terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Resumo da semana

Com um dia de atraso, trago o resumo da semana esportiva, que teve os nacionais de basquete e tênis de mesa, além de provas no atletismo e ciclismo como destaques. No futebol feminino, vitória do Santos na Copa Brasil.

Atletismo: A experiência queniana não foi párea para os brasileiros na disputa da prova 10K Rio, disputada neste domingo no Aterro do Flamengo. Nicholas Koech, no masculino, e Nancy Kipron, no feminino, venceram o último teste antes da disputa da tradicional corrida de São Silvestre, a ser disputada no dia 31 de dezembro, em São Paulo.
Koech dominou por completo todo o circuito e não deu chances aos corredores nacionais, cruzando a linha de chegada em 29min48seg, cinco segundos à frente de Giomar da Silva, que marcou 29min52, e sete de João Ferreira de Lima, com 29min54seg.
Já na prova feminina, a brasileira Sueli Pereira da Silva liderou por toda a extensão, mas acabou perdendo o ritmo no final da disputa, sendo ultrapassada por todo pelotão e deixando a vitória escapar para a queniana Nancy Kipron.A africana fez a prova em 34min33seg, seguida pelas brasileiras Edielza dos Santos, 34min46seg, e Fabiana Cristiane da Silva, 35min13seg.

Basquete: Pela quinta vez, o título de campeão brasileiro de basquete feminino ficou com Ourinhos. O time fechou a série contra Americana, em 3 jogos a 1. Em 24 jogos realizados no torneio, Ourinhos perdeu apenas 3. A melhor jogadora do campeonato foi a ala Micaela, da equipe campeã. Cobertura completa no: http://www.basketbrasil.com.br/

Ciclismo: A sétima edição da Copa da República de Ciclismo terminou com vitória do potiguar Roberto Pinheiro da Silva, que completou as 14 voltas do circuito no Aterro do Flamengo em 48min57s799. No feminino, Janildes Fernandes assegurou o seu segundo título da competição.
No brasileiro de pista, David Romeo venceu o km contra o relógio com o tempo de 1min08s01 e mesmo sendo da categoria sub-23 foi o melhor do brasileiro adulto, deixando para trás Robson Dias e Diego Martins. No feminino, nos 500m, Sumaia Ribeiro foi a campeã com 38s005, bem a frente de Ana Rafaela, segunda colocada.
Na prova de velocidade, vitória de Marcus Vinicius de Alcântara, que venceu na final David Romeo. No feminino, mais uma vitória de Sumaia Ribeiro sobre Ana Rafaela.
Armando Reis saiu vitorioso na perseguição masculina, vencendo na final Rodrigo de Melo Silva, ambos do time Memorial/ Prefeitura de Santos/ Giant/ Nossa Caixa. A média de velocidade de Armando foi de 47,125km/h com o tempo de 5min04s750.
Entre as mulheres, Janildes Silva, do Clube Fernandes de ciclismo, bateu Tatiana Vam Hemelryck, da Amazonas Elite Bike Show e ficou com ouro.
No keirin, Emerson da Silveira ficou com a medalha de ouro, seguido por Leandro de Lamerlina. No feminino, vitória de Sumaia Ribeiro mais uma vez, vencendo Janildes Silva e Ana Rafaela.

No scratch, vitória de Armando Reis no masculino e Sonia Regina no feminino, vencendo Janildes Silva e Sumaia Ribeiro. Por pontos, nova vitória de Armando Reis, com 89 pontos, seguido por Rodrigo Brito com 69. No feminino, Janildes venceu com 36 pontos, seguido por Sumaia Ribeiro com 13.
Nas provas por equipes, disputadas só entre os homens, vitória da equipe Memorial Santos numa emocionante prova contra Suzano/Fly Horse/Caloi. Na perseguição, nova vitória da Memorial Santos contra Suzano.

Põlo Aquático: O Flamengo venceu o ranking brasileiro de pólo aquático pelo quinto ano consecutivo. O clube carioca totalizou 539 pontos, seguido por Botafogo e Paineiras do Morumby, com 439 e 432 pontos, respectivamente. Na divisão por sexo, o Paineiras foi o melhor entre as mulheres, com 222 pontos, e o Fluminense, entre os homens, com 365.

Handebol: No tradicional desafio internacional Petrobrás, Brasil e Cuba se enfrentaram nas categorias adultos, masculino e feminino. Na despedida de alguns atletas, como Helinho, o masculino venceu os dois duelos, mostrando que realmente nas Américas, os rivais caribenhos ficaram para trás. As meninas venceram um jogo e empataram o outro, o que não faz com que pensemos que a hegemonia continental está perto do fim. O time cubano é bastante inferior.

Futebol feminino A equipe de Futebol Feminino do Santos Futebol Clube conquistou o título inédito de campeã da Copa do Brasil. A taça veio após a vitória sobre o Sport Recife, por 3 a 0. O confronto aconteceu nesta quarta-feira (17), no Estádio Ulrico Mursa, em Santos (Litoral de São Paulo). Pikena, Fran e Ketlen foram as autoras dos gols do Peixe.
Na primeira partida da final, em Recife (PE) a equipe santista saiu com a vantagem após marcar 3 a 1 no placar do Estádio Ilha do Retiro. Lá, Suzana (2) e Ketlen marcaram os tentos santistas.
O Santos FC apresentou uma campanha impecável nesta segunda edição da Copa do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dos nove jogos disputados, as Sereias da Vila venceram todos, encerrando sua participação invictas e com o título inédito. Suzana sagrou-se artilheira do Alvinegro Praiano na competição, marcando sete dos 28 gols do Peixe.
A vantagem conquistada no Recife não fez com que as Sereias da Vila entrassem em campo mais tranquilas. A vitória era a principal meta do time que buscou o resultado durante todo o jogo. O primeiro gol do Santos FC veio aos 16 minutos da primeira etapa. Na cobrança de escanteio feita por Maurine, Calan dominou na área, deixou a zaga do Sport perdida, e cruzou para a capitã Pikena, que abriu o placar.

Judô: Pela primeira vez foi disputado um Campeonato Mundial Absoluto de Judô, ou seja, com atletas de qualquer peso. A disputa foi na França. Dois brasileiros competiram, mas não passaram da primeira eliminatória: Luciano Corrêa e Daniel Hernandes. O campeonato não tinha repescagem.

Vôlei: O Rexona não tomou conhecimento da torcida adversária e, mesmo atuando no Ginásio José Liberatti, em Osasco, venceu o Finasa por 3 sets a 2 (25/19, 17/25, 23/25, 27/25 e 15/9) e também conquistou o segundo turno da Superliga feminina de vôlei. A revanche veio logo na partida seguinte após a derrota por 3 a 0 em casa para o mesmo rival, que havia ganhado o direito de disputar a decisão em seus domínios.
No masculino, Clima de festa em Florianópolis e uma invencibilidade de 12 jogos na Superliga masculina. Tudo indicava para mais uma conquista da Cimed/Brasil Telecom em casa. Entretanto, após perder os dois primeiros sets, o Vivo/Minas renasceu na partida e conseguiu a virada por 3 a 2 (parciais de 28-30, 24-26, 25-22, 25-20 e 15-13) para conquistar o título do segundo turno da competição nacional.

Tênis de mesa: Foi disputado em Fortaleza, a competição Rei das Américas. O campeão foi Lin Ju, da República Dominicana, atual bicampeão pan-americano. A grande surpresa foi o jovem Eric Mancini, que derrotou Hugo Hoyama na semifina e ficou com o vice-campeonato. Na final, Eric perdeu para Lin por 4 sets a 1.
Antes do Rei das Américas, foi disputado o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. O título ficou pela sétima vez com Hugo Hoyama, que derrotou na final Gustavo Tsuboi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário