaram no campeonato pan-americano sub. 21 2008.
Triatlo: Foi disputado neste domingo, o 18ª Triathlon Internacional de Santos. Os brasileiros fizeram bonito e conquistaram os cinco primeiros lugares do pódio, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Reinaldo Colucci e Carla Moreno foram os campeões.
Esgrima: Na Copa do Mundo de Lisboa, O brasileiro Carlos Moreira obteve 3 vitórias e 4 derrotas nas poules classificatórias, sendo eliminado pelo croata Sourek por 15/9. Não foi o suficiente para estar presente na chave de 64, terminando na 72a posição entre 99 inscritos.
Os inscritos teoricamente mais fortes eram Verwijlen, 6o do Ranking Mundial e o espanhol Abajo, 10o do RM e bronze em Pequim. Os 16 melhores colocados do RM ficaram de fora das etapas iniciais e os demais 83 entraram em 12 poules, quase todas com 7 participantes.
Os resultados do brasileiro nas poules foram os seguintes e pela ordem:
MOREIRA V5 x D3 MALTEZ (POR, 814 do RM)MOREIRA D2 x V5 SCHMID (AUT, 409 do RM)MOREIRA V5 X D4 MARINOV (BUL, 534 do RM)MOREIRA D3 X V5 AUSTEN (AUS, 210 do RM)MOREIRA V5 X D4 BEN AZIZA (TUN, 78 do RM)MOREIRA D2 x V5 BINO (ITA, 287 do RM)
Já em Belgrado, no florete, A brasileira Christine Botros, única representante panamericana, conseguiu somar 2 pontos no ranking mundial ao terminar na 52a posição. Na primeira rodada de poules classificatórias, conquistou 2 vitórias e teve 4 derrotas. Não foi o suficiente para levá-la ao quadro de 32.
Tênis: Na Federation Cup, a Copa Davis feminina, o Brasil quase caiu para a quarta divisão. Após perder dois jogos na primeira fase, pelo menos vencemos Porto Rico por 3 jogos a 0, e nos mantivemos na terceira divisão. Jogaram pelo Brasil, Maria Fernanda Alves, Vivian Segnini, Monica Albuquerque e Roxane Vaisemberg. Na primeira fase, as derrotas vieram por 2x1 diante da Colombia(esperada) e do Paraguai, que tem um nível parecido com o Brasil. Depois, vencemor Porto Rico e nos mantivemos na primeira divisão do zonal americano( O grupo mundial tem duas divisões)
No atp de vina del mar, Daniel sentiu uma lesão e provavelmente não disputará o ATP do Brasil esta semana, enquanto Belucci foi até as oitavas de finais, mas caiu diante de Acaruso.
Tênis de mesa: Em mais um ranking mundial divulgado, o melhor mesa-tenista brasileiro continua sendo Thiago Monteiro, que manteve a 65ª posição. Em seguida aparece Hugo Hoyama, na 142ª colocação, Cazuo Matsumoto na 186ª e Gustavo Tsuboi na 151ª colocação. Entre as mulheres Lígia Silva é a melhor na 246ª posição, seguida por Mariany Noanka na 277ª posição.
Ginástica artística: A Confederação Brasileira de Ginástica confirmou a ucraniana Iryna Ilyashenko como substituta de seu compatriota Oleg Ostapenko, no comando da seleção feminina de ginástica artística para o próximo ciclo olímpico. Achei excelente a decisão. A maioria das atletas gostam de Irina, que já conhece a realidade da nossa ginástica e poderá manter o Brasil no caminho rumo a primeira medalha olímpica. Nesta semana será anunciada a seleção permanente. A nova seleção poderá ser composta por até 12 ginastas, mas as atletas ficarão treinando em seus clubes. Próximo a grandes competições, a seleção se reunirá para treinar junta em um local.
Vela: Foram disputadas regatas em todas as categorias olímpicas em Porto Alegre, RS, para adefinição da equipe olímpcia brasileira permanente. vencendo o torneio pré-olímpico o velejador fará parte de EPVO - Equipe Permanente de Vela Olímpica e poderá contar com o auxílio da CBVM - Confederação Brasileira de Vela e Motor -, para realizar suas viagens para torneios internacionais e seus treinamentos dentro e fora do país. Os medalhistas olímpicos que continuam a velejar nas classes em que obtiveram as medalhas são membros natos do time e para todos os outros aspirantes ao pódio olímpico o único caminho era vencer nas águas de Porto Alegre.
Nove dias após a conquista do tricampeonato brasileiro na classe Laser, o velejador Bruno Fontes, 29 anos, garantiu mais um título para SC. Com duas regatas de antecipação, o atleta sagrou-se campeão do Pré-Olímpico de Vela, no Rio Guaíba, em Porto Alegre, e garantiu presença permanente na equipe olímpica brasileira.
Depois de 10 regatas corridas com excelentes ventos ao longo da semana em três raias diferentes no rio Guaíba o time se completou hoje. Lars Grael e seu novo proeiro Renato “Tinha” Moura, ambos representando o Distrito Federal, obtiveram a vaga na classe Star que também conta com os medalhistas de prata nos jogos de Pequim, Robert Scheidt e Bruno Prada na equipe.
Na classe Finn, Jorge Zarif, filho do atleta olímpico homônimo falecido no ano passado, aos 16 anos já trilha os passos do pai. Na nova modalidade olímpica Match Race Feminino, introduzida pela ISAF (a FIFA da vela) nos jogos de Londres 2012 a tripulação da timoneira Juliana Senfft, 20 anos, filha do medalhista de prata em Los Angeles 1984, Ronaldo Senfft, formada por Martine Soffiatti Grael, 17 anos, filha de Torben Grael, e Gabriela Nicolino, 19 anos, todas de Niterói, venceu a emocionante final por 3 a 2, de virada, sobre a tripulação de Carol Béjar.
Marco Grael, 19 anos, filho de Torben e irmão de Martine obteve a vaga na classe 49er como novo proeiro do veterano André ‘Bochecha’ Fonseca (7º e 6º , respectivamente em Pequim 2008 e Atenas 2004 ao lado de Rodrigo Duarte). “Ainda precisamos treinar muito porque o 49er exige muitas manobras, mas estamos no começo de um ciclo olímpico e já fazer parte da EPVO é sempre um incentivo” declarou André Fonseca, que veio direto da China onde estava como um dos timoneiros do barco holandês na regata de volta ao mundo.
Equipe de vela olímpica brasileira de 2009: RS:X Masculino - Ricardo “Bimba” Winick (BVC-RJ)RS:X Feminino - Patrícia Freitas (ICRJ-RJ)470 Masculino - Fábio Pillar e Samuel Albrecht (CDJ-RS)470 Feminino - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (CDJ-RS e VDS-RS)Laser Standard - Bruno Fontes (ICSC-SC)Laser Radial – Adriana Kostiw (YCSA-SP)Finn – Jorge Zarif (ICRJ-RJ)Star - Lars Grael e Renato Moura (ICB-DF)49er - André Fonseca e Marco Grael (CDJ-RS e RYC-RJ)Match Race Feminino - Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Martine Grael (ICB-RJ e RYC-RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário