No atletismo, Recordista sul-americana do salto com vara, a paulista Fabiana Murer é a mais nova integrante da equipe de atletismo Pão de Açúcar BM&F. Fabiana continua sendo atleta do clube de Atletismo da BM&F, mas acertou o co-patrocínio, que foi formalizado na noite de quinta-feira, em São Paulo, durante o jantar de entrega da premiação de Marilson Gomes dos Santos pela conquista do bicampeonato da Maratona de Nova York. Marilson recebeu um cheque de R$ 100 mil pelo resultado.
Fabiana integrará a equipe de 20 atletas patrocinados pela empresa, sendo seis atletas do triatlo e 14 no atletismo. “Estou muito contente em fazer parte da equipe do Pão de Açúcar BM&F, pois desde pequena faz parte da minha vida, quando minha mãe me levava para fazer compras. Além é claro, da tranqüilidade que tenho para treinar, entrar bem em competições, pois sei que tenho uma grande empresa me incentivando e me ajudando para desempenhar um bom papel nos campeonatos que eu disputar ”, afirmou a atleta, que continuará sendo treinada por Élson Miranda.
Segundo ele, a entrada do co-patrocinador não muda em nada o esquema de trabalho da saltadora. “É um colorido a mais para a Fabiana. Com isso ela terá uma motivação extra para alcançar bons resultados e representar bem o Brasil aqui e lá fora”, avalia o treinador.
No basquete, a seleção brasileira de basquete sub-15 perdeu duas vezes para a Argentina, na primeira fase a na final do sul-americano, e acabou ficando com o vice campeonato disputado no Paraguai. O Brasil passou por todos seus adversários sem maiores dificuldades, mas não conseguiu bater nossas hermanas, saindo perdendo por 54x41.
— Não fizemos um bom jogo, principalmente no ataque. O nosso aproveitamento ofensivo foi ruim e isso nos levou à derrota. A Argentina é um bom time, mas jogou muito em cima dos nossos erros. No terceiro período, melhoramos a defesa e diminuímos a diferença para cinco pontos. Mas continuamos falhando nas finalizações e perdemos a partida. Agora é trabalhar para corrigir os erros, pois essa equipe tem condições de evoluir muito até a Copa América do ano que vem — analisou o técnico César Guidetti.
No campeonato brasileiro feminino, o Ourinhos assumiu a liderança da competição com apenas uma derrota, exatamente na estréia contra Americana, que já perdeu dois jogos, um deles no returno contra o atual tetracampeão brasileiro. O time de Catanduva perdeu três vezes e está em terceiro. A briga pela quarta vaga nos play-offs está intensa, entre Santo André e São Bernardo, faltando quatro jogos para o Santo André e cinco para o São Bernardo.
No boxe, a confederação confirmou o campeonato brasileiro para o fim do mês. Será realizado de 25 a 29 de novembro em Cuiabá - MT o 63º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Adulto e o 1º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Cadete (15 e 16 anos).As lutas acontecerão no Ginásio Aécio Tocantins.
No ciclismo, mais um de nossos absurdos. Não se sabe o porquê, mas o campeonato brasileiro de ciclismo pista foi canceladol. "A Confederação Brasileira de Ciclismo, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, informa a toda a comunidade ciclística brasileira, que o Campeonato Brasileiro de Pista e Campeonato Brasileiro de Pista Paraolímpico, programados para realizarem-se no período de 19 a 22 de Novembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, ficam temporariamente suspensos, aguardando nova data para a realização"
Na natação, uma semana agitada. Além de duas etapas da Copa do Mundo de piscina curta, ainda tivemos competições importantes da nova geração brasileira.
A taça do Campeonato Brasileiro Infantil / Troféu Maurício Bekenn 2008 foi levantada pelo Corinthians/Mesc-São Bernardo. Neste domingo, 16/11, em Curitiba, a equipe de São Paulo venceu a competição que reúne os principais atletas entre 13 e 14 anos. Apenas um ponto separou a equipe corintiana, que marcou 236, do Esporte Clube Pinheiros, que ficou em segundo com 235. O Minas Tênis Clube foi o terceiro colocado não muito atrás, com 218 pontos.
O bom nível técnico da competição fez 18 novos recordes de campeonato. Estevão Andrade, do Minas Tênis, e Bruna Cordeiro, do Corinthians, foram os melhores índices técnicos entre os da categoria infantil 2 (nascidos em 94). Ele pela performance nos 100m livre (53s91) e ela, pelo desempenho nos 400m livre (4m27s43). Ambos recordes de campeonato. No grupo infantil 1 (nascidos em 95), os mais técnicos foram Luciano Souza, do Grêmio CIEF/PB, pela prova de 50m livre e Bianca Freitas, do Uberlândia Tênis Clube, pelos 100m peito. Esta última com recorde de campeonato na última etapa, com 1m14s15. Matheus Louro, da Unisanta também melhorou a marca da competição no último dia. Ele fez 1m07s74 nos 100m peito.
Os dois, porém, ainda ficaram aquém do resultado obtido no Chico Piscina.
Bestswimming.com.br - O Minas Tênis era o atual bi campeão e liderava a competição desde o primeiro dia de disputas. No primeiro dia isolado, no segundo dia empatado com o Corinthians. O balizamento da última etapa indicava uma forte presença do Pinheiros que estava a apenas 23 pontos atrás.
Antes dos revezamentos, o Pinheiros atual campeão brasileiro de inverno, liderava com 209 pontos contra 208 do Corinthians e 190 do Minas. O Corinthians tinha uma grande desvantagem: o seu revezamento masculino 4 x 100 medley parou nas eliminatórias, ou seja, só disputaria a prova feminina e torceria contra os seus adversários no masculino.
No revezamento 4 x 100 medley feminino, deu a lógica, Clube Curitibano campeão do 4 x 50 e 4 x 100 livre foi lá e venceu novamente. Entretanto, uma saída escapada da terceira atleta causou a desclassificação da equipe. O Curitibano também estabelecera novo recorde de campeonato, se não acontecesse a desclassificação, acabaria o sonho do Corinthians. Mas, a arbitragem viu e confirmou a declassificação do Curitibano, e o Corinthians passou para campeão e novo recordista da prova.
Agora restava o revezamento masculino e a pontuação indicava: Corinthians líder com 236 pontos, Pinheiros em segundo com 221 e Minas em terceiro com 200 pontos. O Pinheiros havia classificado com o primeiro tempo e havia batido o recorde da prova na eliminatória. Se vencesse seria o campeão. O Minas, mesmo vencendo, como aconteceu e batendo o recorde como também conseguiu só poderia somar 28 pontos o que ainda lhe deixaria oito ponto atrás do Corinthians.
Nunca na história do Corinthians a sua equipe torceu tanto pelo Minas como nesta prova. O revezamento 4 x 100 medley masculino foi muito empolgante. O Pinheiros abriu três segundos na frente no nado costas, diferença que caiu para dois segundos no peito e meio segundo no borboleta. Esteveão Andrade, o nadador de crawl do Minas, mudaria esta história ao fechar com um implacável 53:66. A vitória do Minas na prova era o título histórico do Corinthians.
Final de competição, Corinthians campeão brasileiro infantil de verão de 2008 com 236 pontos, Pinheiros vice com 235 e Minas terceiro colocado com 228 pontos.
Uma vitória massacrante e com 1.665 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no Campeonato Paulista Juvenil. Unisanta é tri campeã paulista juvenil num trabalho muito bom do técnico Fábio Massaini e seu grupo. Foi uma vitória de qualidade (30 medalhas de ouro em 62 provas) como na quantidade, por ter o maior grupo na disputa. Também foi do Unisanta o maior número de recordes batidos na competição. Ana Marcela Cunha foi o maior destaque individual com quatro vitórias individuais, três em revezamentos, índice técnico, eficiência, recordes de campeonato nos 400 e 800 livre, e um recorde paulista nos 400 livre.
Já na Copa do Mundo em piscina curta, na etapa de Estocolmo, no início da semana, o Brasil conquistou três medalhas de prata. Fabiola Molina bateu mais uma vez o recorde sul-americano, com 27s45 nos 50m costas, enquanto seu marido Diego Yabe foi segundo nos 200m medley e Joanna Maranhão ficou na mesma posição nos 400m medley. Além disso, nossa maior medalhista da Copa esse ano ainda ficou com o ouro nos 100m costas com nova marca, 58s67. Joanna ainda levou outra medalha, bronze nos 200m medley.
No fim de semana, teve a última etapa e Fabiola foi bronze nos 50m e nos 100m costas enquanto Nicholas dos Santos foi segundo nos 50m livre. Fabiola fechou o circuito com 19 medalhas.
No pólo aquático, continuou sendo disputada a Liga Nacional masculina, a primeira edição da história. O Fluminense venceu o Flamengo por 14x7 e continua na liderança da competição. Na preeliminar, o Botafogo derrotou o Guanabara por 6x5. Já em São Paulo, o Pinheiros venceu fora de casa o Paineiras. Fluminense, Flamengo, Pinheiros e Tijuca seriam os quatro primeiros colocados no momento e que teriam vantagem nas quartas de finais.
Entre as meninas, A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos confirmou a realização da COPA UANA, entre os dias 2 e 9 de janeiro, em Calgary, no Canadá. Estão inscritos Brasil, Cuba, Porto Rico e Canadá. Oficialmente, são duas vagas em jogo para o mundial 2009, mas existe a possibilidade de uma terceira. A competição esteve perto de não ser confirmada, pois até o início da semana apenas Brasil e Canadá tinham confirmado presença.
Falando do feminino ainda, o Troféu Super João Havelange mudou de data. Novidades para o feminino foram passadas pelo gerente de nacional de pólo aquático Ricardo Cabral. A primeira: o SuperJH mudou para os dias 13 a 14 de dezembro, em São Bernardo (SP), numa oferta do Sesi, e assim seria paralelo ao Festival Infantil. A competição iria ser disputada dia 07, mas o Pinheiros comunicou que não poderia nesta data . O torneio poderia ser transmitido pelo Sportv caso fosse dia 7. Uma pena.
Pela terceira vez consecutiva, o Brasil está fora da disputa da Liga Mundial. A competição terá três fases uma nas Américas, apenas com Estados Unidos e Canadá, outra na Ásia/Oceânia (Japão, China, Nova Zelândia e Austrália) e outra na Europa com Espanha, Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Alemanha e mais Àfrica do Sul. A presença das sul-africanas torna ainda mais complicado o caminho olímpico do Brasil já que este continente tem direito a uma vaga, assim como para o Mundial de 2009. As meninas-perfeitas agora terão um duelo decisivo contra Cuba na Copa Uana-2009. A boa notícia é que a marcadora Baby Amaro estará presente. As oito melhores equipes da Liga Mundial disputam a fase final na Rússia, entre os dias 9 e 14 de junho. A Holanda, campeã olímpica, e a Hungria também não se inscreveram na Liga Mundial, que segue sendo um evento deficitário. Existe uma possibilidade de o Brasil fazer um campeonato com essas seleções, mais curto e menos caro. São só hipóteses.
Para terminar a agitada semana do polo aquático, mais uma notícia. O Ceará é o campeão do I Troféu Interfederativo de pólo aquático, encerrado neste domingo, 16/11, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza/CE. Jogando em casa, a seleção cearense derrotou o Amazonas, equipe tradicional na modalidade, por 5 a 2 e garantiu a festa da torcida local. O artilheiro da competição foi Daniel Queiroz, touca nº 7 do vice-campeão Amazonas, com 23 gols. Já o goleiro menos vazado foi o campeão Ronald dos Santos.Na disputa do bronze, vitória de Pernambuco sobre Brasília por 4 a 1, enquanto o Rio Grande do Norte garantiu a 5ª colocação ao vencer a Paraíba por 2 a 1.A competição, iniciada no dia 13/11, foi para atletas nascidos a partir de 1990. Os 13 melhores jogadores (escolhidos pelos técnicos presentes e pelo representante da CBDA) e seus respectivos treinadores participarão de um estágio de uma semana no Rio de Janeiro ou São Paulo em data a ser definida.
Na esgrima, tivemos o campeonato brasileiro. Marcando o encerramento da temporada 2008 da esgrima nacional, tivemos o Campeonato Brasileiro 2008 na sua 80a edição. Os atletas mais novos sentiram o "peso" da competição, outros mais experientes não estavam no pico do seu preparo por se concentrarem em outros eventos ou mesmo, por estarem começando uma preparação para 2009. Termômetro ou não, esta competição serviu para mostrar que novas forças da esgrima brasileira darão muito trabalho na próxima temporada. É o caso dos atletas do Rio de Janeiro, que estão com uma preparação em ritmo forte, que vai ser ainda mais intensificado. Não será surpresa alguma se começarem a surgir novos nomes em outras armas, vindos do trabalho com novos atletas.
Na prova por equipes, São Paulo, Minas e Brasília ficaram de fora. Não estava prevista a participação dos atletas destes estados nos moldes atuais. A Confederação Brasileira de Esgrima já sinalizou mudanças para 2009, visando tornar este tipo de evento mais disputado e, possibilitando a participação de todos os estados, em fórmula a ser discutida pelas Entidades de Prática Desportiva da esgrima brasileira.
Florete Feminino - Taís Rochel (ECP/SP) venceu Sílvia Rothfeld (GNU/RS) na final. Desta vez, Sílvia demorou no tempero com o fogo baixo e quando se deu conta, Taís já havia conseguido uma boa vantagem favorável por 5/0 no placar, diferença que se manteve até o final em combate em que quase não se viu toques não válidos. A pontaria de ambas estava perfeita, os pontos foram conquistados por quem acertou mais nas ações. Taís Rochel Ouro e Campeã Brasileira de 2008, Sílvia Rothfeld com a Prata e Marília Mello (ECP/SP) com o Bronze, ao vencer Christine Botros (APPES/PR) por 15/11 na disputa pela 3a posição.
Sabre Masculino - Renzo Agresta (ECP/SP) venceu Paulo Teixeira (ECP/SP) na final por 15/9. Renzo foi perfeito até a final, tendo Paulo Teixeira melhorado a sua performance e mostrado um bom resultado. Veterano no Sabre, aos poucos vem adiquirindo sua antiga forma e sinalizando que vai chegar mais longe. Renzo Agresta Campeão Brasileiro, Paulo Teixeira ficou com a Prata, Luiz Sommer (AACV/RS) conquistou o bronze, ao vencer o surpreendente Fabio Souza (CRVG/RJ) na disputa pela 3a posição.
Florete Masculino - Lucas Oliveira (GNU/RS) venceu a final sobre Heitor Shimbo (ECP/SP) de forma emocionante. Estava no seu dia, eliminou o companheiro João Souza e, mesmo com Shimbo eliminando Marcos Cardoso e Guilherme Toldo nas outras fases e chegando com moral para encarar Lucas, não foi o suficiente para reverter o placar desfarorável que terminou em 15/10. Lucas Oliveira Campeão Brasileiro, Heitor Shimbo ficou com a Prata, João Souza (GNU/RS) conquistou o Bronze, ao vencer o companheiro e talentoso Maxime Souza (GNU/RS) por 15/10.
Espada Feminina - Clarisse Menezes (ECSJ/RJ) fez com Camila Rodrigues (ECP/SP) a final da superação. Sofreu uma contusão na etapa do Nacional do Rio de Janreiro, se dedicou e focou tudo no Brasileiro. Eliminou no decorrer da competição as espadistas Ana Brecheret, Maju Herklotz e Rayssa Costa. Já Camila Rodrigues foi outra que estava voltando de uma contusão. Eliminou Amanda Simeão, Carolina Ferraresi e Cléia Guilhon, para poder chegar na disputa do Ouro. Final disputada, vitória e Título de Campeã Brasileira para Clarisse Menezes por 15/12 sobre Camila Rodrigues, que conquistou a Prata. Na disputa pelo Bronze, vitória de Cléia Guilhon, que venceu Maju Herklotz por 15/4.
Sabre Feminino - Karina Lakerbai (APE/SP) venceu Deise Falci (AACV/RS) na final por 15/8. Deise eliminou Denise Fried na semi final, mas não conserguiu evitar que Karina conquistasse o título que faltava no ano, venceu todos os nacionais. Pelo bronze, Beatriz Degani (APE/SP) venceu Denise Fried (APE/SP) por 15/11.
Espada Masculina - Após muitos anos, um atleta da C.D.E. conquista o título de Campeão Brasileiro. Daniel Santos (CDE/RJ) venceu a final sobre Gustavo Portelinha (ECP/SP) por 15/9 e conquistou o título de Campeão Brasileiro. Portelinha eliminou o companheiro Einchemberger no sorteio da vantagem e por tempo, depois Gustavo Borges, e na semi final virou sobre Roberto Lazzarini, quando perdia por 12/9. Já o Campeão Daniel Santos eliminou Shwuchow, Lunardi e Souza. Ouro para Daniel Santos, Prata para Gustavo Portelinha e Bronze para Roberto Lazzarini, que venceu Gustavo Nunes pela disputa do bronze por 15/7.
A espada masculina contou com a participação de Jaques Cramer (CDE/RJ) e Pinto Homem (CDE/RJ), dois espadistas de chegada que estavam afastados, reapareceram e deram muito trabalho para os mais desavisados, que naturalmente poderiam ter ido mais longe. Einchemberger ECP/SP) e Melaragno (ECP/SP) são dois esgrimistas de uma nova geração, que endureceram como gente grande e só não foram mais adiante por muito pouco, mas darão muito trabalho. Muitos dos prováveis finalistas caíram no quadro de 32, o nível estava muito equilibrado e bons atletas tiveram o confronto nas eliminatórias diretas antes das fases de repescagem. Quem chegou ao quadro de 16, teve de jogar muito.
A conquista de Daniel Santos é resultado do investimento das Forças Armadas na esgrima brasileira. Para 2011 será realizado no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos Militares. O centro de treinamento de esgrima da EsEFEX junto ao Major Carvalho Lima está treinando forte os seus atletas, com o objetivo focado nesta competição. Daniel é o atual tri-campeão mundial na modalidade esgrima no pentatlo militar. (Fonte: http://www.esgrimabrasil.com/ )
No futebol feminino, a Copa Brasil já tem seu primeiro asterisco. O Corinthians, que venceu o Saad nas oitavas de finais, pode ser punido nesta terça feira por uso de jogadoras não escritas.
A Copa está em sua fase de quartas de finais e os confrontos são:
Nilton Lins X Boa Vontade, Parnamirim X Sport, Kindermann X Aliança e Corinthians X Santos.
Nas oitavas de finais, os resultados foram os seguintes:
Nilton Lins/AM 4x0 Genus/RO (Nilton Lins classificado)Sacramenta/PA 1x1 Boa Vontade/MA (Boa Vontade classificado)Parnamirim/RN 2x1 Cesmac/AL (Parnamirim classificado)Sport/PE 4x2 Tiradentes/PI (Sport classificado)Aliança/GO 3x1 Moreninhas/MS (Aliança classificado)Novo Mundo/PR 3x3 Kindermann (Kindermann classificado)Santos/SP 3x1 Atlético/MG (Santos classificado)Corinthians/SP 2x0 Saad/SP.
Na ginástica, o Brasil voltou sem medalhas da Copa do Mundo da Alemanha e terminou o ano com cinco pódios, o menor desde 2001. Diego foi sétimo no solo e quarto no salto e deve disputar as duas finais da SuperCopa do Mundo, no fim do mês, evento mais importante do ano depois da olimpíada. Ele ainda sofre com dores nas costas. Sua irmã, Danielle, voltou a competir depois de treinar bem pouco neste período pós olimpíada e não conseguiu posições boas. Na minha opinião, a ginástica está numa crise sem tamanho e isso não pode acontecer pois conseguimos nos tornar uma potência recentemente e não podemos deixar isso passar.
No handebol, o Brasil segue sem preparação para o mundial masculino que ocorrerá no início do ano, em janeiro. A situação se estende desde o fim de agosto. No término das Olimpíadas, o espanhol Jordi Ribera deixou o cargo que ocupara por três anos para se dedicar de forma integral ao clube espanhol Ademar de Leon, que já treinava desde o fim do Pan-Americano do Rio de Janeiro. E, apesar de os próprios jogadores não terem conhecimento de quem os treinará, o UOL Esporte apurou que será o auxiliar técnico de Ribera, Washington Nunes, o responsável pela tarefa.Quem confirmou foi o próprio treinador do São Caetano. "Na verdade eu mesmo serei o técnico, mas isso não foi divulgado. Ainda não existem planos de longo prazo, já que o Mundial será o fim do ciclo olímpico que começou em março de 2005, com a chegada do [técnico espanhol] Jordi Ribera".
Na Liga Nacional feminina, A Metodista / São Bernardo / Besni superou a UNC / Concórdia por 31 a 24 (17 a 11, no primeiro tempo) pela segunda partida da semifinal da Liga Nacional de Handebol Feminino. Assim, assegurou pela terceira vez seguida o seu lugar na decisão do campeonato. As maiores pontuadoras deste confronto foram Samira Rocha, de Concórdia, com nove gols, e Viviane Emerick, da Metodista, anotou seis gols. Agora, a equipe comandada pelo técnico Eduardo Carlone aguarda o outro finalista, que sairá da partida entre Blumenau / FURB e Santa / Feevale / Novo Hamburgo, que acontecerá na próxima quarta-feira (19), às 18h, no Complexo Esportivo Bernardo Werner, SESI, em Blumenau.
No masculino, foi encerrada a primeira fase com Unopar, do Paraná, líder e invicto com oito vitórias e dois empates, seguidos do Pinheiros, Metodista e São Caetano.
No judô, edição 2008 do Grand Prix Nacional de Judô está com as datas confirmadas pela organização do evento. A etapa masculina acontecerá em Porto Alegre nos dias 6 e 7 de dezembro. Já a disputa feminina será em Belo Horizonte nos dias 13 e 14.
Confira as chaves:
FemininoPule 1 São Caetano Sogipa Unisul Universidade Gama Filho
Pule 2 Esporte Clube Pinheiros Minas Tênis Clube Espaço FuturoBetim
Masculino Chave APrimeira rodada:Esporte Clube Pinheiros x Minas Tênis ClubeFlamengo x JequiáUniversidade Gama Filho x Santo AndréBarueri fica de bye e pega o vencedor de Gama x Santo AndréChave BPrimeira rodada:São Caetano x FTCBetim fica de bye e pega o vencedor de São Caetano x FTCSogipa x UnisulEspaço Futuro fica de bye e pega o vencedor de Sogipa x Unisul.
No levantamento de peso,foi disputado o campeonato sul-americano. A equipe brasileira encerrou suaparticipação no evento com a conquista de oito medalhas - um ouro, duas pratase cinco bronzes.“Este foi o campeonato sul-americano mais disputado dos últimos anos, com apresença das principais potencias do continente como Venezuela e Colômbia.Estes dois países, inclusive, competiram com atletas que estiveram nos JogosOlímpicos de Pequim. O desempenho dos nossos atletas foi excelente”, explica odiretor da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Eduardo Hernandes. O melhor resultado nacional foi obtido por Liliane Lacerda. Na categoria até63kg, ela ficou com o ouro no arranco, a prata no arremesso e mais uma pratapelo total de peso levantado. Jaqueline Ferreira foi bronze no arranco,arremesso e peso total na categoria até 69kg. Já Bruno Laport ficou com obronze no arranco e total. O Sul-Americano foi a última competição internacional da equipe em 2008. No mêspassado, o Brasil teve uma participação histórica no Campeonato Pan-americanoJúnior. Fernando Saraiva dos Reis (-105 kg) e Rafael Lima de Andrade (-94 kg)foram os campeões nas três categorias: arranco, arremesso e total.
No tênis, o melhor brasileiro da semana foi João "Feijão', que chegou até as semi finais do Chalenger de Medelin e está perto do top-200. Com o desconto de pontos do challenger de Buenos Aires do ano passado, tanto Marcos Daniel como Thomas Bellucci despencaram na nova lista e apenas João Souza conseguiu se destacar entre os representantes do país.Daniel foi quem se deu pior. Vice na capital argentina em 2007, ele perdeu 49 pontos e saiu do 69º diretamente para o 79º. Para piorar, a série negativa para ele terá outro capítulo na semana que vem, quando perderá 38 pontos do vice de Lima, o que certamente o deixará como número 2 do país e abaixo do top 90 ao final da temporada.Bellucci, por sua vez, perdeu 27 pontos da semifinal de Buenos Aires e passou do 81º para o 90º. Ao contrário de Daniel, o paulista de 20 anos não tem nada mais a defender até o encerramento do ano e voltará ao número 1 nacional na próxima segunda. Ainda no top 200, Ricardo Hocevar (164º), Franco Ferreiro (184º) e Ricardo Mello (199º) caíram ligeiramente.
No tirco com arco, a Confederação Braisleira divulgou o ranking anual. Sarah Nikitin lidera o feminino, seguido de Petra Ruocco e Fátima Rocha. No masculino, Daniel Xavier é o primeiro e Marcos Antonio o segundo.
Nos saltos ornamentais, Associação Brasileira de Saltos Ornamentais – ABRASSO, de Brasília, venceu o Campeonato Brasileiro de grupos C (12 e 13 anos) e D (até 11 anos), disputado no último fim de semana, em João Pessoa, na Paraíba.
A competição contou com 40 atletas, de oito clubes. A Abrasso ganhou com 237 pontos, seguida pela CIEF/PB, com 203 e a APOE/RJ, com 194. Esta última fora a campeã do ano passado.
Foram 14 provas e os atletas mais eficientes, ou seja, que mais marcaram pontos para os seus clubes foram, no grupo C, Luana Lira e Rafael Lemos. Luciana marcou 52 pontos para a CIEF e Rafael, 54 para a Abrasso. Entre os mais novos, no grupo D, Andressa Mendes, da Apoe, e Valter Vitelli, do Mackenzie, de Brasília, ganharam o troféu. Ambos marcaram 54 pontos.
No triatlo, Na terceira e última etapa da Copa Brasil, de triatlo, disputada em Brasília, os vencedores acabaram ficando com o título geral da competição. No masculino, vitória de Diogo Sclebin e no feminino Pâmella Oliveira.
No vôlei, a superliga prosseguiu. No feminino, o Rexona segue imbatível e com cinco vitórias em cinco jogos lidera a classificação do primeiro torneio, o que o coloca na final da primeira fase. O time bateu sem dificuldades o São Caetano, que tem três campeãs olímpicas, e perdeu apenas um set, para o Brasil Telecom. No outro grupo, o Minas já fez seus cinco jogos e venceu quarto, perdendo para o Finasa. O time di Finasa, por sua vez, perdeu para o Banespa e terá de vencer o Pinheiros na última rodada para chegar à final.
Entre os homens, o CIMED já está na final do primeiro torneio, graças as cinco vitórias obtidas e mseu grupo. No outro grupo, Minas e Suzano ainda vão se enfrentar pela última rodada e o o time paulista precisa vencer por 3x0. O São Bernardo ainda tem uma pequena chance de se classificar caso vença o volei futuro e o Suzano vença o Minas por 3x1.
No vôlei de praia, tivemos a última etapa do circuito mundial. As norte-americanas Ross e Boss levaram o último título da temporada 2008 do Circuito Mundial de vôlei de praia. Neste domingo, elas venceram as chinesas Huang e Zhang Xi por 2 sets a 0, com 21-17 e 23-21, na final da etapa de Sanya, na China. No masculino, em final 100% brasileira, Harley e Benjamin derrotaram Beto Pitta e Pedro Cunha por 2 sets a 0, com parciais de 21-17 e 21-19, para conquistar o título da etapa de Sanya, na China, do Circuito Mundial masculino de vôlei de praia.
No hipismo, Presidente da Federação Paulista de Hipismo (FPH), Luiz Roberto Giugni foi aclamado novo presidente da Confederação Brasileira da modalidade por unanimidade em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Desde os dez anos de idade envolvido no meio hípico, o novo presidente comandará o próximo ciclo olímpico e terá como desafios o Mundial de 2010, o Pan-Americano de 2011 e as Olimpíadas de 2012. “Esta eleição foi marcada pelo consenso e o meu trabalho será de paz entre as federações e cavaleiros. Vou olhar com atenção para todas as modalidades eqüestres, além de dar continuidade aos trabalhos feitos pelo Manfredi”, comentou Giugni.
O hipismo teve resultados abaixo do esperado nas Olimpíadas de Pequim e não deu nenhuma medalha ao Brasil. Para piorar, o país viu dois conjuntos, o de Bernardo Alves e o de Rodrigo Pessoa, serem pegos no exame antidoping – ambos alegam ser inocentes.
Giugni assume o seu mandato de quatro anos no próximo dia 1º de janeiro. “Pela primeira vez, a CBH terá uma gestão com um ciclo olímpico completo e isso é muito importante, já que as gestões anteriores tinham a duração de apenas dois anos. Ano que vem será de preparação para o Mundial de Kentucky, que englobará todas as modalidades olímpicas e não olímpicas. Em 2011 tem o Pan de Guadalajara e em 2012 os Jogos Olímpicos, teremos muito trabalho pela frente”, afirmou o dirigente.
Atual presidente da CBH, Maurício Manfredi desejou boa sorte ao novo dirigente. “Desejo sorte ao novo presidente e acredito que ele realizará um belo trabalho. Desde já me coloco à disposição para ajudar no que for preciso, ele terá o meu apoio irrestrito”, garantiu.
JOGOS ABERTOS DO INTERIOR Não percam um especial sobre a edição de 2008, com os principais destaques, semana que vem no Blog Brasilemlondres2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário