segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Resumo da semana

No fim de semana em que o esporte nacional exalta Massa, mesmo o vice campeonato, Marílson Gomez venceu a Maratona de NY pela segunda vez e permance como um dos principais nomes da prova no mundo. Nas piscinas, um Chico Piscina emocionante e 10 medalhas na Copa do Mundo foram os destaques.

No atletismo, campeão da corrida em 2006, Marilson Gomes dos Santos repetiu o resultado e venceu a Maratona de Nova York . O título foi conquistado com o tempo de 2h08min45 (não-oficial), usando gorrinho e luvas como na vitória anterior.
O brasiliense assumiu a ponta pela primeira vez com pouco mais de 1h30 de disputa, ele assumiu a primeira colocação, mas sofreu a marcação forte do marroquino Abderrahim Goumri. Os dois se alternaram na liderança, mas Goumri teve de se contentar com a segunda posição.

Vice no ano anterior, o marroquino pressionou e conseguiu ultrapassar o brasileiro próximo ao quilômetro 35, passando a investir em um ritmo ainda mais puxado na rua. De tempos em tempos, Goumri olhava para trás para conferir o desenvolvimento de Marilson, que não desistiu.
Na entrada do Central Park, o maratonista brasiliense retomou a primeira posição e conseguiu se distanciar do marroquino, que já não conseguia mais buscar o sprint. A competitividade foi a marca da edição novaiorquina deste ano. Além de Marilson e Goumri, o queniano Paul Tergat também investiu na conquista do troféu. O trio, juntamente com o também queniano Daniel Rono, abriu boa vantagem próximo ao quilômetro 30, mas nos últimos quilômetros apenas Marilson e Goumri tiveram fôlego para continuar na briga.
O bicampeonato de Marilson serve para aplacar a frustração pelo resultado obtido em Pequim. Cotado entre os favoritos para o evento, o brasileiro não conseguiu completar o percuso. Já Goumri terminou a corrida chinesa na 20ª colocação.

No basquete, tivémos mais rodadas do nacional feminino, com o time de Americana se mantendo com 100% de aproveitamento, com 11 vitórias em 11 jogos. O time de Ourinhos vem atrás com apenas uma derrota, justamente para Americana, na primeira rodada. Catanduva vem em terceiro também se garantindo para os play-offs, faltando sete rodadas ainda, enquanto a quarta vaga segue em aberto. Santo André, São Bernardo, Sport e São Caetano devem lutar até os último jogos pela quarta e última vaga.

No boxe, o Brasil terminou o mundial juvenil de boxe com sete derrotas em sete combates, com poucos conseguindo lutar de igual para igual com os adversários. Esses resultados não condizem com o atual momento do boxe brasileiro, que vem de bons resultados nas últimas competições adultas. A justificativa da CBBOXE, é que "Como é do conhecimento de todos, muitos dos participantes no torneio estarão representando seus países nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Diversos paises da Europa e Asia enviaram boxeadores com experiencia internacional em torneios de relevância, muitos deles medalhistas em competição continentais. "
Com 4 medalhas de ouro, Cuba venceu o Campeonato Mundial Juvenil de Boxe Olímpico em Guadalajara, México, que levou dois ouros.

No futebol, o time feminino sub-17 perdeu as duas primeiras rodadas do campeonato mundial, 3x0 para as inglesas e 2x1 para as sul-coreanas. Agora, para a classificação, o time precisa vencer a Nigéria e torcer para que a Inglaterra passe pela Coréia do Sul. Nos saldo de gols, o Brasil precisa tirar cinco gols da Nigéria, vencê-las por 3 gols de diferença, e tirar três gols da Coréia. Está difícil, mas há chances.

Na Ginástica, os atletas da seleção brasileira de Ginástica Artística, Mosiah Rodrigues e Juliana Santos, ambos ficaram em nono lugar no individual geral no 25º Memorial Arthuro Gander. No torneio Swiss Cup 2008, a dupla ficou na décima posição e fora da final do torneio disputado em conjunto.

No handebol, o Pinheiros segue líder da Liga Nacional masculina, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. O UnoPar, do Paraná, é segundo colocado com um jogo a menos e pode assumir a liderança. Metodista é o terceiro colocado e o São Caetano é quarto. No feminino, o Metodista é líder com nove vitórias em 10 jogos, Blumenau em segundo e Nova Hamburgo está em terceiro.

No hipismo, Depois de um grande período sem se destacar, o Brasil fez bonito nos resultados finais da edição do FEI World Dressage Challenge 2008, conquistando o 1º lugar entre os países do Grupo I, que são; África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. A equipe foi formada por Pedro Tavares de Almeida na Série Preliminar, Marie Munters pela Série Elementar, Diego Ferreira na Média, Mauro Pereira Jr pela Série Advanced e Ricardo Nardy Silva pela Série St. George. O FEI World Dressage Challenge é um concurso internacional de adestramento anual totalmente diferenciado, com características próprias. Ao invés dos cavaleiros e amazonas precisarem viajar para o exterior, a Federação Eqüestre Internacional elege dois juizes oficiais para cada grupo, que percorrem os países com a finalidade de medir o nível técnico das nações em relação ao seu grupo.
Na prova de saltos, Doda ficou na terceira posição do CSI de Lyon, competição com 1,50m, fechando o percurso com 42s43. O campeão foi o suiço Markus Fuchs.

No judô, tivémos a primeira fase da seletiva olímpica, com a participação de 6 atletas em cada categoria, com os respectivos campeões precisando lutar com os atuais representantes nacionais por uma vaga na seleção de 2007. Na seletiva olímpica Projeto Londres 2012, nomes de destaque da modalidade como Carlos Honorato (-100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Camila Minakawa (-63kg) e Raquel Lopes (-52kg) garantiram as vagas. Rafaela Lopes , campeã mundial júnior, perdeu na primeira luta da categoria até 57kg.
Atletas classificados:Sábado (1/11)-48kg: Taciana Resende-52kg: Raquel Lopes-57kg: Mariana Barros-63kg: Camila Minakawa-60kg: Felipe Kitadai-66kg: Luiz Revite-73kg: Marcelo Continni-81kg: Rodrigo LunaDomingo (2/11)-70kg: Márcia Costa-78kg: Deborah Almeida+78kg: Maria Suelen Althaman-90kg: Ricardo Trevisan-100kg: Carlos Honorato+100kg: Daniel Hernandes.

Na natação, o Brasil levou 10 medalhas na etapa de Singapura da Copa do Mundo. A equipe sai com 10 medalhas, sendo que duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Thiago Pereira, já começando a planejar novo ciclo olímpico, venceu os 100m e 200m medley.
CINGAPURA/SIN – 1 e 2/11Ouro – Thiago Pereira – 100m medley (52s74)Ouro – Thiago Pereira – 200m medley (1m53s76)Prata – Thiago Pereira – 200m borboleta (1m54s61)Prata – Thiago Pereira – 400m medley (4m03s06)Prata – Fabíola Molina – 50m costas (27s57)Prata – Fabíola Molina – 100m medley (1m02s11)Bronze - Fabíola Molina - 100m costas (59s33)Bronze – Eduardo Fischer – 50m peito (27s12)Bronze – Eduardo Fischer – 100m peito (59s01)Bronze – Rodrigo Castro – 200m livre (1m45s64)
No torneio Chico Piscina, seleção paulista conquistou o título do Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-juvenil pela 15ª vez em sua história e pela oitava vez de forma consecutiva. A seleção paulista somou ao longo de todo esta competição 479 pontos. No Campeonato Brasileiro o vice-campeonato ficou pelo quarto ano seguido com a equipe de Minas Gerais, que somou 371 pontos durante toda a competição. Os mineiros também foram campeões na categoria juvenil no nacional e internacional. O Rio de Janeiro veio logo em seguida, na terceira colocação com 275, 5 pontos acumulados. Santa Catarina terminou em quarto lugar com 134 pontos e o Paraná ficou na quinta colocação com 133 pontos.
Melhores índices técnicos:
Infantil feminino: Bianca Rodrigues (MG) – 100m peito infantil 1min13s85
Infantil masculino: Matheus Loro Neto (SP) – 100m peito infantil 1min06s97
Juvenil feminino: Eloísa Drapzinski (RS) – 200m livre
Juvenil masculino: Victor Rodrigues (SP) – 400m livre 4min00s17

No pólo Aquático, o Tujuca bateu o Botafogo e o Fluminense goleou o Guanabara na 1ª Liga Nacional de Pólo Aquático. Com isso, o Tricolor carioca é líder com três vitórias em três jogos.

No tênis, André Sá e Marcelo Melo fizeram um belo torneio de Paris, foram eliminados no terceiro set das quartas de finais e fecharam o ano na nona posição nas duplas, um resultado espetacular para o Brasil. No ranking de tenistas individuais que jogam duplas, Melo é 19º, Sá é 2-º e Bruno Soares, que continua à procura de um parceiro fixo, é o 22º.
Mesmo com a eliminação nas quartas-de-final do challenger de Cáli, na Colômbia, Marcos Daniel voltou a subir no ranking de entradas divulgado nesta segunda-feira pela ATP. Com 21 pontos pela campanha, o número 1 do Brasil saltou cinco postos e voltou ao top 70, parando no 67º.

No Tênis de mesa, tivémos a Copa Brasil, em São Paulo, e Ligia Silva foi a campeã no feminino e Rafael Augusto foi no masculino. Uma competição que contou com cobertura online do site da Confederação e com a presença de centenas de participantes, em diversas categorias.

No vôlei, um começo emocionante da Super Liga masculina e feminina de vôlei. Entre os homens, Cimed, Ulbra, São Bernardo e Betim confirmaram os favoritismos e venceram nas duas primeiras rodadas do torneio. No feminino, Finaza, Brasil Telecom, Rexona e Minas são os times com duas vitórias em dois jogos, com o São Caetano, que tem três campeãs olímpicas no time, estreou com derrota e tem uma vitória na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário