quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que rola até 2012- Jogos Militares

Um dos trunfos que os Organizadores da candidaura brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016 é que a cidade do Rio de Janeiro será sede em 2011 dos Jogos Militares.

Os Jogos são promovidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que reúne 128 países de todo o planeta e mais de um milhão de atletas militares. São reconhecidos pela ONU como uma Organização promotora da Paz através do esporte. Em outubro de 2007, a competição foi realizada na Índia, nas cidades de Hyderabad e Bombain, com 71 países inscritos e 4.571 atletas.

Após a Primeira Guerra Mundial, o General Pershing organizou os primeiros jogos esportivos entre as forças aliadas. Em 1919, mil e quinhentos atletas militares competiram em vinte e quatro diferentes modalidades, em Joinville, nos subúrbios de Paris. A realização destes jogos teve como objetivo criar uma disputa militar fora dos campos de batalha, o que aproximaria soldados de países diferentes para que este convívio e amizade, gerados através da competição, pudessem contribuir diretamente para o fim das guerras.

Após a iniciativa, os jogos foram esquecidos. Mas após a Segunda Guerra Mundial, houve mais uma tentativa. Em 1946, com o mesmo objetivo, foi organizado um encontro de atletismo, em Berlim, entre as forças aliadas. Em maio do mesmo ano, foram nomeados o Coronel Debrus e o Major Mollet para formar um Conselho dos Desportos das Forças Aliadas.Mas, por discordâncias políticas, o Conselho foi extinto um ano depois.
Para alguns militares, entretanto, o esporte era o caminho. Em de fevereiro de 1948, Debrus e Mollet, os mesmos oficiais,encontraram-se em um torneio de esgrima realizado em Nice, com a participação de militares da Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo e da Holanda. Na ocasião, reuniram os participantes e criaram o Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), tornando-se, assim, os países fundadores da organização.

Gradativamente vários países foram aderindo à Conselho. Os países pertencentes ao Pacto de Varsóvia tinham uma organização similar, o SKDA. Por isso, só com o fim da guerra-fria e com a adesão dos países do leste europeu, o CISM foi reconhecido por diversas instituições internacionais, das quais se destaca o Comité Olímpico Internacional (COI).

O CISM tem dois objetivos principais: o desporte e a solidariedade. O esporte como meio de fomentar a paz, a amizade e o conhecimento entre militares de diversas regiões do mundo. A solidariedade como forma de cooperação entre os países mais e os menos desenvolvidos por intermédio de várias ações, como empréstimo de equipamento esportivo, cursos de iniciação e de desenvolvimento de atividades esportivas, entre outras.

As modalidades que serão disputadas em 2011 serão: Atletismo, Basquete, Boxe, Hipismo, esgrima, futebo, futsal, handebol, vela, judô, natação, pentatlo moderno, pentatlo militar, pentatlo naval, pentatlo aeronáutico, taekwondo, tiro, triatlo, vôlei e vôlei de praia

Um comentário:

  1. Olá Guilherme

    Sou um torcedor do olimpismo brasileiro acima de tudo. Sonho ver uma Olimpíada aqui na nossa terra, mas bem feita. Com uma organização limpa e com herança concreta. O Pan 2007 foi uma festa ilusória. Basta dar uma passeada hj pelo Rio e ver a maqueagem desbotada. Não acredito nesta gestão para o Rio 2016 e o COI pensa o mesmo. Tenho infos seguras q o Rio cai na primeira rodada de votação e de goleada. Europa e grande parte das Américas 'espanholas' são em massa Madrid. Ásia na quase totalidade é Tóquio. Boa parte da África e América do Norte, além da Austrália, é Chicago de Barak Obama. O Rio cai vergonhasamente pq a escolha é politica e NINGUÉM lá fora, bem informado, confia na gestão esportiva brasileira (leia-se ME e COB).
    Eles fizeram o ODESUR'06, PAN'07, farão os Jogos dos Países de origem Lusa em julho próximo e os Jogos Militares em 2011. E só. Até a campanha de 2020 tirar mais uns milhões dos cofres públicos para um grupo de pessoas se esbaldarem. Isso se essa troup resistir até lá.
    Nós os apaixonados pelo esporte as vezes nos iludimos, Guilherme. Mas vamos em frente. Olhando pelo melhor, denunciando e informando como jornalistas e sonhando como apaixonados. Sonhando num Brasil limpo e olímpico ainda nesta vida.
    Abração

    Everton Domingues
    www.vancouverolimpica.blogspot.com
    www.beijingolimpica.blogspot.com
    www.londresolmpica.blogspot.com


    PS.: Se puder leia a matéria do reverso da moeda escrita ontem no Vancouver: 'Canadá: uma potencia caseira?'. Quero meu Brasil assim...

    ResponderExcluir