sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Prévias para o Prêmio Brasil Olímpico 208

Dia 16 de dezembro, no teatro municipal do Rio de Janeiro, teremos a 10ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que conglatula os melhores de todas as modalidades olímpicas e pan-americanas além de das um troféu especial ao melhor atleta masculino e feminino, estes são votados pela internet pelo público, o melhor técnico em esportes coletivos, o melhor em esportes individuais, além do melhor técnico paraolímpico.

Quanto aos melhores atletas de cada naipe, é difícil que o resultado seja diferente de Maurrem Maggi e Cesar Cielo, nossos campeões olímpicos. Nos técnicos, essa divisão foi feita para poder premiar tanto nosso técnico campeão com o vôlei feminino, José Roberto Guimarães, que tanto sofreu desde aquele 24-19 contra Russia em 2004, e nosso Nélio Moura que é o técnico tanto de Maurrem como do panamenho Irving Salandino, que foi campeão olímpico no salto distância masculino. Os dois merecem e muito e se tivesse premio para um técnico só iria ser injusto qualquer um dos dois.

Abaixo minha opinião de todas as modalidades OLÍMPICAS
Atletismo Acredito que Maurrem leve o prêmio também, a não ser que a confederação queira parabenizar Rosângela Santos, que teve um ano incrível com o bronze no mundial juvenil do revezamento, o quarto lugar no individual nos 100m do mesmo mundial e o histórico quarto lugar do revezamento em Pequim.
Badminton- Hugo Arthuso , líder nacional, deve ficar com o prêmio apesar de eu achar que Guilherme Pardo, que tentou a vaga olímpica em torneios pela Europa e não conseguiu, deve ficar com o prêmio merecesse mais pela sua história no esporte. Thomas Moretti , vice pan-americano sub 19 também pode ser um candidato.
Basquete Leandrinho é o atual campeão da modalidade no Prêmio, mas não deve repetir devido sua polêmica ausência na seleção, o mesmo acontecendo com Nenê, Varejão. Tiago Spliter, na minha opinião, deveria levar o prêmio pela sua fidelidade à seleção. Karla, heroina no pré olímpico, não jogou bem na olimpíada, mas não estranharia se ganhasse.
Boxe: Em um ano que o boxe se destacou com duas quartas de finais olímpicas, acredito que Washington Silva, por toda sua experiência e amor ao boxe. Mesmo contundido, venceu duas lutas na olimpíada e repetiu a quinta posição que conquistou no mundial de 2005. Paulo Carvalho pdoe levar também.
Canoagem slalom Acredito que seja unanimidade que a vitória fique com Poliana de Paula, semi finalista olímpica. Gustavo Sabalch, que venceu o brasileiro pela 19ª vez esse ano e é atual campeão do prêmio, briga por fora. O resultado de Ana Vieira no brasileiro, campeã com apenas 12 anos, pode dar a ela o prêmio, mas acho complicado.
Canoagem velocidade Ainda precisa ser disputado o sul-americano deste ano, mas acho que não há duvidas do prêmio para Nivalter Jesus, semi finalista olímpico no C-1 500m e C-1000m. Ele deve desbancar o supercampeão Sebastien Cuattrin.
Ciclismo BMX: A vaga olímpica de Ana Flavia Sgobin não veio por muito pouco, mas o prêmio deve ficar com ela, grande destaque da modalidade e quadrifinalista no mundial.
Ciclismo estrada Murilo Fischer, em sua terceira olimpíada, se confirmou como um dos melhores do mundo na categoria ao ficar em 20º, chegando bem próximo da medalha. Luciano Pagliarini, que também treina na Europa, teve um ano excelente, enquanto Clemilda Fernandez dominou as principais provas no feminino. Creio que Murilo levará.
Ciclismo Montain Bike: Rubens Donizetti deve levar o prêmio pelo espetacular desempenho em Pequim, 21º na olimpíada, e no mundial em que ficou em 25º. O prêmio só sai dele se a Confederação resolver homenagear Jaqueline Mourão, melhor atleta feminina há pelo menos 5 anos, e que se aposentou após a olimpíada.
Ciclismo Pista A principal competição do ano, o brasileiro, será disputado dia 19 e por isso é impossível prever algum vencedor num esporte em que nenhum atleta disputa provas no exterior.
Esgrima Acho que esse ano João Souza leva o prêmio que ano passado ficou com Renzo Agresta. Os dois olímpicos conseguiram vagas de formas diferentes, um pelo ranking mundial e outro pelo pré olímpico das Américas. Em Pequim, Renzo venceu um combate e João foi eliminado na primeira luta. Mas acredito na vitória de João.
Futebol Acho que seria um absurdo o prêmio ir para um homem, por isso coloco nossas meninas como possíveis vencedoras. A Marta, que acredito que estará na votação de melhor atleta feminina do ano ou Christiane, nossa artilheira.
Ginástica Artística Ainda não tivémos a final da Copa do Mundo, mas acredito que Diego Hipólito ficará com o prêmio. O esporte que já ganhou cinco vezes o prêmio de melhor atleta deve ficar de fora da concorrência. Daiane pode vencer graças a inesperada final olímpica.
Ginástica Rítmica O fraco desempenho em Pequim, quando o time ficou na última posição deve colocar nossa atleta do individual Angélica como uma possível vencedora. Tayanne Mantovaneli, atual campeã do prêmio, pode brigar também.
Ginástica trampolim Acredito que Caros Pala , que deixou escapar a vaga olímpica por uma posição e uma medalha no pan de 2007 por um erro no final, deva levar o prêmio, também pelo título brasileiro.
Handebol Os times masculino e feminino ficaram um pouco abaixo da expectativa dos resultados em Pequim, mas conseguiram excelentes jogos. A goleira Chana pode levar o prêmio mais uma vez, mas acredito que a meia Duda deva levar pelo brilhante desempenho. No masculino, o goleiro Mike e um dos melhores jogadores do mundo, Bruno, podem levar também.
Hipismo Adestramento Três atletas fizeram o indice olímpico, o que ratificou a classificação olímpica do time, mas a eliminação do cavalo de Rogério Clementino, nosso principal nome, fez nossos atletas disputarem apenas o individual. Acredito que o prêmio vá para Luiza Tavares ou mesmo para Rogério Clementino. Leandro, outro olímpico, briga por fora.
Hipismo CCE A participação olímpica foi prejudicada pela eliminação de um de nossos cavaleiros antes mesmo da disputa,o que fez com que nosso time ficasse na décima posição. Destaque vai para Marcelo Tosi, 23º no individual.
Hipismo saltos Parada dura, na minha opinião. Rodrigo Pessoa é sempre destaque, Doda foi muito bem no circuito mundial mas não pôde disputar a olimpíada enquanto Camila Benecdito surpreendeu a todos e ficou entre as 15 melhores em Pequim. Parada dura, mas aposto no Doda.
Hóquei na grama O Brasil conseguiu pequenos avanços no esporte, principalmente em termos sul-americanos, em que podemos dizer que estamos entre os 4 melhores. Infelizmente, nomes não me arrisco a dizer pois pouco sei sobre eles.
Judô Muitos, muitos candidatos. Ketlyn é a favorita por ter conseguido a primeira medalha olímpica para as mulheres. Mas Leandro Guilheiro também mereceria muito por ter superado um ciclo olímpico recheado de lesões para levar seu segundo bronze. Por que não para Tiago Camilo, que também levou sua segunda medalha olímpica? Edinanci, numa possível despedida, mereceria o prêmio. O título junior de Sarah também poderia colocá-la no páreo. Mas aposto em Ketlyn.
Levantamento de peso Nosso representante olímpico foi Welisson, que conseguiu uma digna 19ª posição, mas acredito que ele não levará o prêmio. Nossa geração futura está cada vez melhor, com nomes como Fernando Saraiva, que conquistou o pan-americano sub-20 e ficou em décimo no mundial da modalidade.
Lutas- Rosângela Conceição deve levar o prêmio pela sua classificação olímpica no complicado pré olímpico mundial e pela sua atuação em Pequim. Por fora, brigam Rodrigo Artilheiro e Vinicius Pedrosa. Mas acho que dá Rosângela.
Maratonas Aquáticas Um dos esportes mais vitoriosos do Brasil atualmente, terá forte briga. Acho que dá Ana Marcela, que com 16 anos, foi quinta colocada na olimpíada e fechou o ano em terceiro no ranking mundial. Poliana, que se manteve entre as melhores do mundo por mais um ano também brigará enquanto Alan do Carmo pode surpreender por ser sempre competitivo no masculino.
Natação Se não para Cielo, o prêmio deve ir para Gabriella Silva, finalista olímpica nos 100m borboleta. Porém, não acharia desmerecido se Thiago Pereira levasse a honra ou mesmo Kaio Márcio. Correndo por fora Fabiola Molina, nossa veterana que não para de bater recordes sul-americanos e tem um dos 10 melhores tempos nos 50m costas.
Nado sincronizado Na minha opinião, nosso dueto só ficou fora da final olímpica por interpretação dos juízes. Como no ano passado o prêmio foi para Lara Teixeira, acharia justo esse ano ir para Nayara Figueira.
Pentatlo Moderno Yane Marques teve um ano muito bom, com brilhantes resultados no mundial, copa do mundo e principalmente na olimpíada. Acho difícil sair dela o prêmio.
Pólo aquático Num ano com poucas competições internacionais, acho que o destaque possa ter sido nosso artilheiro no sul-americano Marcelo Franco ou com o melhor jogador da liga masculina até então, Roberto Seabra.
Remo Luciana Granato venceu ano passado e esse ano creio que o prêmio irá para sua parceira, Camila, que tiveram um bom desempenho em Pequim. Os dois Thigos, pelos resultados nas Copas do Mundo podem levar o prêmio.
Saltos Ornamentais Infelizmente um ano difícil para o esporte, sem grandes resultados. Hugo Parisi deve ficar com o prêmio pelos resultados pré Pequim e por ter sido o melhor brasileiro nos Jogos.
Taekwondo Sem dúvidas Natalia Falavignia deve ganhar o prêmio e até disputar o de principal atleta feminina do esporte brasileiro. Uma medalha olímpica inédita e histórica.
Tênis Ano passado, o prêmio foi para o incansável André Sá que, depois de anos de carreira, chegou muito bem no ranking de duplas. Esse ano, Marcelo Melo e Bruno Soares também chegaram, mas acho que o jovem Thomaz Belucci fica com o prêmio.
Tênis de mesa: Thiago Monteiro chegou perto do ranking dos 50 melhores e fez grandes partidas, tanto nas simples quanto nas duplas. Deve ficar com o prêmio.
Tiro com arco Luiz Gustavo participou da olimpíada e não foi bem. Porém, colocou o país de volta ao cenário olímpico depois de 16 anos. Deve ganhar. Roberval dos Santos, um dos melhores do mundo na categoria composto, agora disputa o recurvo e iniciou bem com um quarto lugar. Pode brigar.
Tiro Julio Almeida pelo grande desempenho em Pequim tem tudo para ficar com o prêmio pela segunda vez consecutiva. Nas olimpíadas, estevem muito perto da final nas três provas que disputou.
Triatlo Juraci Moreira lutou contra contusões, venceu provas importantes e deve ser bi campeão do prêmio, depois de disputar sua terceira olimpíada, andando sempre no primeiro pelotão. Mas ninguém pode esquecer de CarlaMoreno, mais uma vez campeã do Troféu Brasil, e Reinaldo que disputou a olimpíada.
Vela Apesar da brilhante prata conquistada por Robert e Bruno, acredito que o prêmio vai para uma das meninas bronzeadas, Isabel ou Fernanda, mas acho que vai para a segunda que foi à sua terceira olimpíada.
Volei de praia Acharia justa uma homenagem a um de nosso medalhistas de prata, Márcio ou Fábio Luiz, quetiveram um ano bem complicado e mesmo assim foram à final olímpica. Emmanuel, que participou de quatro olimpíadas, e Ricardo, na sua terceira medalha, podem levar. Acho que dá Márcio.
Volei Acho que Fofão disputará o prêmio de melhor atleta no feminino de todas as modalidades e tem tudo para levar o do volei também. O problema é que rivais não faltam: Paula Pequeno, Sheila, Gustavo, Giba...

Um comentário:

  1. Concordo com que você escreveu, porém acho que no vôlei o prêmio deve ir mesmo para Fofão.

    ResponderExcluir