quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Prova á prova- Salto em altura

Continuando a série de postagens sobre todas as provas que acontecerão nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, vamos falar do salto em altura, tradicional prova do atletismo, modalidade que mais destribui medalhas no maior evento polidesportivo do planeta.

O objetivo do salto em altura é passar sobre uma barra horizontal que se encontra suspensa entre dois suportes verticais separados por quatro metros de distância. O atleta tem direito a três tentativas para superar cada altura.

O salto em altura masculino foi disputado em todas as edições dos Jogos Olímpicos, desde 1896, enquanto o feminino passou a fazer parte do programa no ano de 1928. O primeiro campeão olímpico foi o americano Ellery Clark,que saltou 1m81m, marca que hoje não está entre as melhores do mundo sequer na prova do heptatlo feminino. Ethel Catherwood foi a primeira campeã olímpica feminina, com a marca de 1m59 em 1928, na Holanda.

Richard Douglas Fosbury, mais conhecido como Dick Fosbury é um atleta americano que revolucionou o salto em altura utilizando uma técnica de pular de costa, atualmente conhecida como o salto Fosboury.

Dick Fosbury, experimento pela primeira vez esta nova técnica aos 16 anos, enquanto fazia o ensino médio em. Ele não gostava do estilo predominante até então, o método "Stradle," e começou a saltar com o ultrapassado "Salto tesoura"
Depois de se formar na Medford High School em 1965, ele se inscrever na Universidade de Oregon. Fosbury venceu em 1968 o campeonato da NCCA usando sua nova técnica, assim como as seletivas olímpicas.

Nos Jogos Olímpicos na Cidade do México, ele ganhou a medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde olímpico ao saltar 2,24m e mostrando o potencial de sua nova técnica. Apesar reações da comunidade do salto em altura terem sido céticas no início, seu salto rapidamente se tornou popular.

Quatro anos depois, em Munique, 28 dos 40 competidores utilizaram-se da técnica de Fosbury. Em 1980 13 dos 16 finalistas olímpicos utilizaram esta técnica. Dos 42 medalhistas olímpicos no evento, de 1972 até 2008, 40 utilizaram o salto do americano. Hoje esta técnica é a mais popular.

A primeira competição envolvendo salto em altura foi realizada na Inglaterra, em 1840, e regulamentada em 1865. Na época, cada competidor tinha três saltos de chance em cada altura e a barra horizontal não podia ser aumentada no caso de um competidor derrubá-la. A altura de 1,83 m foi ultrapassada pela primeira vez em 1874, pelo inglês Marshall Brooks, utilizando a técnica de saltar de frente com um pé adiantado. O salto estilo "tesoura" foi usado pelo pela primeira vez pelo norte-americano William Page. Até 1936, as regras especificavam que a barra transversal tinha que ser superada com um pé na frente. Em 1941, Lester Steers, dos Estados Unidos, inovou criando o estilo "de cabeça", atingindo a incrível marca - para a época - de 2,11 m.

Quadro de medalhas
Masculino
EUA 13 12 8
União Soviética 4 1 3

Feminino
Eua 4 1 2
Russia 3 1 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário